O HOMEM NATURAL
Todos os seres humanos que escolherem deixar-se influenciar por paixões, por desejos, apetites e por impulsos da carne e que não for pela inspiração do Espírito Santo, viverão dias difíceis e fora da direção de Deus. Pessoas assim poderão compreender as coisas do mundo físico, mas não compreenderão as coisas espirituais. Nós seres humanos somos carnais, ou seja, mortais, e por causa da queda de Adão e de Eva nos tornamos vulneráveis à morte. Ocorre que todas as pessoas precisarão nascer de novo pela Expiação do pecado através de Jesus Cristo para deixar de ser um homem natural e se tornar um novo homem, desta vez um homem espiritual.
O homem natural não compreende das coisas do Espírito, porque quando carnal vê somente as coisas deste mundo e vive com elas como se tudo fosse importante e nada além disso existisse. Vejamos a Palavra de Deus em (1ª Co 2,14: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
Porque o homem natural se torna inimigo de Deus e é necessário se despojar da velha natureza. Vejamos o que Paulo escreve à Igreja de Éfeso, quando toma notícia da carnalidade e dos apetites do povo e do distanciamento de Deus naquela cidade. A Preocupação do Apóstolo era em alcançar a oportunidade de salvação aos moradores de Éfeso, pois viviam mais para as coisas da carne e em quase nada para as coisas de Deus. Vejamos o seguinte versículo: Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência" (Ef 2.2).
O homem que persiste em andar na sua própria natureza carnal, permanece em seu estado caído, não alcançando a graça de Deus. Vejamos a seguinte mensagem das Santas Escrituras: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3.23-24).
O homem natural que existe dentro de cada um, somente será destruído quando sua vida for verdadeiramente transformada e as velhas práticas forem esquecidas dando lugar as coisas novas que lhe darão uma novidade de vida. O Apóstolo Paulo refere a seguinte mensagem: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ª Co 5,17).
Todos os homens que estão em seu estado natural ou carnal não podem viver sem Deus no mundo, pois carecem da gloria de Deus mediante o perdão de seus pecados. A Bíblia diz: “a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 32.25-26).
Mas quando o homem natural se derramar e entregar sua vida ao Criador de todas as coisas passa então a ter o amparo dAquele que criou todas as coisas, e que quer ter um relacionamento verdadeiro com o novo homem. Este já não será mais o homem carnal mas sim o novo homem espiritual. O Rei Davi disse a seguinte mensagem no Salmos 375: “Entrega os teus caminhos ao Senhor, confina nEle e Ele tudo fará”. Com isso, o novo homem não mais viverá dos prazeres da carne e das coisas deste mundo, mas passara a viver em novidade de vida, com a fé nas coisas que o mundo vindouro lhes trará. Isso é fé! Que tudo seja para a honra e a glória do Pai Celestial.
Venha conhecer a nossa Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira na Avenida Independência, 1999, bem no centro de Palmeira das Missões, com cultos todos os domingos às 20 horas, sextas 20 horas e o Círculo de Oração nas terças também às 20 horas. Deus os abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário