NOSSA MISSÃO

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Palmeira das Missões Ministério de Madureira, tem a missão de fazer a diferença no Reino de Deus em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países do mundo. Pois nossos objetivos nos levam a sermos uma igreja alicerçada na Palavra de Deus primando pela salvação das almas, levando o evangelho a toda a criatura fazendo sempre a vontade de Deus, reconhecendo que o Senhor Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de todos nós, para que os homens sejam servos obedientes e bons dispenseiros da multiforme graça do Senhor. Ministério de Madureira Uma Igreja Feliz! Contatos: 55.99998.3905.

IEADEMMAD

IEADEMMAD
IEADEMMAD

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Proteção - Salmos 5!

 

PROTEÇÃO CONTRA OS ÍMPIOS 

Meus queridos irmãos e amigos, vamos versar nesta grande oportunidade acerca do Salmo 5 (cinco). A autoria deste Salmo é atribuída ao Rei Davi, e não há nada nele que nos leve a duvidar de que não seja deste grande salmista. Segundo confirma-se a autoria, pois é atribuída a Davi por todos os estudiosos bíblicos, inclusive por antigos escritores hebreus, pois o conteúdo é o que poderíamos esperar como verdadeiramente sendo de Davi.

Este Salmo foi escrito por volta do ano IX a. C. por Davi, quando provavelmente, tivesse iniciando o seu reinado e dependia muito de Deus para poder melhor governar Seu povo. Mas não está especificado no título desse salmo, e não há nada no próprio salmo que possa nos dizer tal informação. Não pode haver improbabilidade em supor que houve alguns eventos na vida de Davi, ou que houve algumas circunstâncias particulares, que sugeriram os pensamentos no salmo, mas todas essas alusões locais e pessoais são suprimidas, uma vez que não parece tem sido o objetivo do escritor revelar sentimentos particulares, mas dar expressão a sentimentos, embora talvez sugeridos por considerações privadas e pessoais, que podem ser de uso permanente para a igreja universal.

Contudo, encontramos grandes evidências no próprio Salmo de que o autor na época de sua composição estava cercado de inimigos, e que estava em meio do perigo causado pelos planos de homens violentos conforme: Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento” (Salmo 5:6). Também se compreende de que clamava a Deus por livramento: Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho. Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti” (Salmo 5:8-10).

Na verdade não esta claro quem eram tais inimigos, no entanto, não esta especificado, pois o objetivo era expressar sentimentos que seriam úteis para todos os que poderiam estar em circunstâncias semelhantes, mostrando quais eram os verdadeiros sentimentos de piedade e qual era o verdadeiro fundamento de confiança para o povo de Deus nessas ocasiões; e este objetivo não teria sido promovido por quaisquer especificações em relação aos inimigos que o cercavam naquele tempo.

O Escritor Caio Flamínio (em latim: Gaius Flaminius) foi um político da família Flamínia, da República Romana, cônsul em 187 a.C. famoso por ter sido morto pelas forças de Aníbal na Batalha do Lago Trasimeno, disse que o salmo foi composto no tempo de Saul. Porém a maioria dos intérpretes referiu-se ao tempo da rebelião de Absalão. A maioria dos escritores judeus, de acordo com Kimchi, supõe que se referisse a Doegue e Aitofel, mas como observa De Wette, visto que eles viveram em épocas diferentes, não se pode supor que o salmo se referisse a ambos. Consoante a isso, nesses problemas prolongados e assustadores, não é de forma improvável que o poeta real expressasse seus sentimentos em mais de uma efusão poética, ou que alguma nova fase do problema sugerisse algumas novas reflexões e o levasse novamente a buscar consolo na religião, e para expressar sua confiança em Deus.

O salmo, no que diz respeito ao sentimento, pode ser dividido em quatro partes: 1. Uma fervorosa oração do autor a Deus para ouvi-lo; para atender ao seu clamor e livrá-lo (Salmo 5:1-3). Sua oração pela manhã ele dirigia a ele, e com a luz do dia que voltava ele o admirava. 2. Uma expressão de confiança inabalável em Deus como o protetor e amigo dos justos, e o inimigo de toda a maldade (Salmo 5:4-7). Deus não tinha prazer na maldade; não permitiria que o mal habitasse em sua presença; abominaria tudo o que fosse falso e enganos. Diante desse fato, dessa característica da natureza divina, ele diz que entraria no seu santo templo onde se costumava fazer a oração, com confiança, e adorar com profunda reverência (Salmo 5:7). 3. Oração a Deus, em vista de tudo isso, por sua orientação e proteção em suas perplexidades (Salmo 5:8-10), Davi se sentiu rodeado de perigos e estava perplexo quanto ao verdadeiro caminho de segurança, pois seus inimigos eram poderosos, numerosos e traiçoeiros, quando roga a Deus que se interponha e o liberte deles, inclusive eliminando-os. Ele ora para que caiam em seus próprios planos e para que, como se rebelaram contra Deus, sejam reprimidos e punidos como merecem. 4. Uma exortação baseada nestes pontos de vista, para que todos coloquem sua confiança em Deus (Salmo 5:11-12).

Salmos 5 na íntegra: 

DÁ ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, atende à minha meditação.

Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.

Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.

Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.

Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.

Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.

Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.

Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.

Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.

10 Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.

11 Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.

12 Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo. (Bíblia online).

Mas neste lindo Salmo, o Rei Davi descobriu ser verdade depender de Deus e de como em seus problemas vislumbrou a razão para colocar sua confiança em Deus em todos os momentos, sendo bons ou maus, e não ficou desapontado, pois exortou a todos os outros, em circunstâncias semelhantes a fazerem o mesmo que fez, sempre dependente e submisso ao Criador e Protetor de sua vida.

Boa leitura.

sábado, 27 de julho de 2024

Culto Em Sarandi

CULTO DE AÇÕES DE GRAÇAS
AD Madureira Em Sarandi 
Aniversário do Pastor VALMIR RIBAS 

No dia 20 de março do fluente mês e ano, atendendo convite especial para participar do Culto Em Ações de Graças pela Vida do Pastor VALMIR RIBAS, dirigente da Assembléia de Deus Ministério de Madureira Em Sarandi, quando tivemos a honra de ministrar a Palavra de Deus com base no Salmos 23, cuja mensagem versou sobre a Vida de Um Bom Pastor ".

Na oportunidade tivemos o privilégio de ser muito bem recebido, bem como, a comitiva da Assembléia de Deus Ministério de Madureira de Palmeira das Missões, composta pelo Pastor JOÃO AMILTON, Pastora MARTHA VALÉRIA, Presbítero GABRIEL CABREIRA e a Diaconisa CLEUSA OLIVEIRA.

O Pastor VALMIR RIBAS recebeu lindas homenagem dos líderes de departamentos da igreja, como também do vice-prefeito municipal, senhor REINALDO NICOLAS, e de sua esposa, Pastora JANETE RIBAS.

Agrademos pela vida do aniversariante e em especial a toda a igreja de Sarandi, pela bela recepção e jantar, como também ao Pastor LUCIANO DOS SANTOS, organizador e dirigente do aludido culto.

DEUS os abençoe!

Parabéns Pastor Valminho!

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Deus Salve A Minha Família

 DEUS SALVE A MINHA FAMÍLIA! 

Meus queridos leitores, vamos falar da salvação da ou família que é a ideia de que famílias inteiras são salvas de uma só vez. Mas a salvação da família é realizada através da fé do líder familiar. Se o chefe da casa se declara cristão, logo preside sobre um lar cristão. Todos os membros da família são automaticamente cristãos, com base nesta decisão do seu pai que também é esposo. Mas de acordo com o esse conceito de salvação, Deus salvará toda a unidade familiar, não apenas um indivíduo familiar que venha a expressar a sua fé.

A boa compreensão dos ensinamentos da Bíblia sobre a salvação da família deve começar com o que a Palavra de Deus ensina sobre a salvação geral. Compreendemos que há apenas um caminho para a salvação, a qual é através da fé em Jesus Cristo (Mateus 7:13-14João 6:67-6814:6Atos 4:12Efésios 2:8). Entendemos que o comando para crer é dirigido a indivíduos e que o ato de crer é muito pessoal. Assim, a salvação só pode vir a um indivíduo que pessoalmente acredite em Jesus Cristo. Ao crer em Cristo Jesus não é algo que um pai possa fazer por um filho. Mas o fato de que um membro de uma família acredite não garante que o restante também vá crer. O Senhor Jesus indica que o evangelho muitas vezes divide famílias. Vejamos em São Mateus 10:34-36, Jesus disse: "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa". Mas estas palavras enfraquecem o conceito da salvação domiciliar.
Contudo, se as pessoas são salvas de forma individual, como devemos interpretar essas passagens da Palavra de Deus que parecem conter uma promessa de salvação de todos da casa? Como podemos conciliar a necessidade de indivíduos acreditarem a fim de serem salvos e versículos como Atos 11:14? Nesta passagem, Cornélio recebe a promessa de que a sua casa seria salva. Em primeiro lugar, como acontece com qualquer passagem da Escritura, devemos considerar o gênero ou tipo de livro em que ocorre. No caso, essa passagem é encontrada em Atos, uma narrativa histórica de acontecimentos reais. Um princípio relativo à história bíblica é que nenhum evento pode ser automaticamente suposto e aplicado a toda situação. Por exemplo, Sansão arrancou os portões da cidade de Gaza e os levou até a colina (Juízes 16:3), mas isso não significa que se deixarmos o nosso cabelo ficar longo também seremos capazes de realizar proezas semelhantes dessa força. No Livro de Atos 11, o fato de que Deus prometeu a Cornélio que toda a sua família seria salva não significa que a mesma promessa se aplique universalmente a todos os lares de todos os tempos. Em outras palavras, Atos 11:14, foi uma promessa específica a uma pessoa específica em um ponto específico no tempo. Na verdade é preciso ter cuidado com a interpretação de tais promessas como sendo universais; elas não devem ser sempre separadas de seus contextos históricos.

Mas em segundo lugar, como Deus cumpriu a Sua promessa a Cornélio é importante. Em Atos 10, Cornélio acolhe Pedro em sua casa e diz: "Estamos todos aqui" (Atos 10:33). Em outras palavras, toda a casa de Cornélio estava reunida para ouvir a pregação do Pedro. Todos eles ouviram o evangelho, e todos responderam. Todos da casa de Cornélio acreditaram e foram batizados (Atos 11:15-18). Isso é exatamente o que Deus havia prometido. A casa de Cornélio não foi salva porque apenas Cornélio teve fé, mas porque todos acreditaram. Na verdade, Deus através do Senhor Jesus dá oportunidade de salvação para todos os seres humanos, o que tem que se fazer é tão somente acreditar.

Nos dias 12, 13 e 14 de Julho do fluente ano, realizamos a Campanha Deus Salve A Minha Família na nossa Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira, quando contamos com a presença do Pastor ALBERI ARAÚJO e sua esposa, Pastora SCHIRLEI ARAÚJO, da AD Madureira da cidade de Parobé e o Pastor JONAS CEMIM e a Pastora EDINÉIA BORBA CEMIM, Presidente da AD Madureira da cidade de Rolante. Foram três noites muito espirituais, como muitos louvores, adoração e ministrações da Palavra de Deus maravilhosas. O tema da campanha sobre família foi muito providencial, pessoas se renovaram na presença de Deus, o que trouxe muita alegria aos nossos corações. 

O Pastor ALBERI ARAÚJO, é autor de vários livros do meio gospel, conferencista e um dos maiores ensinadores da Palavra de Deus do Sul do país. 

O Pastor JONAS CEMIM com experiências de ter dirigidos muitas igrejas em diversas cidades, também é um dos membros da Mesa Diretora da CONEMAD-RS, ocupando as funções de tesoureiro de nossa Convenção Estadual. 

Por fim, todos nós da AD Madureira Palmeira das Missões agradecemos a todos os que se fizeram presente e, em especial, aos casais de pastores que nos visitaram e nos abençoaram com suas presenças.

A todos o nosso muito obrigado.

Fotos!

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Culto Especial Em Catuipe!

 

CULTO EM AÇÕES DE GRAÇAS EM CATUIPE!

