PROVÉRBIOS 6:6-11
INTRODUÇÃO:
1. Observamos a seguir muitas advertências da Bíblia Sagrada contra a preguiça e o preguiçoso. No texto áureo que esta em Pv 6:6-11, a Palavra de Deus diz o seguinte: "6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. 7 Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, 8 Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. 9 O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? 10 Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; 11 Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado".
Vemos que a preguiça e o preguiçoso são repreensões de Deus, o qual não aprova pessoas que agem levianamente, sem se preocuparem consigo mesma, nem com os outros. O preguiçoso não prospera, pelo contrário, tem uma vida cheia de percalços e de derrotas. Vejamos a seguir características desse mal que atinge tantas pessoas que poderiam trabalhar e melhor servir a Deus, mas não fazem tais coisas.
I. CARACTERÍSTICAS DE UM PREGUIÇOSO
A. Em sua relação consigo mesmo.
1. Adora dormir.
a. "Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o preguiçoso, na sua cama" (Pv 26:14).
b. "O que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução. Um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado" (Pv 24:32-34).
2. Arruma desculpas para sua incapacidade para o trabalho.
a. Frio demais - "O preguiçoso não lavrará por causa do frio; pelo que mendigará na sega e nada receberá” (Pv 20:4).
b. Muito perigoso - "Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas" (Pv 22:13).
c. O tempo est ruim - "Quem observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará" (Ec 11:4).
3. Falha ao concluir uma tarefa.
a. "O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente" (Pv 12:27).
4. Constantemente frustrado.
a. "O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. Todo dia avidamente cobiça, mas o justo dá e nada retém" (Pv 21:25-26).
b. Em seu relacionamento com os outros. “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1Pe 4.8).
1. Fala sobre o que ele vai fazer.
a. "Em todo trabalho há proveito, mas a palavra dos lábios só encaminha para a pobreza" (Pv 14:23).
2. Sempre cheio de conselhos.
a. "Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que bem respondem" (Pv 26:16).
II. CONSEQUÊNCIAS DE SER UM PREGUIÇOSO.
A. Física / consequências materiais.
1. Causas da pobreza
a. "O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos é falto de entendimento" (Pv 12:11).
b. "Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; E eis que tudo era cultivado ao longo de espinhos, e urtigas tinha coberto o rosto da mesma, e o seu muro de pedra estava derribado. Então vi, e considerei; e, vendo-o recebi instrução. Um pouco de sono, um pouco adormecendo, encruzando as mãos outro pouco para estar deitado, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado" (Pv 24:30-34).
2. Acarreta perda de independência
a. "A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários” (Pv 12:24).
3. Dificuldades com o empregador.
a. "Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam" (Pv 10:26).
b. Consequências espirituais.
1. Rouba-nos de nossas almas.
- Assim como uma construção física requer manutenção, o mesmo acontece com a alma de uma pessoa.
a. "e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai a vossa fé a virtude, e a virtude, a ciência, e a ciência, a temperança, e a temperança, a paciência e à paciência, a piedade, e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis" (II Pe 1:5-10).
2. A nossa preguiça impede outros de ouvir o evangelho.
a. "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Todo o poder é dado a mim no céu e na terra. Portanto, ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mt 28:18-20).
CONCLUSÃO:
A preguiça sempre levou pessoas a uma pobreza sem fim. O homem preguiçoso nunca chegará a lugar algum. A preguiça constante não deve ser permitida, por a Bíblia Sagrada afirma em 2 Tessalonicenses 3:11-12, o seguinte: “Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia; a esses tais, porém, ordenamos e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo que, trabalhando sossegadamente, comam o seu próprio pão”.
Para alcançarmos a redenção e sucesso espiritual, a vida cristã deve ser caracterizada por um trabalho árduo e edificante. A Bíblia Sagrada nos diz em 2 Timóteo 2:15: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Neste caso,o Apóstolo Paulo esta falando acerca dos obreiros que devem levar a Palavra de Deus trabalhar dando sempre bons exemplos, como é de costumes dos santos.
Não conhecemos nenhum preguiço que tenha tido êxito e sua vida. A Bíblia diz em Provérbios 10:4-5 o seguinte: “O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão do diligente enriquece. O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha”.
Pessoas preguiçosas não têm bom senso, são pessoas sem caráter espiritual e vivem como sangue-suga, usurpando a bondade alheia . Na Bíblia Sagrada encontramos em Provérbios 26:13-16, a seguinte expressão: “Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o faz o preguiçoso na sua cama. O preguiçoso esconde a sua mão no prato, e nem ao menos quer levá-la de novo à boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que sabem responder bem”.
Vejamos o exemplo das formigas que trabalham dioturnamente para no momento da escassez, ter seu alimento guardado, pois não são como os gafanhoto, as formiguinhas, ensinam os preguiçosos como devem agir. A Bíblia diz em Provérbios 6:6-11: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa. Hô preguiçoso, até quando ficarás deitador? quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso; assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado”.
Por fim, a preguiça realmente é um doença incurável que leva o homem a perder a sua salvação, a perder a dignidade humana que é a de realizar alguma coisa no decorrer da sua vida, a perder o caráter e de viver mendigando, usurpando e sacrificando aqueles que agem de bom coração. preguiçoso não se firma em nenhum trabalho, não para em empregos, nunca tem dinheiro, é infiel ofertante, dizimista, mau obreiro, agoreiro e fofoqueiro. Nunca esta disposto a fazer nada, mas gosta de opinar, é inoportuno, com todas essas características é forte candidato ao caldeirão de fogo. Olha que diz a Bíblia Sagrada que é a Palavra de Deus: "Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam" (Pv 10:26). Deus os abençõe e continuem trabalhando e amando o que Deus lhes deu a fazer. Pastor João Amilton.