Seminário de Antropologia e Cultura Bíblica
Neste final de semana participamos do Seminário de Antropologia e Cultura Bíblica realizado pela coordenação regional do Instituto de Formação e Educação Teológica - IFETE e Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA, dias 26 e 27 de Julho de 2014, sábado, às 19:00hs, tivemos a abertura com o hino: “Hinei maTov” (Salmo 133), e demais apresentações. às 19:10hs, a Turma I de Palmeira das Missões, apresentou o trabalho sobre “A Ordem do Seder”, explicação sobre o simbolismo de Pesach. Ás 19:40hs, a Turma VI de Panambi apresentou o trabalho “Há Matzot”, com a explicação sobre o Matzá (pão sem fermento), que é o símbolo do Corpo de Yeshua. Às 20:10hs, foi entoado o Hino Shir Haamalot (Salmo 121 em Hebraico).
A palestra e as explicações do Dr. Hector Daniel Cortez e do Rabi Gonzalo Ariel Shainfield, sobre a cultura das Festas Bíblicas, foram maravilhosas, pois são mais do entendidos em cultura hebraica e tradições do povo hebreu. Naquela oportunidade foram realizadas perguntas pelo público presente, as quais foram respondidas com excelência de sabedoria. Às 21:30hs, tivemos o término da programação de sábado.
No domingo, dia 27, às 8:30hs, a Turma V de Panambi apresentou o trabalho sobre o “Hallel” e “Mictã”, o que é cantado no Seder, quando também foram explicados o significado cultural destes Salmos que o compõem. Às 9:00hs, a Turma de Três Passos apresentou o trabalho sobre “Os Cânticos dos Degraus”, ou Canticos de Romagem ou Subida, com seus significados históricos, culturais e geográfico. Às 9:30hs, foi entoado o Hino Shir Haamalot (Salmo 121). Ás 9:40hs, tivemos uma Palestra com o Rabi Gonzalo Ariel Shainfieldo, com a interpretação do Dr. Héctor Daniel Cortez, com espaço para perguntas do público. às 11:30hs, tivemos o término da parte da manhã.
Na parte da tarde de domingo, às 13:30hs, a minha turma, a Turma de Frederico Westphalen, apresentou sobre a “Festa dos Tabernáculos”, em hebraico a Festa de Soccot, e seu significado. O trabalho foi apresentado pelos colegas Ângelo e Denis Uchoa. Às 14:00hs, foi entoado o Hino “Rei dos Reis”, cantado em hebraico. Às 14:10hs, a Turma de Pós-graduação de Panambi, fez apresentação sobre as "Fases de Ensino da Criança Hebréia", nos mesmo moldes de como o Messias foi ensinado.Às 14:40hs, a Turma IV apresentou o trabalho sobre o "O simbolismo da Oliveira". Às 15:10hs, a Turma de São Leopoldo apresentou o trabalho sobre as "Vestimentas Tradicionais Hebraicas", salientando de que era da mesma forma de como o Yeshua, o Messias se vestia. Às 16:00hs, tivemos a explicação do Rabi Gonzalo sobre cultura bíblica. Seguindo, às 16:30hs, foram encerrados os trabalhos do seminário com a oração final pelo Pastor João Amilton de Anunciação, com a consequente entrega de certificados.
Para espanto dos alunos e demais participantes do seminário, foi sabe que o Rabi Gonzalo Ariel Shainfield, é apenas um menino de 16 anos de idade, o qual como Rav Shaul, foi formado aos pés de doutores da lei e ensinamentos hebraicos. O Rabi Gonzalo Ariel Shainfield é natural da Argentina, com descendência por parte de mãe da Tribo de Levi e por parte de pai da Tribo de Judá. O Rabino demonstrou conhecimento aprofundado na Lei, na Cultura e no âmbito geral, pois com certeza, muito aprendemos e mais, que precisamos orar e muito pela paz em Israel. Com relação ao Dr Hector Daniel Cortez, temos somente a agradecer a esse professor e mestre de nossa faculdade, que além de ser nosso mestre, também se tornou um amigo, um incentivador de muitos a conhecer melhor a cultura hebraica e conhecimento bíblico. Aos amados irmão Cleber e Raquel, coordenadores do IFETE, so nos resta a agradecer e desejar o melhor de YHWH em suas vidas. Shalon Adonai!
Fotos:
Shalon Adonai!
Nenhum comentário:
Postar um comentário