HISTÓRIA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS
MINISTÉRIO DE MADUREIRA
MINISTÉRIO DE MADUREIRA
A Assembléia de Deus começa no Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos EUA. A princípio, freqüentaram a Igreja Baptista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Eles traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas estranhas — como a evidência inicial da manifestação para os adeptos do movimento. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos EUA (e também de forma isolada em outros países), principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor negro leigo, chamado William Joseph Seymour, na Rua Azusa, Los Angeles, em 1906.
A nova doutrina trouxe muita divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembléias distintas, conforme relatam as atas das sessões, os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de Janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembléia de Deus, em virtude da fundação das Assembléias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, outra vez, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.
A Assembléia de Deus no Brasil se expandiu pelo Estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegou ao Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da República. Um fato que marcou a igreja naquele período foi a conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um general, através de um folheto de evangelismo. Foi ele o precursor do assim conhecido Ministério de Madureira, como veremos adiante.
A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e graças à igreja pentecostal escandinava, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, RN, a Assembléia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem, contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus dos EUA através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.
ORGANIZAÇÃO DENOMINACIONAL
As Assembléias de Deus estão organizadas em forma de árvore, onde cada Ministério é constituído pela Igreja-Sede com suas respectivas filiadas, congregações e pontos de pregação. O sistema de administração é um misto entre o sistema episcopal e o sistema congregacional, onde os assuntos são previamente tratados pelo ministério, com forte influência da liderança pastoral, e depois são levados à Assembléia para serem votados. Os pastores das Assembléias de Deus podem estar ligados a convenções estaduais que, por sua vez, se vinculam a uma Convenção de caráter nacional.
CONAMAD - Convenção das Assembléia de Deus no Brasil - Ministério de Madureira
Bispo Manoel Ferreira
Presidente da CONAMAD
CONEMAD/RS - Convenção das Assembléia de Deus no Brasil - Ministério de Madureira no
Rio Grande do Sul
Palavra do Presidente:
"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós".
Dois homens foram crucificados com Jesus. Estavam ali, pois haviam praticado o mal. Ao contrário de Jesus, que em nada se havia achado para o feito. Um deles blasfemava de Jesus, mostrando que mesmo estando naquelas condições, não havia se arrependido do que fizera, muito menos havia humildade no seu coração. O sofrimento de estar pregado numa cruz, não mudara o seu interior.
Muitas pessoas que não se convertem pelo amor, tornam-se alvos fáceis das presas do inimigo. O mal tem atuado com perseverança sobre muitas vidas, que mesmo estando ao lado de Jesus (na igreja) não fazem a Sua vontade, assim não O reconhecem como Senhor e Salvador. A pessoa que despreza a humildade torna-se cega a tal ponto, que mesmo estando ao lado de Deus, não o reconhece como tal, logo o seu destino é o lago de fogo e enxofre, onde haverá choro e ranger de dentes por toda a eternidade.
"Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam, mas este nenhum mal fez".
Este outro malfeitor, reconheceu quem estava ali pregado na cruz, e logo, admitiu os seus erros.
"E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". (Lc 23.39-43).
Depois de perceber quem estava ao seu lado, e reconhecer os seus erros, agora invoca a misericórdia Dele. Apesar de ter sido um malfeitor por toda a sua vida, abriu o seu coração, e foi salvo.
Não há dúvidas de que não é fácil reconhecer que somos falhos, e entregar-se a Jesus, suplicando o perdão. Só os quebrantados de coração conseguem alcançar a salvação. Jesus espera por você.
"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". (Mt 5.3). (conemad/rs.com.br)
Pastor Noé Vargas
Presidente.
