Nesta matéria, trazemos uma profunda reflexão bíblica sobre o que estamos vivendo e os prenúncios do Apocalipse relatado nas Escrituras. Nas revelações do Livro do Apocalipse de São João, revela o que está acontecendo hoje no mundo. No capítulo primeiro, o próprio Senhor Jesus Cristo se revela com uma voz forte e poderosa “como voz de muitas águas” (Apocalipse 1.15), demonstrando Seu poder sobre as águas desde antes da Criação do mundo (Gênesis 1.2). Contudo nos perguntamos o motivo de tantas enchentes e o porquê de tantos desastres naturais devido às tempestades e as fortes chuvas.
Presenciamos nos últimos dias uma verdadeira
‘enxurrada’ de situações em que as águas têm causado um cenário de destruição
em muitas cidades do Estado do Rio Grande do Sul de forma desesperadora. Tudo nos
leva a crer que o motivo de tantas águas em forma de enchentes e temporais, ocorre
devido às secas, desmatamentos, secamentos de fontes naturais de águas em muitos
lugares e não poderia deixar de citar, o distanciamento do povo com as coisas
Deus e da Sua Palavra em troca de outros prazeres humanos.
O Criador esta dando o Seu aviso, mas muitos falham nas suas escolhas. Na Palavra de Deus nos deparamos com a mensagem da Terceira Trombeta, que é descrita como “águas amargas”, conforme Apocalipse 8.10,11: “O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas uma grande estrela, ardendo como tocha. O nome da estrela é Absinto; e a terça parte das águas se tornou em absinto, e muitos dos homens morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargosas”.
Vamos compreender que as
trombetas tinham o objetivo de dar avisos e no Apocalipse representam o anúncio
da volta de Jesus. A Terceira Trombeta revela a contaminação da terça parte das
águas “porque se tornaram amargosas” (Apocalipse
8.10,11). É verdade que o que está acontecendo com as águas é que têm trazido
amargura para os desabrigados vitimados pelas enchentes.
O Deus Criador tem nos alertado sobre a tribulação dos últimos tempos. Nas revelações do Apocalipse 11.6 diz: “Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem”. Aqui se refere às duas testemunhas que virão para preparar a volta do Senhor Jesus, pois terão autoridade para orar e fazer com que pare de chover sobre a terra, como o Profeta Elias que profetizou sobre uma grande seca e depois orou para que chovesse novamente (Tiago 5.17,18).
As duas testemunhas do Apocalipse terão como propósito revelar o poder de Deus diante da tribulação e do juízo Divino perante os homens. Tudo isso são sinais dos últimos tempos da humanidade. Em Apocalipse 12.5 diz: “Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio”. No Livro do Apocalipse capitulo 12, relata sobre uma mulher que representa a Igreja (Apocalipse 21.2) e uma serpente que é o mal personificado na figura de satanás (Apocalipse 12.9). Em meio uma grande perseguição, a mulher foge da serpente que lança um rio de águas para tentar alcançar a igreja. Mas a igreja é o ser humano que é o templo do Espírito Santo. Estas águas representam provações e muitas lutas que enfrentamos em nossas vidas (Isaías 43.2).
Tudo isso demonstra que serão maiores os sinais quando
estiver mais perto da voltar do Senhor Jesus, no que se refere ao Princípio das Dores e
da Grande Tribulação que esta por vir (Marcos 13.2-13). É bem verdade que as águas
têm u, significado de muita tribulação para muitos lugares, conforme povos foram atingidos
pelas enchentes, desabamentos e tsunamis em diversos lugares do mundo.
Mas o juízo do Criador, conforme revelado nas Terceira, Sexta e Sétima Taças, que relata águas em sangue, secamento do rio Eufrates e chuvas de pedras. No Apocalipse 16.4 diz: “Derramou o terceiro a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. Então, ouvi o anjo das águas dizendo: Tu és justo, tu que és e que eras, o Santo, pois julgaste estas coisas”. As Taças no Apocalipse representam o juízo de Deus sobre o mundo em pecado. A terceira taça se derrama ao fazer com que “as fontes das águas se tornaram em sangue” (Apocalipse 16.4).
Porém, enquanto a terceira Trombeta afeta a terça parte das águas tornando-as
amargas e a terceira Taça atinge a totalidade das águas que se transformam em
sangue, isso demonstra o poder do Senhor sobre a natureza. Infelizmente as águas têm matado muitas pessoas em desastres como
desabamentos e enchentes. Além disso, a contaminação das águas também provocam
doenças mortais. O sangue também pode ser símbolo de guerras e violências no
mundo inteiro. Com a falta de água potável para abastecer muitos lugares, haverá
guerras e cobrarão preços altos para o escasso fornecimento de água.
Mas as águas no Apocalipse podem ter o significado do aviso de Deus através das trombetas. A tribulação significa as dificuldades enfrentadas e o juízo de Deus vem pelos meios narrados com as taças e os povos tanto salvos como perdidos, conhecerão em fim a verdadeira fonte da água da vida que é o Senhor Jesus Cristo.
Meus queridos meditem nesta palavras e saibam que o Santo dos Santos já nos avisou de muito tempo de tudo o que esta acontecendo e acontecerá, porque o fim está muito próximo.
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário