A Igreja Evangélica Assembléia de  Deus de Madureira foi fruto de um trabalho de fé e amor realizado por um  jovem gaúcho, natural da cidade de Santana do Livramento, Estado do Rio  Grande do Sul, que morava na cidade do Rio de Janeiro, então Capital  Federal da República de sua época. Este jovem, filho de General do  Exército Brasileiro aceitou o evangelho nos idos de 1923, seu nome:  Paulo Leivas Macalão.( veja sua biografia ).
Logo que aceitou o  Senhor Jesus Cristo, começou a congregar na casa do irmão Eduardo de  Souza Brito, pai da jovem Zélia Brito, sua futura esposa, que ficava na  rua Senador Alencar, 17, Rio de Janeiro, onde havia um ponto de pregação  da Palavra de Deus.
Depois de vários meses reunindo-se na casa  do irmão Eduardo, o jovem Paulo Leivas Macalão alugou um pequeno salão  situado na rua José Machado, 76. Foi ai então que começou a história de  Madureira.
CRESCIMENTO E MUDANÇAS
Com o crescimento do  trabalho, meses depois foi necessário alugar um salão maior, quando  então mudaram-se para a rua Borborema, 77, e foi então que se fundou  oficialmente a Assembléia de Deus de Madureira, no dia 15 de novembro de  1929. O grupo não parou de crescer, e então fez-se necessário a mudança  para um salão maior no número 13 da mesma rua Borborema.
Com a  expansão da obra a Igreja mudou-se então para a rua João Vicente, 7  quando então torna-se personalidade jurídica em 21 de outubro de 1941. A  igreja ficou alí até o dia 1º de maio de 1953, quando é então  inaugurado o majestoso e atual templo sede do Ministério de Madureira,  localizado na rua Carolina Machado, 174, Madureira, Rio de Janeiro.
A  origem da Assembléia de Deus - Ministério de Madureira, se confunde com  a própria origem das Assembléias de Deus no Brasil, haja vista, a  participação fundamental de Paulo Leivas Macalão, na fixação do trabalho  na capital do país, quando através das informações trazidas por  Heráclito Menezes, que transferido do Pará para o Rio de Janeiro, foi  congregar na "Igreja do Orfanato", na rua São Luiz Gonzaga, em São  Cristóvão, RJ, que funcionava na casa da família Brito, relatou para  aquela pequena congregação, onde Paulo Leivas Macalão era recém  convertido, do grande avivamento pentecostal que inflamava a cidade de  Belém no Pará, ensejando através do mesmo, uma carta solicitando ao  missionário Gunnar Vingren o estabelecimento da Assembléia de Deus no  então Distrito Federal em 1924, sendo o próprio Paulo Leivas Macalão, o  segundo membro batizado por Vingren e o primeiro secretário da recém  fundada Igreja. (História das Assembléias de Deus no Brasil - CPAD - pg  60-61).
Por orientação do missionário Gunnar Vingren, Paulo Leivas Macalão  inicia a evangelização dos subúrbios da Central do Brasil logo no inicio  de sua fé, começando por Realengo, Bangu, Santa Cruz, etc, sendo que em  Madureira, no salão da rua João Vicente,7, o trabalho veio a  estabelecer-se como sede dado ao seu vertiginoso crescimento, tendo sido  fundado em 15 de novembro de 1929. (História das Assembléias de Deus no  Brasil - CPAD - pg 220-221). 
Em 1930, aproveitando a presença  do grande líder pentecostal da Suécia, missionário Lewi Petrus, e  sentindo convicção da chamada de Deus ao jovem Paulo Leivas Macalão, o  missionário Gunnar Vingren o separa para o pastorado em 17 de agosto,  dando maior impulso a seu trabalho evangelístico, tendo o mesmo a  alegria e privilégio de inaugurar em Bangu a 1 de janeiro de 1933, o  primeiro Templo próprio das Assembléias de Deus no Distrito Federal,  Sudeste e Sul do país, incrementando a evangelização em vários  Municípios do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e  posteriormente no Distrito Federal, onde a hegemonia e predominância do  Ministério de Madureira, é fato notório e espantoso, tendo dentro desta  sua visão missionária, enviado os primeiros pregadores pentecostais  para o Sul Fluminense, começando o trabalho das Assembléias de Deus  nesta região do Estado em Resende, Piraí , Barra do Piraí, estendendo-se  posteriormente a Barra Mansa e Volta Redonda, onde o crescimento foi  tão extraordinário que a Igreja neste Município tornou-se a sede  regional do Ministério de Madureira no Sul Fluminense.
Templo Sede em Madureira-RJ, inaugurado em 1953 pelo Pr. Paulo L. Macalão.
A CONSTRUÇÃO DA SEDE NACIONAL DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS 
MINISTÉRIO DE MADUREIRA  - 1953-2011- 58 ANOS.
Dentro deste contexto de fé e dinamismo, um novo projeto nasce no  coração de Paulo Leivas Macalão: construir em Madureira, um grande  templo para a glória de Deus, para sediar o trabalho que se espalhava  por todo o país; sendo a primeiro de maio de 1953 concretizado este  alvo, com a inauguração do belíssimo templo da Assembléia de Deus em  Madureira, primeira Catedral das Assembléias de Deus na América Latina,  ímpar em sua beleza de estilo gótico e linhas suaves que em tudo exalta o  glorioso Nome de Jesus. Com igrejas espalhadas em todo território  nacional, mantendo um vinculo fraterno e peculiar de unidade entre as  mesmas, o pastor Paulo Macalão funda em 1958 a Convenção Nacional de  Madureira, para assegurar a unidade do trabalho, haja vista a  fragmentação que ocorria em outros ministérios, tornando com este ato o  ministério de Madureira ainda mais unido e coeso, organizando convenções  regionais nos estados e regiões do país. O livro História das  Assembléias de Deus no Brasil - CPAD - pg 224 dá uma idéia do que já  representava o ministério de Madureira na época de sua edição em 1979.
Com  a fundação da Convenção Nacional de Madureira, o patriarca, cercado de  seus mais fiéis colaboradores, cria o instrumento que asseguraria a  estabilidade da Igreja, que antes sofria com os reveses causados por  homens "amantes de si mesmos", que se rebelavam e dividiam a Igreja,  criando o famoso Estatuto Padrão, para todas as Igrejas Filiadas a  Madureira, garantindo a comunhão perpétua fraternal, espiritual,  doutrinária e patrimonial, fazendo do Ministério de Madureira o maior  Ministério Evangélico Pentecostal coeso do planeta.
Nos principais acontecimentos das Assembléias de Deus no Brasil, o  Ministério Madureira sempre esteve na vanguarda, dado ao grande  prestígio e consideração a Paulo Leivas Macalão, como expoente da fé  pentecostal no Brasil, sendo por isto mesmo escolhido para presidir o  comitê nacional da Oitava Conferência Mundial Pentecostal, mobilizando  milhares de crentes que superlotaram o maior estádio esportivo do mundo  em seu encerramento, o Maracanã - RJ; passando a fazer parte permanente  do comitê da aludida Conferência, sendo seu exemplo seguido pelas  lideranças por ele formadas mantendo a tradição de comparecer as  Conferências Mundiais com grandes representações da Assembléia de Deus -  Ministério de Madureira. 
Mesmo entre os crentes e obreiros de  outros ministérios e até outras denominações o nome de Paulo Leivas  Macalão, patriarca das Assembléias de Deus no Brasil e fundador do  Ministério de Madureira é sempre lembrado com respeito e carinho, não só  pelos ensinos ministrados no decorrer dos 52 anos de pastorado mas  principalmente pelos hinos de sua autoria, cerca de 50%, do maior  hinário pentecostal do país - Harpa Cristã - utilizada pelos milhões de  crentes no Brasil, patrimônio histórico das Assembléias de Deus -  Ministério de Madureira.