NOSSA MISSÃO

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Palmeira das Missões Ministério de Madureira, tem a missão de fazer a diferença no Reino de Deus em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países do mundo. Pois nossos objetivos nos levam a sermos uma igreja alicerçada na Palavra de Deus primando pela salvação das almas, levando o evangelho a toda a criatura fazendo sempre a vontade de Deus, reconhecendo que o Senhor Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de todos nós, para que os homens sejam servos obedientes e bons dispenseiros da multiforme graça do Senhor. Ministério de Madureira Uma Igreja Feliz! Contatos: 55.99998.3905.

IEADEMMAD

IEADEMMAD
IEADEMMAD

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

terça-feira, 27 de maio de 2014

Heresiologia

HERESIOLOGIA
Por Reverendo Samuel Ferreira

Definição: É o estudo das Heresias e Seitas . Heresia - Doutrina contrária ao que foi definido pela Igreja em Matéria de Fé. Seita - Doutrina ou sistema divergente de opinião geral e seguida por muitos.
Definição Evangélica Heresiaé toda doutrina que em matéria de fé sustenta opiniões contrárias ás palavras de Deus.
Muitos crentes julgam desnecessário o estudo desta matéria, afirmando que não nos interessa estudar heresias, mas apenas a Palavra de Deus. Sem querer criticar os que pensam assim, dentre muitos motivos, julgamos alguns suficientes para nos levarem a estudar as religiões e seitas falsas. O seu estudo nos proporciona o seguinte:

1 - Nos capacita a combatê-las:
O Apóstolo Paulo conhecia as falsas doutrinas e foi um árduo lutador no seu combate. Precisamos conhecer o inimigo que vamos enfrentar. Quanto mais conhecemos suas táticas e sua natureza, mais teremos possibilidades de vence-lo. Gl.1.7-9; I Tm.4.1. Porque ? – Para estarmos preparados. Ef. 4.14 ; Hb.13.9.
De Deus vem o bom ensinamento – Dt. 32.1- 4.

  1.1 - Gl.1.7-9:
     a. 7 O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
     b. 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
    c. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.”
  1.2 - I Tm.4.1: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”
  1.3 - Ef. 4.14: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;”
  1.4 - Hb.13.9: “Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.”
  1.5 - Dt. 32.1- 4: “1 Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca".
    a. 2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
    b. 3 Porque apregoarei o nome do SENHOR; engrandecei a nosso Deus.
    c. 4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.”

2 – Nos auxilia na Evangelização:
Não sabemos quais os tipos de pessoas que vamos encontrar quando pregamos o Evangelho. Conhecendo suas armas(doutrinas) teremos maior facilidade para falar o amor de Deus. É necessário que o Cristão conheça a verdade para combater a mentira, daí dizer que além do conhecimento das seitas falsas o cristão deve possuir um bom conhecimento da Palavra de Deus.
  2.1 - II Pe 3.18; Ef.4.15; I Pe.2.2.
  2.2 - II Pe 3.18: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”
  2.3 - Ef.4.15: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”
  2.4. I Pe.2.2: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;”

3-Aumenta a nossa Fé:
Quando nos deparamos com as doutrinas das falsas seitas, na maioria das vezes ridículas e sem fundamentos, temos mais segurança naquilo em que temos crido. II Tm.1.12; Hb. 11.6.
  3.1 - II Tm.1.12: “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.”
  3.2 - Hb. 11.6: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

4 - Aumenta a nossa responsabilidade:
O Cristão é individualmente responsável pela busca do conhecimento da verdade e ao combate à mentira . Ser contrário ao erro e a mentira sem estar preparado é falta de responsabilidade cristã. Ef. 6.14-17; II Tm.2.15; I Tm.3.13-16.
  4.1 - Ef. 6.14-17: “14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
    a. 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
    b. 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
    c. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
  4.2 -  II Tm.2.15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
  4.3 - I Tm.3.13-16: “13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
    a. 14 Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa;
    b. 15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
    c. 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.”
  4.4 - Como Identificar uma Heresia1 – Desarmonia com a Bíblia – Tudo que contradiz a Bíblia é praticado.
  4.5 – Contradição dos fatos – Histórias e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal. Incredulidade para com ensinamentos em fatos reais , bíblicos ou com raízes bíblicas. Infelizmente muitos bons Cristãos tem sido enganados por coisas tais.

5 – Incoerência lógica:
Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A Maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história , a ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita. A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das Heresias como um sinal dos tempos. I Tm. 4.1 ; II 2.1.
    a. I Tm. 4.1: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”
    b. II 2.1: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.”

6. Como Identificar uma Seita Falsa
  6.1 – JESUS não é o centro das atenções:
As seitas falsas de um modo geral subestimam o valor de Jesus. As seitas orientais têm os seus deuses ou profetas que colocam acima de tudo . Os ocidentais ou substituem Jesus por outro “Cristo” ou colocam o Filho de Deus em posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos em conseqüência.
    a. Hb.12.2: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”
    b. Jo.3.14: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;”
    c. Is. 52.13-15: “13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.
    c. 1. 14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.
    c.2. 15 Assim borrifará muitas nações, e os reis fecharão as suas bocas por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que eles não ouviram entenderão.”
    d. Is.53.11-12: “11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
    d.1. 12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”

  6.2 – Tem outras fontes doutrinárias além da Bíblia:
Crêem apenas em partes da Bíblia. Admitem e aceitam como “inspirados” escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa dose daquilo em que crêem. Alguns chegam a desacreditar da Bíblia, da qual fazem muitas restrições.

  6.3 – Dizem serem os únicos certos:
Uma das principais características de uma seita falsa é dizerem sempre que são os únicos certos e sem falhas. Pode ter sido fundada há 5,10,20 ou 100 anos; não importa – é a única certa e ai daqueles que não lerem pela sua cartilha! Tais pessoas deveriam pelo menos ter o cuidado de não serem tão preconceituosas.

  6.4 – Usam de falsa interpretação:
As interpretações que fazem dos textos bíblicos, desprezando os princípios auxiliares da Hermenêutica tem levado inúmeras pessoas as vezes bem intencionadas a fundarem uma seita falsa. De um modo geral isso acontece por total ignorância das regras da interpretação do nosso próprio idioma que são ensinadas em nossos colégios.
     6.4.a - Ex. Pv. 26.20 (A) – Mt. 27.52 (53). Jo.16.33 – I Jo.5.4.
     6.4.b - Pv. 26.20 (A) “Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda.”
     6.4.c - Mt. 27.52 (53) “52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
    6.4.d -53 E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.”
    6.4.e - Jo.16.33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
    6.4.f - I Jo.5.4 “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”

  6.5 – Ensinam ao homem a desenvolver sua própria salvação:
De um modo geral as religiões e seitas falsas ensinam aos homens a se salvarem e a desenvolverem sua própria salvação. Ex. – Buda na Índia aconselhava : Andai no nobre caminho dos oitos passos e vos salvareis. Confúcio – Andai nas veredas pisadas, sede bons cidadãos do império celeste.
Os Egípcios ensinavam : preparai-vos para os julgamentos de Osíris observando a regra de boa conduta. O maometismo recomenda: Firmai-vos junto aos pilares da conduta.
A Bíblia afirma categoricamente : At 4.12; 10.43; I Tm 2.5,6.

  6.6 – São prosiletistas:
    a. At 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
    b. At 10.43 “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.”
    c. I Tm 2.5,6 “5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
    d. 6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.”
     e. Uma das atividades principais das falsas seitas é pescar no aquário dos outros. Com um pouco de sutileza conseguem desencaminhar para o seu meio até mesmo muitos bons cristãos. I Tm.4.1
    f.  I Tm.4.1 “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”
INTRODUÇÃO
Heresiaderiva da palavra grega háiresis e significa: “escolha”, “seleção”, “preferência”. Daí surgiu a palavra seita, por efeito de semântica. Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Em resumo, é o abandono da verdade.
  1. O termo háiresis aparece no original em Atos 5.17; 15.5; 24.5; 26.5; 28.22. Por sua vez, “heresia” aparece em Atos 24.11; 1 Coríntios 11.9; Gálatas 5.20 e 2 Pedro 2.1.
Atos 5.17 “E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,”
  2. 15.5; “Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.”
  3. 24.5; “Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;”
  4. 26.5; “Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.”
  5. 28.22 “No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.”
  6. O estudo da heresiologia é importante, sobretudo pelo fato de os ensinos heréticos e o surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia, isto é, um dos sinais dos tempos sobre os quais falaram Jesus e seus apóstolos.
  7. O apóstolo Paulo, por exemplo, nos dois primeiros versículos do capítulo quatro da sua primeira epístola a Timóteo, escreve:
  8. “Mas o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que têm cauterizada a própria consciência”.

2 - O apóstolo Pedro escreve também:
“Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente heresias destruidoras, até ao ponto de negarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2 Pe 2.1-3).
  2.1 - 2 Pe 2.1-3 “1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
  2.2 - 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
  2.3 - 3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”

3 - Uma seita é identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos:
    1. A Bíblia Sagrada:
    2. A Pessoa de Deus
    3. A queda do homem e o pecado
    4. A Pessoa e a obra de Cristo
    5. A salvação
    6. O porvir

  3.2. Se o que uma seita ensina sobre estes assuntos não se coaduna com as Escrituras, podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética. Entre as muitas razões para o surgimento de seitas falsas no mundo, hoje, destacam-se as seguintes:
    a. A ação diabólica no mundo (2 Co 4.4).
    b. Co 4.4 “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”
    c. A ação diabólica contra a Igreja (Mt 13.25).
    d. Mt 13.25 “Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.”
    e. A ação diabólica contra a Palavra de Deus (Mt 13.19).
    d. Mt 13.19 “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
    e. O descuido da Igreja em pregar o Evangelho completo (Mt 13.25).
    f. Mt 13.25 “Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.”