Nosso Pastor Presidente da CONEMAD/RS, também preside os Campos Porto Alegre, a capital dos gaúchos, de Três Coroas, cidade da Serra Gaúcha e de Novo Hamburgo, cidade integrante da regiãos calçadista, e também muitas outras igrejas pelo nosso Estado. Há muitos anos na presidencia de nossa Convenção, tem dado um excelente testemunho pastoral e de vida a todos os seus ministros, membros e congregados. É um homem que ama distintamente o Ministério de Madureira, realizando visitas a todos os Campos de trabalho, organizando e dirigindo todas as convenções e participando das principais festas de nossas igrejas pelo Estado e fora também, como suas presenças eficazes em todas as Convenções Nacionais. O Pastor Noé Vargas, é um mestre amado por todos os seus liderados e um grande líder espiritual, homem de resoluta coragem, um ícone entre os assembleianos gaúchos, que suas ações o fazem integrar a história das Assembléias de Deus Ministério de Madureira no Rio Grande do Sul.
NOSSA HISTÓRIA - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
O municipio de Palmeira das Missões teve a sua emancipação no ano 1874. A sua origem, se deu, pela passagem de tropeiros que levavam o gado do Rio Grande do Sul para os Outros Estados e por extratores de erva mate (planta tipica do rio grande do sul de onde se extrai as folhas para se fazer a erva para o chimarrão bebida tipica ). A a base de sua economia esta baseada na agricultura e no comercio local. Esta localizado a um distância de 374 Km da capital Porto Alegre, conta com uma população de 34.225 habitantes, conforme pesquisa do IBGE. Palmeira das Missões é uma das cidades do Rio Grande do Sul com um índice expressivo de evangélicos de denominações diversas. Palmeira trás na sua história, um marco de guerras, revoluções, de coronelismo, onde muitas pessoas morreram por conta de grandes batalhas que derramaram muito sangue do povo gaúcho, divididos entre Maragatos e Chimangos. Conta a história de que no decorrer da revolução no antigo distrito de Boi Preto, morreram numa embosca e pela degola numa noite, mais de trezentos maragatos. Tudo isso, com certeza ajudou no crescimento do evangelho nesta região do Estado do Rio Grande do Sul, conhecida como Reião Norte. Palmeira tem suas histórias, suas conquistas, suas lutas, mas o grande vitorioso nas batalhas da atualidade é Jesus Cristo, o qual esta no coração da gauchada palmeirense, que não resiste a Sua glória e Seu poder, onde centenas todos os meses em todas as denominações tem se rendido ao Grande General de Guerra, o Senhor dos Senhor e Deus dos Deuses, o nosso Deuse Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
HISTÓRIA DA ADMADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES
A Assembléia de Deus Ministério de Madureira de Palmeira das Missões, começou nos idos dos anos 80, onde vários pastores e obreiros abriram portas de pregação, alcançando almas para Cristo, mas enfrentando muitas dificuldades no crescimento do Ministério de Madureira em nossa município. Alguns obreiros começaram o trabalho, mas em seguida, eram substituídos por outros. Houveram épocas que o trabalho parecia que iria deslanchar, mas as dificuldades pareciam serem maior. Até o ano de 2003, vinha na luta de manter o trabalho do Ministério de Madureira de portas abertas, o então Pastor Dirigente, o Evangelista Plínio Machado Farias, que dos 11 anos anos integrando a igreja, nos últimos 06 anos, vinha na direção dos trabalhos. A congregação estava ligada ao Campo de Santa Maria, presidido por seu atual Presidente, o Pastor José Elizeu da Silva, que fora Presidente da Convenção do Estado e também da Junta Conciliadora.
No final do ano de 2003, a igreja de cidade de Palmeira das Missões, num acordo convencional, foi passada para o Campo de Cruz Alta, presido pelo então Pastor Antônio Carlos Rodrigues dos Santos Campos, que tomou como metas a troca de endereço da igreja, como também a de Pastor Dirigente. A igreja não tinha bens móveís e funcionava na casa do então Pastor Dirigente, na Vila Westphalen. Inicialmente foi designado o Presbítero Jõão dos Santos, oriundo do Ministério de Campinas/GO, que começou as evangelizações em finais de setembro de 2003, não permanecendo muito tempo. No final do mês de dezembro, foi designado o Evangelista Luiz Denilson Cordeiro, para dar prosseguimento aos trabalhos de evangelização. De setembro de 2003 até o dia 24 de janeiro de 2004, a congregação funcionou na Rua Sete de Setembro, 375, apartamento 202, na sala da residência do então Diácono João Amilton de Anunciação.