Ao Pastor CLAUDECIR JOSE DA SILVA

 

Nesta matéria, vamos falar da figura do Pastor de ovelhas, lembrando-se do belíssimo canto do Rei Davi, quando disse: “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará” (Salmos 23,1). Meus amigos, vivemos num mundo com muitas vozes vindas de muitos lugares, de fontes distintas, mas nem todas são boas. Algumas vezes o mundo grita e nossa carne também. Mas em muitas situações as vozes são muito sutis e nem sempre são fáceis de discernir se a mensagem é tão negativa ou danosa assim. Mas algumas são boas, mas nem tudo que é bom o é para desfrutarmos em nossas vidas e é o correto para aquele momento. Mas com o Senhor Jesus, temos uma ótima escolha para fazermos a cada dia, de ouvirmos a voz do Bom Pastor! Diferente do mundo, Ele não grita, não é invasivo e não é confuso ou mentiroso, mas é verdadeiro, justo e sempre sussurra sua voz com muito amor e leveza aos nossos corações. Mas a cada manhã, antes de ouvirmos qualquer outra coisa, podemos abrir nossos ouvidos espirituais e conversarmos com o próprio Deus. De nós falarmos com Ele que nos ouve, assim nós nos aquietamos e percebemos como Ele tem falado a cada um de nós.

Mas a figura de um pastor de ovelhas é popular na cultura judaica, e também nos ambientes campestres. O Bom Pastor alimenta, protege e guia Seu rebanho, e sem Ele, as ovelhas se tornam presas fáceis para os devoradores. As ovelhas são animais dóceis e se tornam ainda mais vulneráveis devido à limitação de sua visão, por esse fato são orientadas pela voz inconfundível de seu Pastor. O Senhor Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10,27). O Pastor não vai atrás do rebanho, mas à frente, dando os comandos que são prontamente ouvidos e seguidos por Suas ovelhas. Tudo isso para preservar a integridade de suas ovelhas, um bom pastor coloca sua vida em risco e a entrega se for preciso, visando o bem estar do rebanho. No Antigo Testamento, conhecemos o exemplo de um jovem Pastor chamado Davi que lutou com um leão e um urso para livrar as suas ovelhas dos predadores. O Senhor Jesus foi muito além, pois deu a Sua própria vida enfrentando as forças do inferno para nos salvar das garras do inimigo.

A frase, “O Senhor é o meu pastor”, descreve um pastor pessoal que caminha à nossa frente, e todos nós O seguimos nos Seus passos, porque quando ouvimos o som de Sua voz, por onde Ele caminhar seguiremos e estaremos seguros e livres de locais escorregadios por onde não onde podemos vacilar. Porque as ovelhas feridas, Ele traz no Seu colo, e as trata e as coloca novamente no rebanho depois de curadas. Neste dia, não dê ouvidos a tantas vozes que tentam confundir o Mestre. Mas devemos voltar nossos ouvidos ao Bom Pastor, porque Ele dará o correto direcionamento, portanto, descanse nos Seus braços e sinta a proteção do Dono do aprisco, pois Ele estará sempre à porta zelando por suas vidas.

O primeiro verso do Salmo 23, quando lemos, nossas mentes nos levam a uma linda paisagem, com imensos campos que os olhos perdem de vista, com viçosas gramíneas verdejantes que, de tão lindas, nos dá vontade de deitar e ficar olhando o céu azul sentindo uma suave brisa soprar pelo rosto. Ao fechar os olhos dá para ouvir uma leve correnteza de águas límpidas, transparentes e frescas que podem ser acessadas a qualquer momento, pois se a boca estiver seca, sacia a sede e até mesmo para um mergulho seria muito relaxante. Quem não gostaria de ter um lugar assim?Porque nesse lugar dá para reabastecer a alma. Mas Deus, Ele próprio é nosso descanso e é muito superior a qualquer tentativa de imaginar um lugar perfeito para descansar, mas mesmo em meio aos seus afazeres da vida, descanse em Deus, e sinta a grama verdejante debaixo dos seus pés e o som das águas correndo no leito do rio como uma canção. Saiba que esse é o cuidado do Senhor para conosco, nos dando um lugar de descanso para as nossas almas.

Nesse final de semana, estivemos visitando o Pastor CLAUDECIR JOSÉ DA SILVA, Pastor Presidente da Assembléia de Deus Ministério de Madureira Em Catuipe, também Coordenador da Regional Noroeste e Membro da Junta Conciliadora de nosso Ministério de Madureira no Estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião do aniversário do nosso amigo, participamos de uma linda homenagem no local da festa ocorrida no sábado à noite. No domingo às 19 horas, na sede da igreja, no Culto de Missões, mais a uma linda homenagem por todos os obreiros e membros. Atendendo ao convite do aniversariante, ministramos a Palavra no Culto Em Ações de Graça pela vida do Pastor CLAUDEMIR. A Ele desejamos o melhor de Deus para sua vida, para sua família e muito sucesso em seu ministério pastoral.

A Família Madureira de Palmeira das Missões, através de seu casal presidente, Pastor JOÃO AMILTON e Pastora MARTHA VALÉRIA, proferiu as felicitações ao nobre companheiro de ministério pelo transcurso de seu aniversário.

Que Deus o abençoe grandemente.

Boa leitura a todos (Matéria da semana do Jornal Expressão Regional de Palmeira das Missões).

Amém!

Pastor CLAUDECIR JOSÉ DA SILVA, Presidente do Campo de Catuípe!

Pastor JOÃO AMILTON, Presidente do Campo Palmeira das Missões!

Templo Sede

Templo Sede
Avenida José Firmino Vilande, 274, Bairro Mutirão, Palmeira das Missões

Congregação de Santo Augusto

Congregação de Santo Augusto
Rua Nonô Prates, 43, Bairro Santa Fé, Santo Augusto

Congregação Frederico Westphalen

Congregação Frederico Westphalen
Rua 137, sn, Bairro Distrito Industrial, Frederico Westphalen, RS

Congregação Irai

Congregação Irai
Rua Felisberto Reis, 323, Bairro Militar, Irai, RS

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026
CONVENÇÃO ESTADUAL DOS MINISTROS EVANGÉLICOS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA NO ESTADO DO RIO GRANDE DOS SUL CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS
Presidência, Relatoria e Membrasia da Junta Conciliadora da Convenção das Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul - CONEMAD-RS.

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
O que é CIBE? Fundada em 1968 pela saudosa Missionária ZÉLIA BRITO MACALÃO, a Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas - CIBE, foi criada pela Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira - CONAMAD, com a finalidade de ser um braço da igreja na ação social. Sua atuação baseia-se nos princípios fundamentais das Sagradas Escrituras e em conformidade com a legislação vigente. Cabe à CIBE desenvolver ações voltadas ao atendimento, amparo e acolhimento de necessitados e desamparados. Atualmente nossas Igrejas participam de apoio a asilos, orfanatos, abrigos, atuando na arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios, remédios, agasalhos, cobertores, calçados e roupas. Palavra de Deus: "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas" (Isaías 1.17). Venha fazer parte da CIBE você também!

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026
Qual é o papel de uma Secretaria de missões? A Secretaria de Missões tem a obrigação de manter a igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra missionária de maneira geral e abrangente.

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira
Composição da Diretoria da UMADERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul para o quadriênio de 2023 a 2026.

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES
ANO 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024
ANO 2024

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES
Fotografia tirada no dia 24 de janeiro de 2004, por ocasião da Congregação Palmeira das Missões pertencente ao Campo de Cruz Alta, pela presidente da época do Pastor ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES DOS SANTOS CAMPOS.inistério de Madureira em Palmeira das Missões

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES
A cidade de Palmeira das Missões, esta localizada na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Erva Mate. Entre os episódios ocorridos no antigo município de Palmeira das Missões durante a Revolução Federalista de 1893, tem particular interesse o morticínio do Distrito de Boi Preto, um dos maiores da luta que, só encontra paralelo no genocídio da Mangueira de Pedra (Rio Negro, Bagé), que o precedeu e, segundo voz corrente, foi ainda maior. Afirma-se que naquela cidade da Fronteira Sul, os sacrificados por Adão de La Torre (e outros) somaram 410, enquanto na hecatombe serrana , conforme telegrama do comandante do massacre Firmino de Paula ao Presidente Júlio de Castilhos, atingiram 370. Formação Administrativa do município de Palmeira das Missões, cuja sede pertencia ao antigo 3.º Distrito do município de Cruz Alta, foi criado por força da Lei Provincial nº 928, de 6 de maio de 1874, com território desmembrado dos municípios de Cruz Alta e de Passo Fundo, se instalando definitivamente no 7 de abril do ano seguinte.