4 - A falsa hermenêutica (2 Pe 3.16).
    a. 2 Pe 3.16 “Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.”
    b. 7. A falta de conhecimento da verdade bíblica (1 Tm 2.4).
    c. 1 Tm 2.4 “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”
    d. 8. A falta de maturidade espiritual (Ef 4.14).
    e. Ef 4.14 “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”
    f. Esperamos, pois, que a leitura deste livro possa de alguma forma ajudar àqueles que estão à procura da verdade libertadora, Jesus Cristo (Jo 8.38).
    g. Jo 8.38 “Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.”

CATOLICISMO
I – O CATOLICISMO ROMANO:
Até há bem pouco tempo, os melhores livros escritos sobre seitas e heresias não incluíam a Igreja Católica Romana no seu esquema de estudos, talvez devido ao fato de grande parte deles terem sido escritos em países onde essa igreja não exercia suficiente influência para ser notada como tal. Não é esse o caso do Brasil, onde a grande maioria dos membros de nossas igrejas, teoricamente, veio do catolicismo romano, já que essa igreja é majoritária (pelo menos nominalmente) em nossa pátria desde o seu descobrimento, em 1500.

II. RESUMO HISTÓRICO DO CATOLICISMO:
A Igreja Católica menciona o ano 33 d.C. como a data da sua fundação. Isto vem do fato de que toda ramificação do Cristianismo costuma ligar a sua origem à Igreja fundada por Jesus Cristo. Porém, quanto ao desenvolvimento da organização eclesiástica e doutrinária da Igreja Romana, é muito difícil fixar com exatidão a data de sua fundação, porque o seu afastamento das doutrinas bíblicas deu-se paulatinamente.

1.1. COMEÇO DA DEGENERAÇÃO:
Durante os primeiros três séculos da Era Cristã, a perseguição à Igreja verdadeira ajudou a manter a sua pureza, preservando-a de líderes maus e ambiciosos. Nessa época, ser cristão significava um grande desafio, e aqueles que fielmente seguiam a Cristo sabiam que tinham suas cabeças a prêmio, pois eram rejeitados e perseguidos pelos poderosos. Só os realmente salvos se dispunham a pagar esse preço.
Graças à tenacidade e coragem dos Pais da Igreja e dos famosos apologistas cristãos, o combate da Igreja às heresias que surgiram nessa época resultou numa expressão mais clara da teologia cristã. Quando os imperadores propuseram-se a exterminar a Igreja Cristã, só os que estavam dispostos a renunciar o paganismo e a sofrer o martírio declaravam sua fé em Deus.
Logo no início do século IV, Constantino ascendeu ao posto de imperador. Isso parecia ser o triunfo final do Cristianismo, mas, na realidade, produziu resultados desastrosos dentro da Igreja. Em 312, Constantino apoiou o Cristianismo e o fez religião oficial do Império Romano. Proclamando a si mesmo benfeitor do Cristianismo, achou-se no direito de convocar um Concilio em Nicéia, para resolver certos problemas doutrinários gerados por determinados segmentos da Igreja. Nesse Concilio foi estabelecido o chamado “Credo dos Apóstolos”.

1.2. CAUSAS DA DECADÊNCIA DA IGREJA:
A decadência doutrinária, moral e espiritual da Igreja começou quando milhares de pessoas foram por ela batizadas e recebidas como membros, sem terem experimentado uma real conversão bíblica. Verdadeiros pagãos que eram, introduziram-se no seio da Igreja trazendo consigo os seus deuses, que, segundo eles, eram o mesmo Deus adorado pelos cristãos.
Nesse tempo, homens ambiciosos e sem o temor de Deus co- meçaram a buscar posições na Igreja como meio de obter influência social e política, ou para gozar dos privilégios e do sustento que o Estado garantia a tantos quantos fizessem parte do clero. Deste modo, o formalismo e as crenças pagas iam-se infiltrando na Igreja até o nível de paganizá-la completamente.

1.3. RAÍZES DO PAPADO E DA MARIOLATRIA:
Desde o ano 200 a.C. até o ano 276 da nossa Era, os impera- dores romanos haviam ocupado o posto e o título de Sumo Pontífice da Ordem Babilônica. Depois que o imperador Graciano se negara a liderar essa religião não-cristã, Dâmaso, bispo da Igreja Cristã em Roma, foi nomeado para esse cargo no ano 378. Uniram-se assim numa só pessoa todas as funções dum sumo sacerdote apóstata e os poderes de um bispo cristão.
Imediatamente depois deste acontecimento, começou-se a pro- mover a adoração a Maria como a Rainha do Céu e a Mãe de Deus. Daí procederam todos os absurdos romanistas quanto à humilde pessoa de Maria, a mãe do Salvador.
Enquanto se desenvolvia a adoração a Maria, os cultos da Igreja de Roma perdiam cada vez mais os elementos espirituais e a perfeita compreensão das funções sobrenaturais da graça de Deus. Formas pagas, como a ênfase sobre o mistério e a magia, influenciaram essa igreja. O sacerdote, o altar, a missa e as imagens de escultura assumiram papel de preponderância no culto. A autoridade era centralizada numa igreja dita infalível e não na vontade de Deus, conforme expressada pela sua Palavra.

1.4. O CISMA ENTRE O ORIENTE E O OCIDENTE:
O cisma entre o Oriente e o Ocidente logo tornou-se evidente. O rompimento final aconteceu, em 1054, com a Igreja Ocidental, ou Romana, sediada em Roma, então Capital do Império, por parte da Igreja Oriental, ou Ortodoxa, que assim separou-se da Igreja Romana, ficando sediada em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia. A Igreja Oriental guardou a primazia sobre os patriarcados de Jerusalém, Antioquia e Alexandria.
Desde então, a Igreja Romana, nitidamente desviada dos prin- cípios ensinados por Jesus no seu Evangelho, esteve como um barco à
deriva, sem saber onde aportar. Até que veio a Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero. Foi mais um cisma na já combalida Igreja Romana.

II. PAGANIZAÇÃO DA IGREJA ROMANA:
Note a seguir o processo da gradual paganização da Igreja Católica Romana, desde que ela começou a abandonar a simplicidade do Evangelho de Cristo, até os nossos dias:

SECULOS e ANOS
I - Dogma ou CerimôniaI
II -33-196 - Nesse período da História, a Igreja não aceitou ne- nhuma doutrina anti-bíblica.
III - 197 - Zeferino, bispo de Roma, começa um movimento herético contra a divindade de Cristo.
IV - 217 - Calixto se torna bispo de Roma, pondo-se à frente da propaganda herética e levando a Igreja de Roma para mais longe do caminho de Cristo.
V - 270 - Origem da vida monástica no Egito, por Santo Antônio.
VI - 370 - Culto dos santos professado por Basílio de Cesaréia e Gregório de Nazianzo. Primeiros indícios do turíbulo (incensário), paramentos e altares nas igre- jas, usos esses introduzidos pela influência dos pagãos convertidos.
VII - 400 - Orações pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.
VIII - 431 - Maria é proclamada a “Mãe de Deus”.
IX - 593 - O dogma do Purgatório começa a ser ensinado.
X - 600 - O latim passa a ser usado como língua oficial nas VI celebrações litúrgicas.
XI - 609 - Começo histórico do papado.
XII - 758 - A confissão auricular é introduzida na igreja por re- ligiosos do Oriente.
XIII - 789 - Início do culto das imagens e das relíquias.
IX - 819 - A festa da Assunção de Maria é observada pela pri- meira vez.
XV - 880 - Canonização dos santos.
XVI- 998 - Estabelecimento do Dia de Finados.
XVII - 998 - Quaresma.
XVII - 1000 -Cânon da Missa.
XIX - 1074 - Proíbe-se o casamento para os sacerdotes.
XXI - 1075 - Os sacerdotes casados devem divorciar-se, compulsoriamente, cada um de sua esposa.
XXI - 1095 - Indulgências plenárias.
XXII - 1100 - Introduzem-se na igreja o pagamento da missa e o culto aos anjos.
XIII - 1115 - A confissão é transformada em artigo de fé.
XXIV - 1025 - Entre os cônegos de Lião aparecem as primeiras idéias da Imaculada Conceição de Maria.
XXV - 1160 - Estabelecidos os 7 sacramentos.
XXVI - 1186 - O Concilio de Verona estabelece a “Santa Inquisição”.
XXVII - 1190 - Estabelecida a venda de indulgências.
XXVIII - 1200 - Uso do rosário por São Domingos, chefe da inquisição.
XXIX - 1215 - A transubstanciação é transformada em artigo de fé.
XXX - 1220 - Adoração à hóstia.
(Matéria extraída do site www.conamad.com.br/p?=926 - pelo Pastor Samuel Ferreira, Presidente da Assembléia de Deus do Brás-SP).

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Jornal A Madrugada -16.05.2014

EDIÇÃO DO JORNAL A MADRUGADA

Agradecemos neste espaço a Jornalista ELENIR SCHLAVIN, Diretora do Jornal A Madrugada de Palmeira das Missões, pelas contribuições ao nosso Ministério de Madureira para com todos os eventos que realizamos, demonstrando assim carinho e companheirismo com as publicações veiculadas nas edições diversas em que tem difundido as programações de nossa amada igreja. Queremos esternar nossos agradecimentos e gratidão pelas matérias publicadas gratuitamente em prol da Obra do Senhor Jesus cristo e desejar o melhor de Deus para sua família, para o Jornal A Madrugada e todos os trabalhadores desse conceituado veículo de comunicação de Palmeira das Missões e região.

À direção e demais jornalistas, nosso muito obrigado!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A Grandeza do Eterno

OS ATRIBUTOS DO ETERNO

1. NATUREZA E ATRIBUTOS DO ETERNO

Natureza do Criador - o homem pode elevar-se, por meio de sua inteligência, até o conhecimento da natureza divina. Para isso, utiliza-se dos efeitos dessa natureza na realidade universal. Como os efeitos apresentam sempre alguma semelhança com a causa que os produziu, nosso conhecimento da natureza divina é, sem dúvida, real. Mas permanece incompleto e imperfeito, uma vez que uma coisa só pode ser conhecida perfeitamente quando considerada em si mesma. Como o nosso Deus é perfeição absoluta e infinita e nossa inteligência relativa é limitada, jamais poderemos apreender a natureza divina na plenitude dos seus atributos.

Atributos do Eterno - Podemos distinguir no Eterno três espécies de atributos: atributos entitativos ou metafísicos, que nos mostram o Eterno como ser e substância absolutos; atributos operativos, que no-lo revelam como ser espiritual em suas operações ou atos, e atributos morais, que no-lo manifestam como pessoa moral.
  1. ATRIBUTOS ENTITATIVOS:
  1. Simplicidade - Yahweh não é composto de partes, pois toda composição implica imperfeição. O composto depende, necessariamente, dos elementos que o constituem. O nosso Deus é, portanto, perfeitamente simples.
  1. Infinidade - O Eterno é infinito, isto é, sem limite em seu ser, pois é o ser por si, o ser que existe por sua própria essência. Nada existe além e acima dEle, que de nada depende e ao qual tudo está subordinado.
  1. Unicidade - Sendo infinitamente simples, Yahweh é infinitamente uno e indivisível. Mas é também absolutamente único. Supor dois ou mais deuses igualmente perfeitos, seria absurdo. Dois deuses seriam idênticos e então se confundiriam, ou seriam diferentes e então não poderiam ser ambos infinitamente perfeitos.
  1. Imensidade - Sendo infinito, o Eterno não pode ser circunscrito ou limitado por qualquer coisa. A imensidade é a perfeição infinita pela qual Elohin, sem ser extenso, ou ocupar algum espaço, porque é absolutamente simples, o enche integralmente com a sua presença e onipotência.
  1. Imutabilidade - Toda mudança constitui um progresso ou uma decadência. Só mudam e se transformam os seres imperfeitos. Sendo necessariamente perfeito, o nosso Deus é imutável, isto é, permanece idêntico a si mesmo, sem nenhuma mudança ou variação.
  1. Eternidade - Sendo necessário e infinito, o Eterno não tem começo nem fim. Só possuem duração limitada os seres imperfeitos. O nosso Deus, sendo infinitamente perfeito, é eterno. Não tem passado, futuro, nem presente.
  1. ATIBUTOS OPERATIVOS:
  1. Inteligência -Sendo tudo, no Eterno, infinito, sua inteligência e sua ciência são também infinitas. Para saber, Ele não precisa raciocinar. Tudo vê e conhece por intuição direta e imediata.
  1. Vontade - A vontade divina não possui limites e é livre de todo obstáculo. Para o Divino basta querer para fazer. Age com absoluta independência e sem contradição. O Eterno é o Deus é onipotente.
  1. ATRIBUTOS MORAIS:
  1. Sabedoria - A inteligência infinitamente perfeita do Criador gera a sabedoria absoluta que O faz empregar os meios mais eficazes para os fins mais dignos. Ele Tudo governa com inteligência, segurança e ordem.
  1. Bondade - O Eterno Deus é amor infinito e perfeito. Ama as coisas segundo seu valor e na proporção do seu mérito. Sendo o Bem supremo, ama a si mesmo e a todos os seres criados, na medida em que participam da sua infinita perfeição, isto é, que imitam sua essência divina.
  1. Justiça - Sendo em grau infinito, inteligente, sábio e bom, o Deus Eterno é justo. Possuindo santidade absoluta que é ordem do amor, Ele age com justiça infinitamente perfeita. Por isso, pune o mal e recompensa o bem.
  1. O dualismo, que permite a coexistência de dois princípios, um de perfeição e outro de imperfeição, ambos eternos e necessários, concorrendo ambos para a formação do mundo;
  1. O panteísmo, que afirma a identidade substancial do Eterno Deus e do mundo;
  1. O antropomorfismo, que humaniza o Eterno ou diviniza o homem.