Aos 24 dias do mês de janeiro de 2004, fora então inaugurada a nova congregação, sob supervisão do Pastor Presidente Antônio Carlos Rodrigues dos Santos Campos, que no culto inauguracional deu posse ao Evangelista Luiz Denilson Cordeiro, como Pastor Dirigente e ao Diácono João Amilton de Anunciação, como Co-pastor e tesoureiro. Desta feita, a igreja estava localizada no centro da cidade, com amplo salão e conforto aos obreiros, membros e congregados, situada na Rua General Osório, nº 210. A congregação funcionou neste endereço até o dia 15 de setembro de 2004, sendo tranferida para a Avenida Independência, 1999, centro da cidade, onde funciona até o dia de hoje. No início do mês de agosto de 2004, mais precisamente no dia 11 daquele mês, o Evangelista Luiz Denilson Cordeiro, solicita sua saída da direção dos trabalhos e também do ministério de obreiros do Campo Cruz Alta. Depois de alguns dias sem designação de um obreiro para atender aos trabalhos, o então Presbítero João Amilton de Anunciação, foi empossado como Pastor Dirigente da congregação, mais precisamente no dia 17 de agosto de 2004, pelo Pastor Presidente, num culto de quarta-feira. Como medida a ser adotada, transferiu a sede da igreja para a Avenida Independência, 1999, tendo realizado o primeiro culto no dia 19 de setembro de 2004, com boa presença de membros e visitantes. Os antigos membros das congregações anteriores devido as dificuldades sofridas e que o Ministério de Madureira enfrentou, se espraiaram por outras congregações evangélicas. Mas aos poucos o novo Pastor Dirigente foi agregando um novo povo, sendo que na atualidade conta com um bom número de obreiros e obreiras, um prédio próprio, grupo de louvor, círculo de oração, programas de rádio, participações em jornais locais, serviços de internet e tem recebido pastores e missionários de outros continentes, além de pastores e missionários de outras partes do Brasil para vir ministrar em sua congregação.
Em março de 2008, O Pastor Antônio Carlos Rodrigues dos Santos Campos, foi fazer a Obra do Senhor Jesus Cristo, no Estado de Goias, na capital Goiânia, no Ministério Fama do amado Pastor Abigail Carlos de Almeida, segundo Vice-Presidente da CONAMAD, homem de Deus e visionário, o qual tive o prazer e a honra de conhecer e de até recebermos em nossa casa aqui em Palmeira das Missões. O Pastor Antônio Carlos, além de ser o meu pai na fé, é um amigo e orientador, o qual nos deixou e sempre nos causa saudade pelo imenso amor e adminiração que temos por ele e por sua amada família. O Pastor Antônio Carlos é Maranhense e atualmente esta em Madri, na Espanha fazendo a vontade do Criador de todas as coisas. Com a ido do Pastor Antônio Carlos para Goias, assumiu a presidência do Campo de Cruz Alta, o Pastor José Fernandes da Silva, oriundo do Ministério Fama de Goiânia/GO, para cuidar dos trabalhos regionais, incluindo várias cidades e congregações, supervisionando os pastores e obreiros do Campo Cruz Alta, realizando Reuniões Fraternais em todas as cidades e participando das principais festas do Campo. O Pastor Fernandes é mineiro, mas já aprendeu a saborear o melhor dos Pampas, o bom chimarrão ou mate, como muitos assim conhecem essa típica bebida dos gaúchos.
