A ORELHA DE MALCO!
Meus queridos amigos leitores desta coluna. Vamos falar sobre a vida e Obra do Senhor Jesus e de quando estava orando no Getsêmani. Com certeza era ma noite fria e angustiante. De repente na madrugada surge Judas Escariótes o Traidor acompanhado de oficiais do Sumo Sacerdotes Caifás um bando de fariseus. Estes homens foram prender Jesus e algo acontece de forma abrupta. O Apóstolo Pedro, mais Tiago e João estavam próximos de Jesus. Os soldados cercam o Mestre para prendê-lo. Pedro em ato de defesa saca uma espada e desfere um golpe na cabeça do Soldado Malco e corta-lhe a orelha direita do servo do sumo sacerdote, Mateus 18,10: “Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco”.
Mas o que era ser o servo de um sumo sacerdote: Eram homens que almejavam um dia ser sacerdotes. Estes dedicavam suas vidas e anos estudando a Toráh, se preparando para o cargo. Pois dedicavam ao trabalho no Templo de 12 em 12 horas colocando lenha no altar para o fogo não apagar. No fim de seu estágio, quando faltava um ano para serem consagrados ao Sacerdócio, se tornavam servos do Sumo-Sacerdote e o acompanhavam o tempo todo na condição não só de aprendizes (discípulos), mas de servos. Há um grande equivoco que muitos cometem afirmando de que Pedro cortou a orelha do soldado, pois a Palavra de Deus diz que Malco era “servo do Sumo-Sacerdote” (Mt. 26:51; Mc. 14:47; Lc. 22:50; Jo. 18:10). Etimologia: Malco ou Malchus é a forma helênica do hebraico Meleque que significa “rei”. Na Bíblia ele é identificado por João como aquele servo do Sumo Sacerdote Caifás que lidera a legião de soldados romanos para prender Jesus.
O Sumo Sacerdote tinha quatro grupos de servos a seu serviço. Os chamados de chefes dos sacerdotes. O comandante do templo, responsável pelo culto e pelo policiamento no santuário e que substitui o Sumo Sacerdote em caso de necessidade, os chefes das 24 secções semanais, os sete vigilantes do templo e os três tesoureiros. Estes o Sumo-Sacerdote poderia substituí-los quando necessário. Levítico 21:17 - Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. Levítico 21:21 - Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. Os servos não podiam ter nada deformado em seu corpo, ou defeito físico. Malco preparou-se a vida inteira para ser um dia um Sumo-Sacerdote. O Sumo-Sacerdote na época de Jesus não era como no Antigo Testamento, um homem escolhido por Deus, mas escolhido por Herodes, a fim de que atendesse aos interesses de Roma. Caifás era o Sumo-Sacerdote que perseguiu e condenou Jesus.
Segundo a Palavra de Deus, Malco estava sempre à disposição do Sumo-Sacerdote, mesmo que estivesse a serviço da maldade desse sacerdócio. Na prisão de Jesus, Malco foi motivado naquele momento para fazer o pior possível, mesmo que seu coração não estivesse se corrompido levando-o a aceitar aquelas condições, mesmo assim executou a missão de prender Jesus em nome do Sumo-Sacerdote. Malco com certeza acreditava estar a serviço da Obra de Deus. Na verdade Malco era um homem que se achava na multidão errada, defendendo a causa errada, envolvendo-se com pessoas erradas.
No momento da prisão, Malco perde uma das partes mais importantes dos requisitos para realizar o seu sonho “a orelha”. As Escrituras Sagradas mencionam que a orelha era a direita (Jo 18.10). Nas Leis Cerimoniais estava expresso que todas as vezes que o sacrifício se iniciasse, era necessário que o sacerdote fosse ungido antes de se apresentar perante o altar do Senhor. As partes do corpo do sacerdote que deveriam ser ungidas eram o dedo polegar da mão direita, indicando a positividade do sacerdote em cumprir toda a lei, o dedo polegar do pé direito, indicando que os pés deste sacerdote andariam apenas nos caminhos do Senhor e a ponta da orelha direita indicando que o sacerdote ouviria apenas a voz do seu Deus. Levítico 14:14 - E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito.
O ultimo milagre do ministério terreno de Jesus foi o de consertar a orelha de Malco. Por isso Jesus é o nosso restaurador. Quem sabe você perdeu a orelha ou seus sonhos de ter algo que acabou desistindo. O nosso Senhor Jesus é poderoso para fazer muito mais do que pensamos ou imaginamos. Devemos Confiar nEle e esperar o melhor dEle. Em qualquer área de nossas vidas, Jesus poderá mudar todas as circunstâncias. Creia nisso! Bom final de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário