NOSSA MISSÃO

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Palmeira das Missões Ministério de Madureira, tem a missão de fazer a diferença no Reino de Deus em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países do mundo. Pois nossos objetivos nos levam a sermos uma igreja alicerçada na Palavra de Deus primando pela salvação das almas, levando o evangelho a toda a criatura fazendo sempre a vontade de Deus, reconhecendo que o Senhor Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de todos nós, para que os homens sejam servos obedientes e bons dispenseiros da multiforme graça do Senhor. Ministério de Madureira Uma Igreja Feliz! Contatos: 55.99998.3905.

IEADEMMAD

IEADEMMAD
IEADEMMAD

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

BATISMO NAS ÁGUAS - Apostila

"O BATÍSMO NAS ÁGUAS"

1. APRESENTAÇÃO:Parabéns amado irmão, ao aceitar o Senhor Jesus como Único e Suficiente Salvador de sua vida, você passa a integrar o povo de Deus, cuja abrangência e existência, vêm desde a Criação, e está sobre toda a Terra, nas mais variadas línguas, povos, tribos e nações (Daniel 7.13-14). Ao ler este material, seja aplicado(a) e esforce-se em ler todas as passagens bíblicas contidas nesta apostila, quando então terá um melhor entendimento acerca do batismo, sempre em oração, pedindo a Deus que lhe abra o entendimento, a fim de que tais orientações, fiquem gravadas em seu coração.

2. ORIGEM DO NOME:
A palavra batismo origina-se da grega baptizo ou da latina baptismus, e significa em ambos os casos, mergulho ou imersão.

3. HISTÓRICO:
O batismo já era praticado antes de Jesus, seus discípulos e de João Batista, como transparece em S.João 01.25-26.
Ele foi o ministério de João Batista e dos discípulos de Jesus (S. João 04.01-02) de quem o recebemos como parte da grande comissão: "PORTANTO IDE, FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO" (S.Mateus 28.19).
Sabe-se que o batismo foi praticado desde os tempos apostólicos pelos principais grupos da Igreja Cristã e, nas denominações protestantes tem sido reconhecido como a primeira das duas grandes ordenanças até ao dia de hoje, a segunda é a Ceia do Senhor.
Desde cedo na história da Igreja tem havido três principais mais diferentes modos de batismo: Aspersão (borrifamento), Afusão (derramamento) e Imersão (mergulho).
O batismo por aspersão consiste em que, de posse de uma vasilha ou cuba e com as próprias mãos se tome um bocado de água derramando-a depois sobre a cabeça do batizando.
Já o batismo por derramamento é feito tendo-se o batizando dentro da água em um tanque ou rio e ali com uma vasilha maior o ministrante derrame sobre ele, a partir da cabeça, um tanto de água.
O batismo por imersão requer que haja bastante água, para que o batizando possa ser mergulhado nela, conforme detalharemos adiante.

Os batismos por aspersão e por afusão foram muito praticados pela igreja nos tempos de grande perseguição, como nos seus primeiros tempos após a ascensão de Cristo, sob o domínio do império romano. Por serem cerimônias que não exigem lugares amplos, proporcionavam maior segurança e discrição.
Nossa igreja adota o batismo por imersão, a forma mais conhecida e difundida nos meios evangélicos, por entender ser a mais legítima e estar em maior sintonia com o próprio significado do nome (imersão).
Existem, no entanto, circunstâncias extremas em que não é possível levar o batizando até a um tanque ou rio e, excepcionalmente nestes casos, têm sido recomendados e aplicados simbolicamente os batismos por afusão ou aspersão.

4. CONCEITO:O batismo nas águas é, e deve sempre ser, uma declaração física e pública de algo que já ocorreu espiritualmente no coração do homem, pois o batismo por si só não tem sem este fato

Espiritual valor algum (como não tem valor uma cerimônia de casamento entre noivos que não se amam),
por ex.). Por isso só deve ser ministrado a pessoas legitimamente convertidas, conforme nos é instruído na Palavra de Deus nas seguintes passagens:

1. S. Marcos 16.15-16: "E JESUS DISSE-LHES... QUEM CRER E FOR BATIZADO, SERÁ SALVO..."
2. Atos 02.41: "DE SORTE QUE FORAM BATIZADOS OS QUE DE BOM GRADO RECEBERAM A SUA PALAVRA..."
3. Atos 08.36-37: "... DISSE O EUNUCO: EIS AQUI ÁGUA; O QUE IMPEDE QUE EU SEJA BATIZADO? E DISSE FILIPE: É LÍCITO SE CRÊS DE TODO O CORAÇÃO..."
4. Atos 18.08: "... E MUITOS DOS CORÍNTIOS, OUVINDO-O CRERAM E FORAM BATIZADOS".

5. A SIMBOLOGIA:O simbolismo do batismo está no ato do mergulho seguido pela ascensão das águas daquele que se batiza. Ao descer e subir das águas o batizando figura a imagem de Jesus Cristo quando desceu e ressurgiu da sepultura. Este símbolo se encontra no ensino de Paulo em Romanos 06.03-05 e em Colossenses 02.12.
Por isso o batismo representa a morte para o mundo seguida pelo nascimento de uma nova vida com Cristo, e foi chamado por Jesus de Novo Nascimento (era o que estava ensinando a Nicodemos em João 03.03).
O apóstolo Paulo tinha esta visão e a demonstrou e ensinou em 2 Coríntios 05.17 onde ele disse que a novidade de vida só é possível se houver um novo nascimento. Em sua carta aos Gálatas (03.27) ele também ensinou que a nova vida é possível porque herdarmos a natureza de Cristo, e aprendemos que não é pelas nossas forças mais é pelo poder d'Ele que tudo acontece!
Espiritualmente falando o batismo simboliza a morte, sepultamento e ressurreição daquele que aceita a Jesus como seu Salvador. O indivíduo que se consagra a Jesus deve morrer para a velha vida do pecado: "CONSIDERAI-VOS MORTOS PARA O PECADO" (Romanos 06.11).
Ao sair da água, o batizado ressuscita para uma nova vida. O batismo simboliza também a lavagem espiritual efetuada pelo sangue de Jesus (leia em Atos 02.38 e Atos 16.33).
Entendido até aqui, o(a) amado(a) irmão(ã) compreenderá que o batismo é impotente para salvar (Efésios 02.08) bem como para purificar pecados (I João 01.07), o que demonstra ser errônea a idéia que alguns irmãos às vezes têm, quando acham que ao passar pelas águas estas "levam embora" os pecados daquele que está sendo batizado (a lavagem do pecado é consumada por Jesus no dia da nossa conversão), dificultando a compreensão da doutrina da remissão dos pecados - (Romanos 10.09).
Quando se entrega o coração a Cristo, d'Ele vem à capacitação para a nova vida. Ninguém pode seguir a Jesus munido apenas de boas intenções ou por simples simpatia pela igreja ou pelo povo de Deus porque seria derrubado pela "primeira onda de tempestade". Tais recursos possuem "alicerces construídos sobre areia" e não "sobre a Rocha" que é Cristo.

