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quinta-feira, 20 de março de 2025

Gênesis 28

ESTUDO BÍBLICO DE GÊNESIS 28

 Gênesis 28 fala sobre a fuga de Jacó após ter recebido a bênção de Isaque. O estudo bíblico de Gênesis 28 revela que o Senhor apareceu a Jacó num sonho enquanto ele seguia para Padã-Harã. Aquele episódio foi muito importante na vida de Jacó.

O esboço de Gênesis 28 pode ser dividido em três partes:

·         A fuga de Jacó para Padã-Harã (Gênesis 28:1-9).

·         A visão da escada (Gênesis 28:10-17).

·         Jacó ergue uma coluna em Betel (Gênesis 28:18-22):  18 Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.19 E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz. 20 E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; 21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; 22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

 

A fuga de Jacó para Padã-Harã (Gênesis 28:1-9)

Gênesis 28 começa registrando a bênção de Isaque a Jacó (Gênesis 28:1-4). Diferentemente da bênção registrada em Gênesis 27 que tratava especialmente a questão da sucessão patriarcal, a bênção relatada em Gênesis 28 ligava Jacó diretamente às bênçãos da aliança abraâmica; que compreendia as promessas de posteridade e possessão da terra.

O conteúdo da bênção deixa isso claro: “Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos; e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão (Gênesis 28:3,4).

O nome divino empregado por Isaque ao abençoar Jacó foi El Shaddai, isto é, “Deus Todo-Poderoso”. Esse foi o mesmo nome com o qual o próprio Deus havia se revelado a Abraão (Gênesis 17:1 - 1 - Abrão tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro).

 Depois, Isaque despediu Jacó e o enviou a Padã-Harã. Isaque e Rebeca também não queriam que Jacó tomasse como esposa uma mulher Cananéia. Então enviá-lo à casa de Betuel em Padã-Harã também serviu a esse propósito. Inclusive, Esaú já tinha se casado com mulheres cananéias e isso foi motivo de grande desgosto para seus pais (cf. Gênesis 27:42-46).

Betuel era o avô materno de Jacó. O objetivo era que Jacó se casasse com uma das filhas de Labão, o irmão de Rebeca (Gênesis 28:2). Além disso, a viagem de Jacó também fazia parte do plano de Rebeca em protegê-lo da ira de Esaú.

Essa primeira parte de Gênesis 28 termina com uma tentativa desesperada de Esaú em agradar seus pais e rivalizar de alguma forma com Jacó. Ele havia entendido que seus pais não se agradavam das mulheres de Canaã, e que tinham enviado Jacó à casa de seus parentes para conseguir-lhe uma esposa.

Então Esaú foi buscar uma nova esposa entre as filhas de Ismael, irmão de Isaque e filho de Abraão. Mas esse episódio apenas reforçou a falta de discernimento espiritual de Esaú, pois apesar de Ismael ser filho de Abraão, ele não era o herdeiro da promessa da aliança do Senhor (cf. Gênesis 17:18-21; 21:12-13).

A visão da escada (Gênesis 28:10-17)

Durante a jornada de Jacó rumo a Padã-Harã após sair de Berseba, ele parou num certo lugar para passar a noite. Mais a frente, o texto bíblico de Gênesis 28 esclarece que aquele lugar era Betel. Esse lugar ficava cerca de 80 quilômetros ao norte de Berseba, e 10 quilômetros de Jerusalém.

A Bíblia diz que Jacó pegou uma das pedras do lugar e a usou como seu travesseiro (Gênesis 28:11). A palavra “travesseiro” traduz um termo hebraico que pode indicar que a pedra não serviu necessariamente para apoiar a cabeça de Jacó, mas para protegê-la.

Enquanto dormia, Jacó teve um sonho em que ele viu uma escada cuja base estava posta na terra e seu topo atingia o céu. Os anjos do Senhor subiam e desciam pela escada. A imagem vista por Jacó provavelmente era uma grande rampa de pedras com degraus que se estendia até alcançar o céu (Gênesis 28:12).

O escritor de Gênesis diz que o Senhor estava perto de Jacó e falou com Ele. A mensagem de Deus para Jacó relembrava as promessas que Abraão recebeu do Senhor. Deus afirmou a Jacó a sua aliança, garantindo-lhe sua presença, proteção e benção sobre sua descendência (Gênesis 28:13-15). Quando Jacó acordou, ele reconheceu que Deus estava naquele lugar e temeu (Gênesis 28:16,17).

Aquela visão foi um grande encorajamento para Jacó. Num certo sentido, a visão de Jacó naquele sonho também apontava para Cristo, o único acesso dos homens a Deus (cf. João 1:51; 1 Timóteo 2:5).

Jacó ergue uma coluna em Betel (Gênesis 28:18-22)

Como resposta à maravilhosa experiência que havia tido, Jacó tomou aquela mesma pedra que ele tinha usado durante a noite para se deitar e a erigiu em coluna. Naquela época, era costume afirmar a importância religiosa de um lugar através da edificação de uma coluna de pedra.

A intenção de Jacó era exatamente essa, pois em seguida, sobre o topo da coluna de pedra, ele derramou-lhe azeite num ato de consagração. Então ele chamou aquele lugar de Betel, que significa “a casa de Deus”.

Na sequência, Jacó fez um voto a Deus; na verdade o voto mais longo registrado em todo o Antigo Testamento (Gênesis 28:20-22). No voto, basicamente Jacó prometeu reconhecer o Senhor como seu Deus e dar o dízimo de tudo o que lhe fosse concedido, caso Deus cumprisse sua promessa.

Por isso a maioria dos estudiosos entende que Jacó tentou fazer um tipo de barganha com Deus. Na visão, o Senhor já tinha lhe garantido sua bênção, presença e proteção incondicionais; mas parece que Jacó queria garantir através de seu voto que Deus realmente cumpriria sua promessa.

Alguns poucos intérpretes preferem traduzir a expressão “se Deus for comigo” usada por Jacó, por “já que Deus […]” (Gênesis 28:20). Nesse caso, o voto de Jacó teria sido uma adoração sincera com base na confiança na promessa do Senhor; e não uma tentativa de comprar o favor divino.

Mas é mais provável que o voto de Jacó em Gênesis 28 realmente tenha sido um voto de uma pessoa imatura na fé. Ele ainda tinha muito a aprender sobre seu relacionamento com o Senhor. Aqui vale lembrar que somente depois de alguns anos foi que Jacó teve um encontro com Deus no Vale de Jaboque que transformou sua vida e lhe deu maturidade espiritual (Gênesis 32:24-28).

Boa Elitura,

Amem!

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A cidade de Palmeira das Missões, esta localizada na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Erva Mate. Entre os episódios ocorridos no antigo município de Palmeira das Missões durante a Revolução Federalista de 1893, tem particular interesse o morticínio do Distrito de Boi Preto, um dos maiores da luta que, só encontra paralelo no genocídio da Mangueira de Pedra (Rio Negro, Bagé), que o precedeu e, segundo voz corrente, foi ainda maior. Afirma-se que naquela cidade da Fronteira Sul, os sacrificados por Adão de La Torre (e outros) somaram 410, enquanto na hecatombe serrana , conforme telegrama do comandante do massacre Firmino de Paula ao Presidente Júlio de Castilhos, atingiram 370. Formação Administrativa do município de Palmeira das Missões, cuja sede pertencia ao antigo 3.º Distrito do município de Cruz Alta, foi criado por força da Lei Provincial nº 928, de 6 de maio de 1874, com território desmembrado dos municípios de Cruz Alta e de Passo Fundo, se instalando definitivamente no 7 de abril do ano seguinte.