2. RELAÇÕES DE DEUS COM O MUNDO

Deus e o mundo.- Na explicação das relações de Deus com o mundo, cumpre-nos evitar os seguintes erros:
        O dualismo é a negação da natureza divina; o panteísmo é contrário à experiência e à realidade moral; o antropomorfismo é absurdo dada a contingência e imperfeição do homem.

        Criação e providência.- As relações entre o Eterno Deus e o mundo são explicadas de maneira racional pela doutrina da criação e da providência. Segundo a concepção criacionista, o Eterno Deus, pelo seu poder e bondade infinitos, tirou o mundo do nada, isto é, sem perda da sua substância, deu existência ao mundo. Segundo a concepção providencialista, Elohim não abandonou o mundo depois de criá-lo. Continua, ao contrário, a influir, a todo momento, sobre o mundo, com sabedoria e amor, para conservar e dirigir no sentido dos fins estabelecidos pela ordem da criação.

        Imanência e transcendência.- O estudo da natureza do Deus Eterno e das suas relações com o universo nos mostra que Ele é imanente e transcendente ao mundo. Isto significa que o Eterno Deus está unido ao mundo que criou, mas dele se distingue como realidade independente. Sendo a causa primeira de tudo o que existe, o Eterno Deus é imanente pela sua presença contínua e atuante, pois os seres existem e subsistem pela influência constante do seu poder criador e providencial. Essa imanência não deve ser entendida como identificação com o mundo, o que seria incidir no erro panteísta.

        A imanência ou presença divina não exclui a transcendência, isto é, a absoluta independência do Eterno Deus do universo e o seu absoluto domínio sobre todas as coisas. O exame da natureza e atributos divinos que acabamos de realizar nos leva à conclusão de que o Criador, sendo um Ser infinito, substancial mente distinto do universo que criou, conserva e dirige, é um Ser pessoal, isto é, dotado de uma personalidade autônoma, inteligente e livre.

3. OS NOMES DO ETERNO

Quais são os diferentes nomes do Eterno e quais são os seus significados. Conhecemos Deus como sendo Deus, mas quais são os seus nomes e quais são os seus significados. Cada um dos muitos nomes de Deus descreve um aspecto diferente do seu caráter multifacetado. Aqui estão alguns dos nomes mais conhecidos de Deus na Bíblia:

EL, ELOAH: Deus "poderoso, forte, proeminente" (Gênesis 7:1, Isaías 9:6) - etimologicamente, El parece significar "poder", como em "Tenho o poder para prejudicá-los" (Gênesis 31:29). El é associado com outras qualidades, tais como integridade (Números 23:19), zelo (Deuteronômio 5:9) e compaixão (Neemias 9:31), mas a raiz original de ‘poder’ continua. 

ELOHIM: Deus "Criador, Poderoso e Forte" (Gênesis 17:7; Jeremias 31:33) - a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista (Gênesis 1:1). 

EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacó" (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5) - fala do poder supremo de Deus sobre todos. 

ADONAI: "Senhor" (Gênesis 15:2; Juízes 6:15) - usado no lugar de YHWH, o qual os judeus achavam ser sagrado demais para ser pronunciado por homens pecadores. No Antigo Testamento, YHWH é mais utilizado em tratamentos de Deus com o Seu povo, enquanto que Adonai é mais utilizado quando Ele lida com os gentios. 

YHWH / YAHWEH / JEOVÁ: "SENHOR" (Deuteronômio 6:4, Daniel 9:14) - a rigor, o único nome próprio para Deus. Traduzido nas bíblias em português como "SENHOR" (com letras maiúsculas) para distingui-lo de Adonai, "Senhor". A revelação do nome é primeiramente dada a Moisés "Eu sou quem eu sou" (Êxodo 3:14). Este nome especifica um imediatismo, uma presença. Yahweh está presente, acessível, perto dos que o invocam por livramento (Salmo 107:13), perdão (Salmo 25:11) e orientação (Salmo 31:3). 

JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14) - o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque. 

JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êxodo 15:26) - "Eu sou o Senhor que te sara", tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades. 

JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira" (Êxodo 17:15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17. 

JEOVÁ-MAKADESH: "O Senhor que santifica, torna santo" (Levítico 20:8, Ezequiel 37:28) - Deus deixa claro que apenas Ele, e não a lei, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos. 

JEOVÁ-SHALOM:"O Senhor nossa paz" (Juízes 6:24) - o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de vê-lO. 

JEOVÁ-ELOIM: "Senhor Deus" (Gênesis 2:4, Salmo 59:5) - uma combinação do singular nome YHWH e o nome genérico "Senhor", significando que Ele é o Senhor dos senhores. 

JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor nossa justiça" (Jeremias 33:16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós "para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). 

JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor" (Salmo 23:1) - Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: "Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará" (Salmo 23:1). 

JEOVÁ-SHAMMAH: "O Senhor está ali" (Ezequiel 48:35) - o nome atribuído a Jerusalém e ao templo lá, indicando que o outrora partida glória do Senhor (Ezequiel 8-11) havia retornado (Ezequiel 44:1-4). 

JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos" (Isaías 1:24, Salmos 46:7) - Exércitos significa "hordas", tanto dos anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina a fazer. 

EL ELIOM: "Altíssimo" (Deuteronômio 26:19) - derivado da raiz hebraica para "subir" ou "ascender", então a implicação refere-se a algo que é muito alto. El Elyon denota a exaltação e fala de um direito absoluto ao senhorio. 

EL ROI: "Deus que vê" (Gênesis 16:13) - o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo. 

EL-OLAM: "Deus eterno" (Salmo 90:1-3) - A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. "De eternidade a eternidade, tu és Deus." 

EL-GIBOR: "Deus Poderoso" (Isaías 9:6) - o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse 19:15).

segunda-feira, 12 de maio de 2014

8º Congresso de 09 a 11/05/2014

8º CONGRESSO DO CÍRCULO DE ORAÇÃO E CIBEPAM

Nos dias 09, 10 e 11 de maio de 2014, realizamos o 8º Congresso do Círculo de Oração e da CIBEPAM em Palmeira das Missões, com a presença de muitos visitantes e irmãos da cidade e da região. Sexta-feira foi aberto o Culto de Adoração com a oração inicial e após a entrada das Bandeiras o Brasil, do Estado do Rio Grande do Sul, do Município de Palmeira das Missões e da Assembléia de Deus Ministério de Madureira – Campo Palmeira das Missões. Em seguida foi entoado o Hino Nacional Brasileiro com o Coral Vozes da Adoração e todos os presentes. Continuando o Pastor JOÃO AMILTON DE ANUNCIAÇÃO, deu a abertura oficial do 8º Congresso do Círculo de oração e CIBEPAM, fazendo a leitura da Palavra de Deus, a qual era o tema do referido congresso: “IGREJA DO SENHOR ESTEJAIS ALERTA! – E já esta próximo o fim de todas as coisas, portanto, sede sóbrios e vigilantes em oração” (1ª Pedro 4,7).

A direção dos cultos do 8º Congresso ficou a cargo da Diaconisa TÂNIA MARA LAVALLOS GIACOMETTI PINHEIRO. A regência do Coral Vozes da Adoração, a cargo da Diaconisa MARTA ÁVILA MULLER. A direção do Círculo de Oração do ano 2014, esta a cargo da Diaconisa DAIR VITÓRIA TEIXEIRA, assistida pelas Diaconisas ROZANI NIEDERAUER GUTLHER, HELGA SCHOCAL LENCINA e ISABEL VILANTE ANDRADES. Além das amadas irmãs citadas, o Coral Vozes da Adoração estava composto de muitas irmãs que se dedicaram incansavelmente nos ensaios, quando entoaram lindos louvores. O cântico do 8º Congresso foi o “Ele Vem”, da Cantora Laurieti, o que abrilhantou mais a festa. Ainda, no sábado se apresentou o Coral do Círculo de Oração da Congregação de Santo Augusto, regido pela Diaconisa ÂNGELA ROSANE PORTOLAN e demais integrantes daquela amada Congregação. Seus dirigentes estavam presentes no evento, Presbítero JORGE MOREIRA e Diaconisa CECÍLIA TEREZINHA DO AMARAL MOREIRA.

A Pastora MARTHA VALÉRIA LOPES CABREIRA DE ANUNCIAÇÃO, Presidente da CIBEPAM e do Coral Vozes da Adoração, fez as apresentações e recebeu muitos visitantes. Emocionada, ao final do evento agradeceu a Deus por todas as bênçãos alcançadas.

As ministrações das três noites ficou a cargo da Missionária ELENITA BITHENCOURT, da AD Madureira de Três Coroas, a qual trouxe um abraço do Pastor NOÉ VARGAS, Presidente da CONEMAD/RS, para a presidência do Campo de Palmeira das Missões e a toda a igreja presente. A Missionária ELENITA BITHENCOUT estava acompanhada de seu filho JEREMIAS, da Tia TEREZINHA BITHENCOURT e do irmão PEDRO, os quais ao longo dos dias se encheram do Espírito Santo e ao retornarem deixaram muitas saudades ao povo palmeirense. Nas três ministrações, a Missionária ELENITA BITHENCOURT trouxe mensagens avivadas e cheias da presença do Espírito Santo, demonstrando conhecimento e unção, o que abrilhantou ainda mais a nossa festa e foi vaso de honra nas mãos do Eterno, pois trouxe palavras e mensagens a irmãos que o Senhor escolheu para falar naquelas noites de congresso.

A cantora SUMAYA DE JESUS cantou lindos louvores de seus CDs e de outros cantores nas noites de sábado e domingo. A cantora estava acompanhada de seu esposo, o Evangelista SAMUEL DOMINGUES DE JESUS e da filha SANDI DE JESUS, os quais nos trouxeram alegria e muito gozo aos nossos corações. SAMUEL DE JESUS apregoou a Palavra de Deus no domingo pela manhã aos amados irmão, acompanhado da cantora SUAMAYA que adorou a Deus com louvores inesquecíveis. O irmão SAMUEL DE JESUS tem sido um parceiro, juntamente com sua esposa e filha de nosso ministério aqui em Palmeira das Missões, pois tem em seu ministério de empresário de cantores gospel um vasto currículo de cantores para cultos e shows, no que em breve estaremos fazendo uma nova parceria e uma nova programação para a AD Madureira de Palmeira das Missões e região.


Para finalizar, agradecemos a todos os que contribuíram, participaram e incentivaram e continuam incentivando nosso ministério, acreditando na seriedade e firmeza de nosso trabalho para o Senhor Jesus Cristo aqui nesta cidade e também na região, dando-nos alegria e mais vontade de trabalhar na Seara do Senhor. A todos o nosso muito obrigado e até um próximo evento. Pastor João Amilton – Presidente do Campo de Palmeira das Missões.

        Ministério de Madureira - Uma Igreja Feliz!

Templo Sede

Templo Sede
Avenida José Firmino Vilande, 274, Bairro Mutirão, Palmeira das Missões

Congregação de Santo Augusto

Congregação de Santo Augusto
Rua Nonô Prates, 43, Bairro Santa Fé, Santo Augusto

Congregação Frederico Westphalen

Congregação Frederico Westphalen
Rua 137, sn, Bairro Distrito Industrial, Frederico Westphalen, RS

Congregação Irai

Congregação Irai
Rua Felisberto Reis, 323, Bairro Militar, Irai, RS

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026
CONVENÇÃO ESTADUAL DOS MINISTROS EVANGÉLICOS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA NO ESTADO DO RIO GRANDE DOS SUL CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS
Presidência, Relatoria e Membrasia da Junta Conciliadora da Convenção das Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul - CONEMAD-RS.

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
O que é CIBE? Fundada em 1968 pela saudosa Missionária ZÉLIA BRITO MACALÃO, a Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas - CIBE, foi criada pela Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira - CONAMAD, com a finalidade de ser um braço da igreja na ação social. Sua atuação baseia-se nos princípios fundamentais das Sagradas Escrituras e em conformidade com a legislação vigente. Cabe à CIBE desenvolver ações voltadas ao atendimento, amparo e acolhimento de necessitados e desamparados. Atualmente nossas Igrejas participam de apoio a asilos, orfanatos, abrigos, atuando na arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios, remédios, agasalhos, cobertores, calçados e roupas. Palavra de Deus: "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas" (Isaías 1.17). Venha fazer parte da CIBE você também!

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026
Qual é o papel de uma Secretaria de missões? A Secretaria de Missões tem a obrigação de manter a igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra missionária de maneira geral e abrangente.

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira
Composição da Diretoria da UMADERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul para o quadriênio de 2023 a 2026.

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES
ANO 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024
ANO 2024

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES
Fotografia tirada no dia 24 de janeiro de 2004, por ocasião da Congregação Palmeira das Missões pertencente ao Campo de Cruz Alta, pela presidente da época do Pastor ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES DOS SANTOS CAMPOS.inistério de Madureira em Palmeira das Missões

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES
A cidade de Palmeira das Missões, esta localizada na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Erva Mate. Entre os episódios ocorridos no antigo município de Palmeira das Missões durante a Revolução Federalista de 1893, tem particular interesse o morticínio do Distrito de Boi Preto, um dos maiores da luta que, só encontra paralelo no genocídio da Mangueira de Pedra (Rio Negro, Bagé), que o precedeu e, segundo voz corrente, foi ainda maior. Afirma-se que naquela cidade da Fronteira Sul, os sacrificados por Adão de La Torre (e outros) somaram 410, enquanto na hecatombe serrana , conforme telegrama do comandante do massacre Firmino de Paula ao Presidente Júlio de Castilhos, atingiram 370. Formação Administrativa do município de Palmeira das Missões, cuja sede pertencia ao antigo 3.º Distrito do município de Cruz Alta, foi criado por força da Lei Provincial nº 928, de 6 de maio de 1874, com território desmembrado dos municípios de Cruz Alta e de Passo Fundo, se instalando definitivamente no 7 de abril do ano seguinte.