SALVAÇÃO PELO MESSIAS
Meus queridos leitores, vocês podem indagar o que é a “salvação” à luz da Palavra de Deus, segundo as Santas Escrituras. Vejamos alguns exemplos: “Apressa-te em meu auxílio, ADONAY, minha salvação.” (Tehilim/Salmos 38:23). Neste Salmo, o Rei Davi pede por salvação e a pressa do Todo Poderoso em socorrê-lo. Noutro contexto dos Salmos, assim devemos observar: “Mas os meus inimigos são cheios de vida e são fortes, e muitos são os que sem causa me odeiam.” (Tehilim/Salmos 38:20). Vislumbramos que o Rei Davi pedia livramento das mãos de seus inimigos. Segundo o Profeta Yirmiyahu (Jeremias), em seu Livro, sobre salvação diz: “Deveras em ADONAY nosso Elohim está a salvação de Israel.” (Yirmiyahu/Jeremias 3:23). Nesse contexto sobre a temática salvação, o Profeta esta falando sobre o retorno dos judeus do exílio babilônico: “Naqueles dias andará a casa de Yehudá (Judá) com a casa de Israel; e virão juntas da terra do norte, para a terra que dei em herança a vossos pais.” (Yirmiyahu/Jeremias 3:18). No Tanakh, a Bíblia Hebraica, a palavra raiz “yashá` (יָשַׁע)” e seus derivativos, aparecem mais de 350 vezes, mas nesse contexto, que dizer que é livramento da mão de inimigos, de situações perigosas ou angustiantes. Segundo o Dicionário Hebraico Strong, diz: “vingar, defender, preservar, resgatar, levar à salvação, salvar”, se refere a salvação natural e não espiritual no sentido de morrer e ir para a glória. Devemos observar que em nenhum momento o Tanakh (Bíblia Hebraica) faz o uso do termo com conotação de qualquer tipo de salvação. Esta é uma visão judaica. Na teologia cristã faz-se uso de suas próprias interpretações acerca da salvação pelas Santas Escrituras. Pois salvação significa da morte para a vida eterna.
Para os judeus que tem uma visão
diferenciada do povo do ocidente, a salvação
no judaísmo, esta firmada sobre dois ângulos: Vale dizer de que se a pessoa tem
uma experiência divina e passa se relacionar com o Eterno, tem uma experiência
de transformação espiritual assim melhor falando. Também por se desejar que a
pessoa tenha garantias de um destino certo na vida após a morte. Na primeira
citação vamos tropeçar na questão de que o tipo de ideia não existe na crença
da religião judaica. Já no Cristianismo existe a compreensão de que os seres
humanos estão, por causa do pecado, na situação de desviados dos caminhos do
Criador e que a salvação culminaria na retomada de um novo relacionamento com DEUS.
Para se ter a tão sonhada salvação, é
necessário ter fé e crer no Messias cristão, que para os judeus tradicionais, isso
seria impossível de acontecer. Pois na sua maioria, não creem no Messias Jesus.
Porém existem judeus convertidos, os quais o conhecemos como judeus
messiânicos.
Mas queridos, essas incompreensões e
questões da visão dos judeus para o ponto de vista cristão, somente nos leva a
entender que a questão é um tanto quanto religiosa e também interpretativa das
Santas Escrituras. Nos cristãos aceitamos e cremos no Filho de Deus. Os judeus
creem que somente no Eterno. Vejamos a seguinte passagem da visão cristã: E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás
salvo, tu e a tua casa (Atos 16,31).
Nesta passagem que relata o Apóstolo Paulo e Silas na cidade de Tiatira, pregando
a Palavra de Deus ao carcereiro que aceitou ao Senhor Jesus, tanto para ele
como para todos os de sua casa, interpretamos que tão somente pela fé creu no
poder do nome de Jesus. Esta é a nossa visão sobre salvação, o que diferencia é
que os judeus na sua maioria, não creem na existência do Filho de Deus ainda,
mas que O esperam para um futuro próximo, pois para eles, o Mashiach ainda não
veio, enquanto para nós é o Messias, o nosso Senhor Jesus, O qual aguardamos para
a Sua segunda vinda. Amém! Espero ter sido útil (Pastor João Amilton).
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