6. OS PASSOS QUE PRECEDEM O BATISMO:
1. ArrependimentoArrependimento significa ter pesar de faltas próprias, mudar de opinião. O arrependimento vem àquele que refletiu seu próprio estado e resolveu fazer uma mudança no curso de sua vida.

Concorda com isso o pensamento do apóstolo Paulo quando declara: "MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DO VOSSO ENTENDIMENTO". Essa transformação é completa e consciente: o homem deixa o curso da vida que está seguindo para se colocar noutro completamente oposto, e o que leva-o a tomar essa atitude é a operação de Deus pelo arrependimento em seu ponto mais profundo: o coração!

"ARREPENDEI-VOS!", foi uma das primeiras palavras da pregação de Jesus Cristo ao inaugurar seu ministério (S. Marcos 01.15).

2. Confissão dos Pecados:
Pode-se definir como sendo o ato de reconhecer-se pecador e necessitado da graça e purificação por Jesus. A confissão dos pecados é o fruto, o resultado, a conclusão da obra redentora de Cristo na vida do homem arrependido. Para você que vai se batizar, será bom meditar nestas duas passagens bíblicas: S.Mateus 03.05-06 e I João 01.09, nas quais vemos que o batismo nas águas sempre foi administrado sob confissão de pecados e que quando os confessamos, Deus não apenas nos perdoa mas transforma também nossa natureza pecaminosa para que não desejemos praticá-los mais.

3. Conversão:Conversão significa transformação, mudança de forma ou de natureza, mudança ou substituição de uma obrigação por outra. Essa interpretação mostra que a conversão é a seqüência do arrependimento. O arrependimento faz o homem sentir a repulsa dos seus atos maus e a conversão o leva a mudar de opinião. A conversão, em última análise, é o revestimento do homem novo ao despojar-se da velha criatura.

"ASSIM QUE, SE ALGUÉM ESTÁ COM CRISTO, NOVA CRIATURA É, AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM, EIS QUE TUDO SE FEZ “NOVO”(IICoríntios 05.17).
7. BATISMO COMO REQUISITO DE SALVAÇÃO:
O batismo não é dado como uma escolha àqueles que querem seguir a Jesus, pois o próprio Mestre foi claro: "AQUELE QUE NÃO NASCER DE NOVO (da água e do Espírito), NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS" (S.João 03.05).
Jamais se deve desprezar o batismo: a leitura de todos os trechos usados neste pequeno estudo transmitirá ao leitor a seriedade deste ritual bíblico. Repare que quando Jesus foi ter com João Batista para por ele ser batizado, João lhe resistiu, mas Jesus porém lhe disse:
"DEIXA POR AGORA, PORQUE ASSIM NOS CONVÉM CUMPRIR TODA A JUSTIÇA" (S.Mateus 03.15).

8. BATISMO COMO UNIDADE
Outra característica importante do batismo, e que se deve conhecer, foi revelado por Paulo em Efésios 04.05 onde ele diz: "... UM SÓ BATISMO...".
Paulo não poderia, ao falar sobre a nossa unidade no corpo de Cristo, deixar de dizer que todos passamos pelo mesmo batismo. Ele é mais uma evidência da união dos membros na Igreja; por isso, ao descer às águas, o batizando está declarando sua integração ao corpo por semelhança de batismo.

9. UM SÓ BATISMO:
Quantas vezes uma pessoa deve ou pode se batizar? muitos perguntam. Encontramos no texto Sagrado base para compreendermos que o batismo, sendo um sinal físico de uma

intervenção Divina, que se dá graças a ela e que é de uma vez por todas (Hebreus 09.28), não poderia jamais ser repetido numa mesma vida, pois seria como reduzir o poder do sacrifício de Jesus ao dos sacrifícios de animais do Velho Testamento, que não serviam senão para expiação de um único pecado.
A Bíblia ensina que o sangue de Jesus nos purifica de TODO o pecado (I João 01.07) e que, segundo a passagem de Hebreus 06.01-02 não podemos lançar de novo o fundamento das seguintes coisas:
. Do arrependimento de obras mortas;
. De fé em Deus;
. Da doutrina dos batismos;
. Da imposição das mãos;
. Da ressurreição dos mortos;
. E do juízo eterno.
Entre estes itens destacamos o terceiro, e com ele na memória pedimos ao amado que verifique a doutrina central deste ensino nos versos 04 e 06 daquela passagem, onde lemos que aqueles que se submetem novamente a qualquer uma destas doutrinas fazem como se estivessem de novo crucificando a Jesus e novamente expondo-o ao vitupério (vergonha).
Resumindo: lançar de novo o fundamento da doutrina do batismo na vida de alguém que fora já iluminado, mesmo que tenha caído, seria ignorar o sacrifício de Cristo ou pior: o texto diz ser o mesmo que expô-lo à vergonha da cruz novamente, contradizendo assim a doutrina e o valor expiatório (reconciliador) do seu próprio sangue.
Portanto, não se pode lançar mão do verdadeiro batismo senão uma única vez em nossa vida, pois ele é imagem da obra redentora de Jesus que de UMA SÓ VEZ nos livrou de todo o pecado.

10. PORQUE O BATISMO É NECESSÁRIO PARA SE INGRESSAR NA IGREJA EVANGÉLICA?O Batismo, além de tudo o que já partilhamos, demonstra também uma mudança de fé: os judeus eram observadores da doutrina de Moisés dada por Deus, mas na época de Jesus estes homens estavam já tão longe dos princípios Divinos e tão amantes das letras, que tentando serem tidos por religiosos competiam entre si sobre sua suposta religiosidade e acabaram por serem tidos como hereges, desobedientes, hipócritas, mentirosos, avarentos e duros de coração pelo próprio Jesus Cristo. Com uma fé tão deturpada, esta não fora reconhecida como válida para o reino de Deus agora pregado por Jesus, e por isso, mesmo pouco antes de Jesus, João Batista já pregava fervorosamente àqueles homens e mulheres: "ARREPENDEI-VOS POIS VOS É CHEGADO O REINO DOS CÉUS!" (S. Mateus 03.02, 06), e os batizava.
Infelizmente, o mesmo acontece com as pessoas de hoje em dia: cada um querendo ser sábio aos seus próprios olhos, se têm por justificados diante de Deus por mais sujos que estejam. Faz parte desta nossa época a depravação, a impureza, a corrupção e a apostasia (falsa fé).
Assim, como naqueles tempos, recebemos orientação de Deus que nos revela ser esta fé de nosso povo, nossa nação, igualmente repreensível e falsa pois não se baseia em nenhuma obra redentora, transformadora ou remidora de Jesus em suas vidas, requerendo assim, quando estas obras se tornarem verdade na vida de qualquer um deles, um justo e verdadeiro batismo.

11. O BATISMO DE CRIANÇAS:
A Bíblia diz que o batismo conjuga-se com a confissão de pecados (S.Mateus 03.05-06), e sabemos que para alguém confessar seus pecados é necessário que tenha capacidade de reconhecimento dos mesmos para então poder naturalmente arrepender-se deles.

Por isso a igreja evangélica não batiza crianças recém-nascidas ou com idade inferior a 12 anos, idade que se convencionou como favorável a uma atitude responsável como o batismo, pois cremos que antes disso a criança não tem elementos para corresponder às exigências necessárias para uma atitude consciente, consideração esta que encontra aconchego na passagem de S.Lucas 02.39-52 onde encontramos o menino Jesus, com doze anos (v. 42), manifestando sua grande sabedoria e graça. Concluindo, se uma criança não tem consciência do pecado, também não tem da necessidade de arrependimento (S.Lucas 18.16).

12. PODEMOS BATIZAR pessoas cujo cônjuge não concorde com sua fé ou quando não estão devidamente casados?As escrituras revelam que a salvação é individual, ou seja, ninguém comparecerá ante o trono de Deus acompanhado. Tampouco terá padrinhos, mas falará por si mesmo. Aprendemos na Bíblia que tanto o nosso chamado quanto a nossa vocação, e eleição, e capacitação e arrebatamento serão individuais.
Impedir que alguém se batize porque sua esposa ou marido não concorda com sua fé ou porque não são devidamente casados é contrariar diversos conceitos bíblicos.
Entretanto a igreja, após o batismo daquele(a) que se converteu legitimamente, se empenhará para que sua vida familiar e conjugal se normalize e se regularize, ao menos diante da lei dos homens, prestando-lhes auxilio pastoral, instrutivo e até financeiro de acordo com os recursos da congregação e as particularidades de cada caso.

13. PODEMOS BATIZAR alguém que ainda possua algum vício?Aqui temos uma questão que cada igreja possui seus próprios métodos para tratamento, portanto, é importante que o candidato se informe, ou seja, informado sobre como sua igreja trata o assunto.
Contudo podemos mencionar que algumas igrejas não batizam sem que a vida do batizando comprove uma conversão total e uma completa mudança de hábitos na vida, como convém a um crente.
Outras, porém entendem que apesar de o chamado de Deus ser decisivo na vida do novo convertido assumem que ele precisará de apoio e acompanhamento da igreja para que entenda as razões que o auxiliarão a abandonar seus vícios, considerando os casos de dependência natural que certos indivíduos desenvolvem em seus corpos.
Nossa posição em particular é que não se pode impedir ninguém que deseje sinceramente descer às águas do batismo (Atos 8:36-37) desde que se enquadre no que ensinamos nesta apostila, pois sabemos que seu batismo será uma grande ferramenta no fortalecimento de suas convicções como aspirante à carreira da fé, entretanto não concordamos que após o batismo o novo crente, que ainda possua vícios discriminados pela sociedade, tenha acesso a Santa Ceia do Senhor. A igreja deverá ampará-lo com instrução, acompanhamento, oração e no tratamento de seu vício (como as drogas, por ex.) até que possa tocar no pão e no cálice do Senhor de modo a não prejudicar sua santidade e reverência.

14. A SANTA CEIA: A MESA DO SENHOR:
O batismo é tido como a primeira das duas grandes ordenanças da Palavra de Deus para a Igreja, a segunda é a Santa Ceia.

Enquanto a primeira estabelece, a segunda preserva e renova o cristão na comunhão com Cristo e com sua Igreja.
Qualquer pessoa que tenha tido uma experiência legítima com Deus, tenha se arrependido, confessado seus pecados e convertido seus caminhos para uma nova vida e passado

pelas águas do batismo, preenche todos os requisitos indispensáveis para que participe da Santa Ceia, pois através do Batismo o pecador "entra" na comunhão da Igreja, e pela Santa Ceia ele renova e amadurece esta comunhão mês a mês.
Todos estes passos são importantes visto a grande responsabilidade que repousa sobre aquele que participa da Mesa do Senhor: "PORQUE O QUE COME E BEBE INDIGNAMENTE, COME E BEBE PARA SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO, NÃO DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR" (ICoríntios 11.29).
Note-se aqui que a Mesa do Senhor não salva, mas condena! condena aquele que não discerne (compreende, honra) o corpo do Senhor.
Entretanto, não se tenha por isso razões para não se tomar a Ceia do Senhor ao menor sinal de fraqueza: o texto Bíblico ensina:
"SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ELE É FIEL E JUSTO, PARA NOS PERDOAR OS PECADOS, E NOS PURIFICAR DE TODA A INJUSTIÇA" (I S.João 01.09).
Não é difícil de compreender porque aquele que é batizado se torna digno de participar do pão e do cálice do Senhor. Porque no verdadeiro e legítimo Batismo, requer do novo cristão, responsabilidade e comunhão com Deus.

15. DÍZIMO - Uma Questão de Obediência:
O dízimo significa: "Oferta entregue voluntariamente à obra de Deus, constituindo-se na décima parte do salário, lucros ou ganhos do adorador". Todo aquele que sonega o dízimo, a parte que pertence ao Senhor,pela Palavra de Deus é chamado de ladrão, pois esta escrito em (Ml 3,8a): ..."roubará o homem a Deus?"
É mister que voltemos a encarar a doutrina do dízimo com toda a seriedade. Temos que entender que o Senhor tem um firme compromisso com os que abençoam a sua obra com os seus dízimos e ofertas voluntárias. Dessa forma, estaremos a expandir o Reino de Deus, ganhando almas, discipulando os novos convertidos e proclamando o evangelho de Cristo dentro e fora de nossa nação.
A ordem divina não comporta dúvidas (Ml 3,10): "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós benção sem medida", porém estes devem ser entregues a quem de direito: Ao Senhor nosso Deus. Existe crentes que não conseguem compreender a dimensão do dízimo, pois ao invés de obedecer à Palavra de Deus, enviam os seus dízimos para programas de rádios e de televisão. Outros, chegam a ponto de querer praticar boas obras, ajudando parentes e pessoas necessitadas, não que a "Ação Social" venha ser descartada, ela é uma parte importantíssima dentro do ministério, mas aquilo que é de Deus, deverá ir para a casa de Deus, conforme firmado em sua Palavra.
Devemos cumprir rigorosamente a Palavra de Deus, e quanto aos nossos parentes e pessoas que se encontram necessitadas, é de inteira responsabilidade cuidar deles com os 90% da sobra de nossos ganhos. Quanto aos administradores da casa de Deus a responsabilidade é ainda maior. O ministério para ser abençoado deve ser bem administrado, com pessoas com dons de gerir as finanças da casa do Senhor, conforme (2Cr. 31:12-16) “(Verso: 12) Uma vez preparados, recolheram neles fielmente as ofertas, os dízimos e as coisas consagradas; disto era intendente Conanias, o levita e Simei, seu irmão, era o segundo. “(Versos: 13, 15 e 15......................)”. “(Verso: 16) Exceto os que estavam registrados nas genealogias dos homens, três anos para cima, e que entravam na casa do Senhor, para a obra de cada dia pelo seu ministério nos seus cargos, segundo os seus turnos”.
É com nossos dízimos, que se adquire literatura para se evangelizar os incrédulos e educar o povo de Deus, contribuindo também para a obra missionária, além de suprir as demais despesas da casa de Deus. O povo pode falhar em seus compromissos; os obreiros também falham. Será que temos falhado? No entanto, Deus jamais faltará com a sua Palavra. Se Ele prometeu abençoar-nos, não temos que duvidar. É só dizimar como nos recomenda o Senhor em sua Palavra, e aguardarmos as suas bênçãos, conforme disse: "para que haja mantimento em minha casa...", "... e repreenderei o devorador...".
São inúmeras as bênçãos do Senhor, basta que sejamos obedientes e fiéis em cumprir a determinação da sua palavra. Sejamos, pois, fiéis nos dízimos e nas ofertas. Dizimar é uma forma mui expressiva e amorosa de se adorar aquEle que nos tem sido mais que generoso. "Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos". (Ageu 2:8). Dízimo é a décima parte consagrada a Deus. A Lei requeria que a décima parte do grão, do vinho e do azeite produzidos cada anos, assim como os primogênitos dos rebanhos e das manadas, fossem entregues aos levitas e sacerdotes. Veja a seguir:
(Lv 27,30-32):“Verso 30: Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. Verso 31: , Se alguém, das suas dízimas, quiser resgatar alguma coisa, acrescentará a sua Quinta parte sobre ela. Verso 32: No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao Senhor.
(Dt 14,22): “, Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que anos após ano se recolher do campo”.
(2Cr 31,5): “ Logo que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram com abundância as primícias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todo o produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância”.
(Jl 2,18-19): “ Verso 18: Então, o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se de seu povo (verso 19): e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregareis mais ao opróbrio entre as nações”.

16. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO:
Queridos irmãos, a igreja dos últimos dias vem meditando sobre o Espírito Santo, sobre o que é a Palavra e o que é a Verdade, pois quero compartilhar com vocês o que nos tem empolgado na grandeza do nosso Deus. Quando Jesus falou com os discípulos sobre a obra do Espírito Santo no coração daquele que crê, Ele disse:
“Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos guiará a toda a Verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele Me glorificará porque há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar” – João 16:13,14.
Grifei algumas palavras porque quero que os irmãos entendam, não somente que o Espírito Santo faz algo, mas principalmente que se conscientizem de que Ele é uma pessoa e não uma energia em você. Observe também que Jesus O chamou de “O Espírito da Verdade”. A única pessoa que pode colocar os irmãos e você na realidade da Verdade, é o Espírito Santo. Somente Ele tem condição de tomar a Palavra (escrita na sua Bíblia) e imprimir a verdade dEla ou, como gosto de dizer: gravar a Palavra de Deus, no seu coração de modo que, o que Deus diz se torna o fundamento de suas vidas. E se vocês não sabem o que é a Verdade, observem o que o apóstolo João disse:
“A graça e a Verdade vieram por meio de Jesus Cristo” - João 1:17.
Após a desobediência de Adão no Jardim do Éden, não havia Verdade na Terra como a nos dias do Evangelho, ou seja, nos dias atuais. O Espírito Santo estava com os homens e alguns como Abel, Abraão, Moisés, Davi, os profetas etc..., chegaram a conhecer a grandeza da salvação em Cristo, mas Jesus afirmou aos discípulos que o nosso caso é diferente:
“O Pai vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”: – João 14:16,17.
Observe, como é importante para Deus que conheçamos a Verdade, pois Ele enviou a terceira pessoa da Santíssima Trindade para habitar em e entre nós. Mas o que vem a ser ‘conhecer a Verdade’?
Na primeira citação acima, Jesus disse que o Espírito da Verdade receberá o que é de Jesus e no-lo anunciará. O que pode ser isso? Minhas meditações têm sido em torno do que a Verdade faz em nossas vidas, todos dias. O apóstolo João disse:
“O Verbo (Palavra criadora de Deus) Se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de Verdade e vimos a Sua glória (...) – João 1:14;
Jesus – o Verbo, Palavra criadora de Deus – veio para remover todos os efeitos da corrupção, para restaurar em nossa vida de todo dia o poder da Verdade – o poder criador da Palavra. Cabe ao Espírito Santo ouvir e receber a Palavra e anunciá-la a nós de tal modo que a Palavra cria a condição eterna em nossas vidas. E qual será o efeito prático da Palavra se vocês receberem o que o Espírito da Verdade, se deixarem que Ele ‘carimbe ou grave’ a Verdade de Deus nos seus corações? Observem o que disse o profeta Isaías:
“Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos aplainados” - Isaías 40:4.
Essa é a glória de Jesus que vê, aquele que atenta para a Palavra que o Espírito da Verdade lhe anuncia no coração. Não há exceção, não há limites, não há coisa alguma que possa resistir quando vocês, permitem que o Espírito Santo diga o que Ele ouviu no céu a respeito de vós – é só vitória e paz e alegria no Espírito Santo. É assim que se vive no reino de Deus.
O Espírito Santo que habita em vós, deseja revelar-lhes todos os mistérios da salvação, não como uma filosofia ou idéia, mas tornando reais as mudanças no dia-a-dia de cada um dos irmãos, exatamente como disse na citação de Isaías. E isso acontecerá continuamente, na medida em que você procede segundo a afirmação do apóstolo Paulo:
“Quem fala em outra língua, não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios” (1 Cor. 14:2).
É dessa maneira que a Palavra criadora – Jesus, cria as novas condições do Evangelho em nós, através do Espírito Santo.

17. SANTIFICAÇÃO:
Quero considerar um assunto que preocupa muitos cristãos, mas, de maneira geral, não é abordado e entendido corretamente: a santificação. O que significa a santificação e como funciona em nossa vida ?
Em primeiro lugar, necessitamos entender que a santificação faz parte da provisão de Deus no Evangelho e a recebemos ao nascer de novo em Cristo Jesus.
“Vós sois dEle (de Deus) em Cristo Jesus, O qual Se nos tornou sabedoria, e justiça, e santificação e redenção” - 1 Coríntios 1:30.
Em segundo lugar, temos a recomendação do apóstolo Pedro:
“Segundo é santo Aquele (Deus) que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo” – 1 Pedro 1:15,16.
Como agir para nos tornar santos se a nossa santificação é Jesus? Muitos cristãos se confundem com isso em razão de uma concepção distorcida da santificação que tem levado as pessoas a esforços totalmente ineficazes e ridículos. Ao explicar a santificação, o apóstolo Paulo disse:
“Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”- 2 Timóteo 2:20,21.
Creio que, em vista dessa explicação, não e difícil entender o significado correto da santificação que, no texto original em todos os casos citados, a santificação tem a conotação de ‘algo separado e dedicado exclusivamente a determinado fim ou finalidade’. Por isso Paulo nos exorta a sermos “utensílio para honra, santificado e útil ao nosso possuidor, estando preparado para toda boa obra”.
Em Sua oração ao Pai em favor dos discípulos, Jesus disse:
”Santifica-os (algo que Deus faz) na Verdade; a Tua Palavra é a Verdade” – Joao 17:17. Observamos, então, que é através da Palavra da Verdade que Deus nos santifica, isto é, faz com que você e eu nos tornemos santos como Ele é Santo. E é através da nossa ‘separação e dedicação à Palavra’ que nos tornamos “utensílio para honra, santificado e útil ao nosso possuidor, estando preparado para toda boa obra. É pena que a santificação tem sido interpretada como “rigor ascético’ ou ‘culto de si mesmo’ (costumes etc) que, segundo Paulo (Colossenses 2:16-23), não têm valor algum. Os pobres cristãos que são enganados com este tipo de ‘santificação’ jamais desfrutam da realidade: a santificação na Verdade. O salmista nos revela como a santificação funciona na prática: “Tu (Deus) comprazes na Verdade no íntimo, e no recôndito (do coração) me fazes conhecer a sabedoria” – Salmo 51:8. - “Guardo no coração as Tuas Palavras, para não pecar contra Ti”- Salmo 119:11.
A maneira de você e eu nos tornarmos santos como Deus é Santo é atentarmos para A Palavra e procedermos segundo Ela. Deus é totalmente identificado com a Sua Palavra para a nossa redenção, e semelhantemente, para nós sermos santos como Deus é santo, é imprescindível que andemos segundo a Sua Palavra. O salmista diz que a Palavra no coração guarda de pecar contra Deus; e o apóstolo Pedro disse que através da Palavra, você e eu “livramo-nos da corrupção das paixões que há no mundo” (2 Pedro1:4).
Talvez nenhum de nós entenda perfeitamente o que a Palavra de Deus – a Verdade - faz em nós, mas o apóstolo Paulo diz que: “contemplando (na Palavra), como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na Sua própria imagem” _ 2 Coríntios 3:18.
Meu querido irmão, pode haver algo melhor que isso? Quanto mais você considerar atentamente na lei perfeita (Tiago 1:25), tanto mais você se tornará santo como Deus é Santo

18. SALVAÇÃO:A Salvação somente poderá ser alcançada por todos aqueles que se dedicam e confiam no Senhor, crendo que tudo o que proferir a Deus oração, Ele o ouvirá, conforme está escrito: Mq 7:7 “Eu, porém, confiarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação. O meu Deus me ouvirá”.
Quando falamos em salvação, estamos alertando a toda a humanidade da existência de um Deus triuno, o Qual é Pai, é Filho e é Espírito Santo. Somente crerão na família da trindade, aqueles que tomarem conhecimento da grandeza da sua Palavra. Jó 13:16 “Também isso será a minha salvação, pois o ímpio não virá perante ele”.
Vejam a seguir, alguns versículos que falam de Salvação, a qual somente poderá ser alcançada através de Jesus Cristo de Nazaré:
- Fl 1:19 porque sei que isto me resultará em salvação, pela vossa súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,
- Fl 1:28 e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus;

- Fl 2:12 De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor;
- Hc 3:18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.
- Sl 3:8 A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.

19. BENVINDO À FAMÍLIA!Se o(a) amado(a) irmão(ã) teve o inigualável privilégio de conhecer a Jesus, experimentando seu poder em sua vida, só resta agora atender a exortação de Lucas:
"E AGORA, POR QUE TE DEMORAS? LEVANTA-TE, RECEBE O BATISMO E LAVA OS TEUS PECADOS, INVOCANDO O NOME DE JESUS" (Atos 22.16).
...e o Senhor nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, juntamente com a "noiva" (que é a igreja), lhe dão as boas-vindas à família de Deus.
Contudo, é bom salientar de que fazemos parte da igreja de Cristo, portanto nosso comportamento diante de Deus e dos homens devem ser sempre o melhor. Não importa onde estivermos, sempre seremos cristãos e nosso testemunho deverá ser o melhor.
Frisamos ainda, que tanto o homem cristão, como a mulher cristã, devem se vestir adequadamente, tanto no mundo secular, como no cristão. Cabe ao homem de Deus, se portar com dignidade exemplificada na pessoa de Jesus Cristo, para que, como o nosso testemunho, venhamos a alcançar a salvação nossa e de outras pessoas. Quanto às mulheres, sejam ganhadoras de almas, vestindo-se com decência, pois para a mulher, determinados tipos de roupas a tornam sedutoras, o vem contra os preceitos cristãos, portanto, deve ser fiel e vigilante, para não cairdes em tentação e nem ser instrumento do inimigo para tais fins, contudo, Deus o abençoará e o capacitará para toda a boa obra.

20. COMO MEMBRO DA IGREJA:
Como meditamos há pouco, batizando o amado irmão ou amada irmã, depois de batizados entrarão definitiva e legitimamente na comunhão da igreja e a partir de então se tornarão beneficiários e beneficiados responsáveis pela integridade, funcionamento e manutenção da igreja, tanto no âmbito físico (como o prédio e seus pertences), como no espiritual (orando e consagrando-se em favor de seus ministros e membros).
Simultaneamente você passa a ser participante das bênçãos de Deus, e se torna mais um dos muitos instrumentos de Deus para conquista e salvação dos que ainda não conhecem o Caminho da Verdade (entre os quais estão seus parentes e amigos).
Procure informar-se com os demais irmãos, ou ministério da igreja, sobre as formas pelas quais você pode contribuir nestas áreas. A igreja cumpre com seus compromissos financeiros através de ofertas e dízimos voluntários, os quais se recolhem de acordo com os métodos estabelecidos pelo Ministério, o qual esta embasada única e exclusivamente na Palavra de Deus.
Pergunte ao seu pastor ou dirigente, ou ainda a algum irmão ou irmã da igreja, de como você poderia cumprir com seu dever nesta área, pois na igreja os compromissos financeiros englobam, aquisição de literaturas como folhetos, revistas para escola dominical, Bíblias para evangelismo, utensílios de aula e visitas em hospitais, asilos e diversos outros lugares.
Peça ao seu pastor que lhe apresente as instalações e atividades de sua igreja e onde você poderia estar se integrando.

"ASSIM QUE JÁ NÃO SOIS ESTRANGEIROS, NEM FORASTEIROS, MAS CONCIDADÃOS DOS SANTOS E DA FAMÍLIA DE DEUS" (Efésios 2.19)

21. INSTRUÇÕES FINAIS:
O pastorado da igreja o(a) cumprimenta e congratula pela iminência de sua passagem pelas águas do batismo.
A cerimônia do batismo segue um ritual cuidadosamente planejado de forma a garantir-lhe um caráter solene muito especial.
Para tanto, requer-se dos candidatos alguns cuidados que alistamos a seguir:
1. No dia do batismo...
· Procure apresentar-se em jejum caso o batismo seja na parte da manhã, ou quando não for, separe algumas horas pela manhã do dia marcado para orar e jejuar.
· Leve consigo uma muda completa de roupa para a volta ou para troca;
· Com o fim de otimizar o tempo vá trajado(a) com a roupa que usará para descer às águas;
· O avental do batismo será fornecido pela igreja, entretanto, é necessário que a roupa usada pelo batizando seja de tecido grosso de modo a não marcar o corpo quando molhada;
· Todos os detalhes da cerimônia serão explicados durante uma reunião marcada previamente;
· Leve consigo seus objetos de uso pessoal, entre os quais destacamos: toalha de banho, pente ou escova de cabelo e espelho, etc...;
· Leve consigo também muita fé e confiança, pois muitos ao descer às águas recebem também o batismo no Espírito Santo no momento do batismo;
· Seja responsável pelo avental de batismo, devolvendo-o à pessoa encarregada dos mesmos;
Na semana que precede a data do batismo vigie, resguardando-se ao máximo, evitando que alguma cilada maligna venha a diminuir a graça e a beleza daquele dia. Envolva-se o quanto possa com as coisas de Deus como a leitura da Bíblia, a comunhão com os irmãos da igreja e, ore bastante!
Por fim, ressaltamos de que além de alcançar mais graças de Deus, também será expedido um Certificado de Batismo, o qual poderá colocá-lo num quadro, e expor em sua residência.

A paz do Senhor Jesus!

(A) João Amilton de Anunciação, Pastor da AD Min. Madudeira.

20 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito, todas as palavras ditas foram bem esclarecedoras, ministrar o batismo requer bastante conhecimento e entendimento das lideranças para fazer com que o batizado entenda que pela FÉ uma transformação haverá dentro de si quando descer as águas. Muito bom!

Nelson disse...

A paz amado,

Gostei muito da sua apostila, tem muito esclarecimento para quem ainda não conhece muito sobre o assunto.
Traz entendimento a muitos, gostaria apenas de discordar na parte referida do Dizimo.
Sou Pastor Evangélico e entendo que Malaquias não é paramêtro mais em nossos tempos, pois o mesmo fala da ordenança do Senhor de dizimar , para o povo Hebreu o qual era para sustendo dos Sacerdotes que serviam na casa do Senhor, e não tinham parte na herança da terra prometida.
Os Sacerdotes eram da tribo de Levi e da geneologia de Arão, e os dizimos trazidos eram hortaliçias,e muitos outros alimentos etc......
Como pode o homem roubar a Deus?
Não tem como amado, a palavra nos diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Entenda que não sou contra o Dizimo, mais dá forma que está sendo colocada nas igrejas, os membros estão dizimando com temor e muitos sem o verdadeiro conhecimento.
em 2 corintios nos diz que devemos cooperar conforme tiver proposto em seu coração,não com pesar ou por constrangimento,pois Deus ama o doador que contribui com alegria.
existe outra passagem que o Apostolo Paulo pede aos irmãos que tragam suas ofertas conforme sua prosperidade.
Quero dizer que é atraves do nosso dizimo que semeamos e se não entregarmos nosso dizimo estamos comendo toda a semente, como iremos colher se não plantamos nada?
Quanto mais nos disprendemos do material , existirá mais derramamento de Deus em nós.
Vejo desta forma ,como devemos ensinar a dizimar nas congregações e não em cima de velho testamento, pois era uma ordenança ao povo Hebreu e não aos Gentios (nós) e quem vive da lei tem que cumprir na sua totalidade, vivemos hoje pela graça irmão.
Esse é meu entendimento e gostaria de compartilhar com vcs.
Grande abraço e fica com Deus!

Anônimo disse...

O sábado era da lei e foi abolido, por que o dizimo não, não era para os sacerdotes e custeio do templo ,chamado casa do tesouro, que era um compartimento dentro do templo, onde na graça se fala em dizimo,fala em contribuição voluntaria ,outra dizimo era cominho endro e hortelã e arruda,quando falava em dizima ai era dinheiro, o comercio na época era feito como moeda de troca, Cristo falou sobre oferta há da viúva pobre, eu vejo a contribuição na igreja como obra de amor, sabendo que há igreja é que se auto sustem, então os fiéis é que tem que colaborar com o manuseio da obra do Senhor, missões evangelismo, há outra Jesus não foi chamado da tribo de Levi,e sim da tribo de Judá ao qual não tinha sido atribuído sacerdócio, o dizimo que Abraão entregou a Melquezedeque foi dos despojos de guerra e não do suor do seu rosto ,grato.

Anônimo disse...

MUITO BOA A EXPLICAÇÃO DO BATISMO NAS AGUAS, NÃO FAZ DIFERENÇA EM FAZER ASPERSÃO DA AGUA NA CABEÇA DO CONVERTIDO, OU ENFIA-LO DENTRO DE UMA BANHEIRA DE AGUA. SE CRISTÃO VEM DE UMA IGREJA PROTESTANTE, CATOLICA ROMANA.ORTODOXA,ORIENTAIS E FOI BATIZADO, SEGUE A JESUS FAZENDO AS OBRAS NÃO HÁ O QUE INVENTAR UMA NOVA MODALIDADE NESTA EPOCA. PASTOR DESAFIO A FAZER O BATISMO POR IMERSAO NO NORTE E NORDESTE ONDE O PAÍS O POVO PASSA SEDE DE AGUA, FOME. PROVE BIBLICAMENTE O BATISMO DE PAULO POR IMERSAO, COLOQUE O NOME DO RIO, CACHOEIRA, AGUA CORRENTE.
EU CREIO NO SENHOR NO SR.JESUS EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.NÃO É O BATISMO DAS AGUAS SE FOSSE ASSIM NÃO TERIA TANTO EVANGELICO, CATOLICOS, E COMETENDO CRIMES, INCLUSIVE OS POLITICOS PARECE ATE VOLTAMOS A EPOCA DE AMOS, MIQUEIAS, SR.PASTOR É INTERESSANTE INVENTANDO RITUAIS LITURGICOS E CDMO ANDA AS OBRAS NA SUA COMUNIDADE, OS SEUTS CASAIS ESTÃO TERCEIRO CASAMENTO, REFLITA E PONDERE O TEXTO FORA DO CONTEXTO É PRETEXTO FIQUE NA PAZ DO SENHOR

Unknown disse...

Muito bom e importante esse ensinamento

Unknown disse...

Muito detalhado parabéns

Anônimo disse...

Muitos hoje não conhecem a verdadeira palavra do do Senhor, falam o que não sabem, o Senhor diz que muitos erram por falta de conhecimento oseias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

A palavra “baptismos” no grego significa: “imergir; mergulhar; colocar para dentro de”. No curso da história, por várias razões, apareceram outras formas de batismo, como aspersão e ablução (banho); entretanto, como o batismo é uma identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, e é exatamente isto que a imersão significa, não praticamos outras formas de batismo.

Quando Felipe batizou o etíope, eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água (At 8.38,39). Certamente aquele eunuco viajava abastecido com água potável; se fosse o caso de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela carruagem para isto, mas batizar é imergir! Não foi à toa que João Batista se utilizou do rio Jordão para batizar. Depois, mudou o local de batismo para Enom, perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu evangelho: “porque havia ali muitas águas” (Jo 3.23).

Anônimo disse...

A paz do Senhor, sou Pr Antonioni Ferreira
Eu passei um bom tempo sem dizimar até que um certo dia subindo o monte eu perdi parcialmente os sentidos e Deus falou com migo o trecho de Malaquias trazei todos os dízimos e ofertas...E minha vida material tem sido cada vez mais prospera.Além disso tem que haver santidade se não houver não adianta semear ou dizimar.

Unknown disse...

Paz muito bom o estudo 📖
Acredito tmb que há uma controvérsia quanto ha não Batizar porque elas são puras (sem pecado) inocentes Mas ao mesmo tempo elas não participam da ceia porque não podem se examinar. A impressão e que ela não tem pecado perante o batismo mas se torna com pecado perante a ceia. Pelo menos essa é a visão de vários reformados e tmb da igreja ⛪ Romana.

Unknown disse...

Digo a respeito de crianças

Anônimo disse...

Paz do Senhor,
Amados estudo muito rico e fácil parabéns!

EXEGESE BÍBLICA POR FERNANDO MAGALHÃES disse...

Se criança com menos de doze anos não pode se batizar(ao qual concordo),mas porque vemos crianças pregando,falando em linguas,etc?principalmente nas ass de deus.

EXEGESE BÍBLICA POR FERNANDO MAGALHÃES disse...

O pecado está no sangue de todos,mas as crianças não tem discernimento do pecado,o que não concordo é que tem crianças pregando e falando em linguas e isso nas ass. de deus!é uma tremenda irresponsabilidade.

EXEGESE BÍBLICA POR FERNANDO MAGALHÃES disse...

O simbolismo do batismo nas águas é importante,achei o texto dentro do contexto,simboliza o arrrependimento,mas quem batiza com espirito santo é jesus,mesmo assim isso não significa que vc é salvo,tem que perseverar até o fim,esses que desviaram serão julgados por cristo,como todos seremos.

EXEGESE BÍBLICA POR FERNANDO MAGALHÃES disse...

Só que hoje tem pastores ligando o dízimo a salvação!é muita eresia!os reformistas tiveram tanto trabalho para combater eresias da época e em menos de cem anos estamos fazendo coisas bem piores!!!

EXEGESE BÍBLICA POR FERNANDO MAGALHÃES disse...

Dízimos e ofertas é bíblico,mas do jeito que é cobrado se torna heresia.

Unknown disse...

E oque me diz quando Jesus pregava ainda quando criança.

Unknown disse...

Que bênção gloria Deus aleluia amém.

E.A.P disse...

Excelentíssimo Pastor João, muito obrigado por obra tão abençoada, minha oração a Deus é que Ele te abençoe cada vez mais, não o conhecia antes de achar esse blog, mas desde então louvo a Deus por sua vida, trabalho maravilhoso!
Deus em Cristo o abençoe grandemente!

Anônimo disse...

Bem verdade meu querido irmão, é contraponto, porém precisamos entender que as igrejas são administradas por homens mas a salvação por Deus. Grande abraço.

Templo Sede

Templo Sede
Avenida José Firmino Vilande, 274, Bairro Mutirão, Palmeira das Missões

Congregação de Santo Augusto

Congregação de Santo Augusto
Rua Nonô Prates, 43, Bairro Santa Fé, Santo Augusto

Congregação Frederico Westphalen

Congregação Frederico Westphalen
Rua 137, sn, Bairro Distrito Industrial, Frederico Westphalen, RS

Congregação Irai

Congregação Irai
Rua Felisberto Reis, 323, Bairro Militar, Irai, RS

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026
CONVENÇÃO ESTADUAL DOS MINISTROS EVANGÉLICOS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA NO ESTADO DO RIO GRANDE DOS SUL CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS
Presidência, Relatoria e Membrasia da Junta Conciliadora da Convenção das Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul - CONEMAD-RS.

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
O que é CIBE? Fundada em 1968 pela saudosa Missionária ZÉLIA BRITO MACALÃO, a Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas - CIBE, foi criada pela Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira - CONAMAD, com a finalidade de ser um braço da igreja na ação social. Sua atuação baseia-se nos princípios fundamentais das Sagradas Escrituras e em conformidade com a legislação vigente. Cabe à CIBE desenvolver ações voltadas ao atendimento, amparo e acolhimento de necessitados e desamparados. Atualmente nossas Igrejas participam de apoio a asilos, orfanatos, abrigos, atuando na arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios, remédios, agasalhos, cobertores, calçados e roupas. Palavra de Deus: "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas" (Isaías 1.17). Venha fazer parte da CIBE você também!

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026
Qual é o papel de uma Secretaria de missões? A Secretaria de Missões tem a obrigação de manter a igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra missionária de maneira geral e abrangente.

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira
Composição da Diretoria da UMADERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul para o quadriênio de 2023 a 2026.

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES
ANO 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024
ANO 2024

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES
Fotografia tirada no dia 24 de janeiro de 2004, por ocasião da Congregação Palmeira das Missões pertencente ao Campo de Cruz Alta, pela presidente da época do Pastor ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES DOS SANTOS CAMPOS.inistério de Madureira em Palmeira das Missões

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES
A cidade de Palmeira das Missões, esta localizada na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Erva Mate. Entre os episódios ocorridos no antigo município de Palmeira das Missões durante a Revolução Federalista de 1893, tem particular interesse o morticínio do Distrito de Boi Preto, um dos maiores da luta que, só encontra paralelo no genocídio da Mangueira de Pedra (Rio Negro, Bagé), que o precedeu e, segundo voz corrente, foi ainda maior. Afirma-se que naquela cidade da Fronteira Sul, os sacrificados por Adão de La Torre (e outros) somaram 410, enquanto na hecatombe serrana , conforme telegrama do comandante do massacre Firmino de Paula ao Presidente Júlio de Castilhos, atingiram 370. Formação Administrativa do município de Palmeira das Missões, cuja sede pertencia ao antigo 3.º Distrito do município de Cruz Alta, foi criado por força da Lei Provincial nº 928, de 6 de maio de 1874, com território desmembrado dos municípios de Cruz Alta e de Passo Fundo, se instalando definitivamente no 7 de abril do ano seguinte.