NOSSO MINISTÉRIO
Tudo começou a acontecer na minha vida ministerial, na vida de minha família e dos novos trabalhos de Palmeira das Missões e do Campo Cruz Alta, quando viemos por ordem de Deus, através da voz do Espírito Santo, de uma interpretação de línguas e da revelação de Deus através do Pastor Antônio Carlos Rodrigues dos Santos Campos, na época Presidente do Campo Cruz Alta, no Culto de Santa Ceia, na igreja sede de Cruz Alta, no mês de novembro de 2002, quando então Primeiro Tesoureiro do Campo, que enquanto escrevia a ata das realizações administrativas que ocorrera naquela noite, rapidamente ouvi a voz do Espírito Santo dizendo assim: "Filho meu, eis que te tiro deste lugar e te levarei a um lugar que não esta em teu coração, e lá farás a minha obra e será em Palmeira das Missões". Primeiramente ouvi um chamado, mas não percebi do que estava se tratando, mas quando ouvi pela segunda vez, "fiquei anestesiado". Quando parei de ouvir a voz do Espírito de Deus, o Pastor Antônio Carlos começou a falar em línguas estranhas, foi quando também "interpretei o que se falava", pois vinha a confirmar tudo aquilo que acabara de ouvir do Espírito Santo. Em seguida o Pastor Antônio Carlos parou a pregação, sendo ele um excelente pregador e avivalista, disse ele: Não costume fazer isso, mas Deus me manda dizer o seguinte: "Irmão João onde tu esta meu filho! Eu disse estou aqui. Ele falou: Deus manda te dizer que esta te levando desse lugar, para um novo lugar e lá tu faras a Obra dEle". Eu que já estava anestesiado, me derramei em choro e lágrimas e cumpri a ordenança do Senhor para a minha vida. Como sou funcionário público do Estado do Rio Grande do Sul, exercendo na atualidade minhas funções de Secretário da 14ª Região Policial da Polícia Civil gaúcha, consegui transferência para Palmeira das Missões, me apresentando no dia 23 de dezembro de 2002, mas fixando residência com minha família, no dia 06 de janeiro de 2003. apartir dai, resolvemos falar com o nosso Pastor Antônio Carlos R. S. Campos, então Presidente do Campo das Assembléias de Deus Ministério de Madureira, com sede na cidade de Cruz Alta/RS, que autorizou a iniciarmos os trabalhos de evangelizações, como uma igreja constituída. Assim, passamos a realizar cultos na sala de nosso apartamento, onde alguns dias por semana, reuniamos um bom número de pessoas. O pentecostes falava alto, o que encomodava alguns vizinhos, mas com muito amor e carinho, fomos agregando algumas daquelas almas ao cultos e Deus operava poderasamente. Naquela abençoada sala, até Santa Ceia servimos aos irmãos amados. Em 24 de janeiro de 2004, na Rua General Osório, nº 210, centro, foi inaugurado o Templo, contando com autoridades, pastores, membros e muitos visitantes, sob a direção do então Pastor Presidente. O trabalho foi crescendo e, em 17 de agosto, daquele mesmo ano, assumimos a direção dos trabalhos, como Pastor Dirigente da Congregação de Palmeira das Missões, sendo que naquela época, ainda era Presbítero. Em 15 de setembro de 2004, mudamos o endereço para a Avenida Independência, 1999, centro da cidade, tendo realizado o primeiro culto no novo templo, no dia 19 de setembro, com uma grande festa espiritual. Endereço esse que estamos até hoje. O trabalho do Reino de Deus depois disso veio crescendo dia após dia. Vieram muitas lutas, mas enfrentamos uma a uma e vencemos todas e continuamos lutando e vencendo. Outras sabemos que virão, mas não será diferente, venceremos todas elas. Estamos ganhamos almas para Jesus, mas sabemos que ainda pouco estamos fazendo. As almas alcançadas, hoje são preparadas por Deus, para ganharem mais almas. O crescimento do Reino de Deus é verdadeiro, pois quando jogamos semente em terra boa, germina, cresce, dá uma planta, esta gera frutos, e estes geram outros, dando 30, 60 e 100 por um, como está explicito na parábola do semeador em Mt 13. Contamos atualmente com duas congregações e mais a Sede, corpo de obreiros e obreiras, grupo de louvor muito abençoado, Círculo de Oração denominado de Colunas de Fogo, Escola Bíblica Para Crianças, e cultos quase que diariamente. Muito temos feito, mas sabemos que é muito pouco, pois poderemos e faremos muito mais.
CRIAÇÃO DO CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES
No dia 16 de março de 2013, estivemos na Reunião Fraternal da CONEMAD/RS, na cidade de Parobé/RS, sob a direção do Pastor NOÉ VARGAS, Presidente da CONEMAD/RS, onde recebemos a autorização para a criação do novo Campo de Palmeira das Missões, com agendamento de posse da Presidência e Diretoria, para o dia 06 de abril de 2013.
No dia 06 de abril de 2013, às 19h30min., pelo Pastor Moises dos Santos Lemos, Presidente da Junta Conciliadora e Primeiro Vice Presidente da CONEMAD/RS, foi aberto o Culto de Posse do Pastor João Amilton de Anunciação, como Pastor Presidente do novo Campo da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Palmeira das Missões Ministério de Madureira, ocasião em que foi noticiado sobre a ausência do Pastor Noé Vargas, Presidente da CONEMAD/RS, devido a seu estado de saúde. Também se fez presente o Pastor José Fernandes da Silva, Presidente do Campo de Cruz Alta, o qual autorizou o desmembramento da então Congregação de Palmeira das Missões e de Santo Augusto, para a criação do novo Campo. O Pastor José Fernandes da Silva deu um bom testemunho do Pastor João Amilton, versando sobre os trabalhos realizados e o companheirismo durante o período em que estiveram trabalhando juntos no Campo Cruz Alta.
A diretoria teve posse com o Pastor João Amilton, como Presidente do Campo Palmeira das Missões, tendo o Presbítero Ademir Rosa dos Santos e Presbítero Luiz Carlos Pompeu, como primeiro e segundo Vice-Presidentes. Auxiliar Matheus Teixeira e Diaconisa Márcia Regina dos Santos Teixeira, como primeiro e segunda Secretários. Diaconisa Rosimari Oliveira da Rocha e Missionária Martha Valéria Lopes Cabreira de Anunciação, como primeira e segunda Tesoureiras. O Conselho Fiscal foi composto pelo Diácono Sérgio Ronaldo de Freitas da Silva, Auxiliar Plínio Ignácio Mafalda e pelo Auxiliar Abner da Rocha Brizola.
Naquela ocasião foram consagrados novos Obreiros para o novo Campo de Palmeira das Missões, conforme a seguir: Ao Presbitério Jorge Moreira, da Congregação de Santo Augusto. Ao Diaconato: Gustavo Cabreira de Anunciação, Dair Vitória Teixeira, Márcia Regina dos Santos Teixeira, da Sede de Palmeira das Missões. Cecília Teresinha do Amaral Moreira e Fábio Romero da Silva, da Congregação de Santo Augusto. A Auxiliares: Plínio Ignácio Mafalda, Matheus Teixeira, Abner da Rocha Brizola, Luma Oliveira da Rocha, Nadine Oliveira da Rocha, todos da Sede de Palmeira das Missões e Marisa Moreira da Silva, da Congregação de Santo Augusto.
A posse do Pastar Presidente, Pastor João Amilton e Missionária Martha Valéria Lopes Cabreira de Anunciação, foi realizada com muitas lágrimas e alegria juntamente com a igreja, sendo aquele momento de muitas emoções. O novo Campo de Palmeira das Missões tem uma grande missão a cumprir na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, pois existem cidades aonde o Ministério de Madureira ainda não chegou, dando ao novo Pastor Presidente uma responsabilidade de evangelizar uma região onde o evangelho precisa crescer, pois almas estão sedentas pela Palavra de Deus esperando os irmãos para levarem a mensagem de salvação.
A cidade de Palmeira das Missões e região com certeza ouviram muito falar do Campo de Palmeira das Missões do Ministério de Madureira, porque muitas conquista serão alcançadas, pois um dos grande mandamentos de Jesus Cristo é o “IDE”, e este Campo de trabalho tem esse objetivo, dar crescimento ao número dos salvos conforme nos orienta a Palavra de Deus.
ASSEMBLÉIA DE DEUS DE PALMEIRA DAS MISSÕES MINISTÉRIO DE MADUREIRA
Avenida Independência, 1999, centro, CEP: 98.300-000
E-mail: pastorjoaomilton@yahoo.com.br
UMA IGREJA FELIZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário