A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Palmeira das Missões Ministério de Madureira, tem a missão de fazer a diferença no Reino de Deus em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países do mundo. Pois Nossos objetivos nos levam a sermos uma igreja alicerçada na Palavra de Deus, primando pela salvação das almas, levando o evangelho a toda a criatura, fazendo sempre a vontade de Deus, reconhecendo que o Senhor Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de todos nós, para que os homens sejam servos, obedientes e bons dispenseiros da multiforme graça do Senhor. Ministério de Madureira uma igreja feliz! Ministério Anunciação Profética-http://prjoaoamilton.blogspot.com - Contatos: 55.9998.3905 e 55.9915.8554.


Programa: Família Madureira

sábado, 7 de maio de 2011

SETE COISAS QUE O SENHOR ABOMINA

Texto base

Provérbio 6:16-19 "(16) Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que Ele abomina: (17) olhos altivos, Língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; (18) coração que maquina projetos Iníquo, pés que se apressam a correr para o mal; (19) testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos".

Sabemos meus queridos irmãos que o mal existe e se faz presente na vida daqueles que não tem o temor do Senhor em suas vidas. É necessário termos o discernimento do Espírito de Deus para identificarmos as ações malignas na vida de seres humanos. Se o nosso Deus detesta pessoas mentirosas, arrogantes e prepotentes, é porque isso não provém dEle e sim de Satanás. Quando no meio do povo de Deus há contendas, rixas, divisões, facções, intrigas, fofocas e tantas outras coisas ruins, devemos identificar essas ações, como ações malignas de demônios agindo dentro da casa de Deus, na vida daquelas pessoas que estão necessitando urgentemente de libertação. A libertação dessas pessoas somente virá com o poder de Deus agindo dentro da igreja, através de orações, intercessões e muita fé. Quando a ação maléfica dos agentes de Satanás age no meio do povo de Deus, há crises de relacionamentos, pessoas se esfriam na fé, podendo até causar uma apostasia geral. As experiências pastorais nos dizem de que devemos nos unir com aqueles irmãos que geram confiança e que tem a autoridade de Deus em suas vidas, para formar um grande círculo de muita oração e intercessão por aqueles que caíram nas armadilhas de Satanás. Muitas vezes uma pequena ação maléfica na vida de um ou dois irmãos, ou talvez alguns mais, desencadea uma histeria coletiva, fazendo com que tal ação cresça mais do que aquilo que o próprio Satanás havia planejado. Deixa eu explicar: Ocorre que dentro do meio cristão tem alguns que não tem nenhuma sabedoria e vigilância, um conta para o outro e assim se faz uma rede de informações negativas, diabólicas, fazendo com que toda a congregação venha a saber, se entristecer e até fazer com que alguns venham a se afastar da comunhão da igreja. Vejam bem meus queridos, uma ação maléfica trás grandes prejuízos espirituais para o povo de Deus e para a igreja onde congregam, por isso o povo de Deus tem que pedir ao Senhor "sabedoria e discernimento de espírito", para saber quando agir corretamente e não sair falando coisas a esmo, co-participando nos pecados de Satanás, fazendo com que como muito saiam do meio da comunidade cristã, pois tudo isso é vitória para Satanás e não para o povo de Deus. Precisamos ser vigilantes, sóbrios e amigos de Deus e inimigos de contendas.
 
Meus amados irmãos e caro leitor, o presente estudo há de servir como um alerta para todos nós. Para que não incorramos em praticar qualquer uma destas coisas que são abomináveis para o nosso Senhor Deus e Pai de toda a glória. Lembremo-nos do que esta escrito por Deus, através de Salomão em Pv 15:3 “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”. Precisamos pensar nisso como um alerta para a salvação de cada um de nós;

Queridos, há muitas promessas no livro de Provérbios e quero lembrá-los de que os irmãos, antes de estudarem o presente estudo, orem com muita fé e peçam ao Senhor entendimento de Sua Palavra. Quando nos colocamos na presença de Deus, tem muitos impedimentos que surgem tentando nos impedir de alcançarmos sabedoria e isso vem a nos aborrecer e entristecer aos que buscam uma melhor compreensão da Palavra de Deus. Vejamos o seguinte em Pv 16:7 “Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele”.

Estudaremos cada tópico do texto acima: 

1o. DEUS ABOMINA/DETESTA - OLHOS ALTIVOS
Como os olhos são as janelas da alma, eles transmitem o que está em nossos corações.  Um coração cheio de arrogância, prepotência e soberba se mostrará no tipo de olhar da pessoa.
Há alguns textos nos Evangelhos que contam dos olhares de Jesus, de como Ele transparecia seus sentimentos pelo olhar:  Mc 10:21 “E Jesus, olhando para ele, o amou, e lhe disse: uma coisa te falta...” (ao jovem rico);  Mc 3:5 “E olhando em redor para eles com indignação, condoendo-se da dureza dos seus corações, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele a estendeu, e lhe foi reestabelecida.” (na sinagora, onde as pessoas o observavam para ver se “pecaria” curando um homem num sábado).
Pv 21:4  “Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado”.
Pv 30:12 e 13 “Há gente que é pura aos seus próprios olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia. Há gente cujos olhos são altivos, e cujas pálpebras são levantadas para cima.”
Pv 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda”
 
2o. DEUS ABOMINA/DETESTA - LÍNGUA MENTIROSA
Quando pensamos em mentira, automaticamente lembramos do “pai da mentira”, Satanás.  Foi o próprio Jesus que assim declarou: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44).
Há diversos provérbios que alertam para os malefícios da mentira, do mexerico e da difamação:
Pv 18:8 “As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas”.
Pv 18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua...”
Pv 16:27 “O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente”.
Pv 20:19 “O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios”.
Pv 21:6 “Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte”.
Pv 21:23 “O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma”.
Pv 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite”.
 
3o. DEUS ABOMINA/DETESTA - MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE
O Senhor detesta a violência, o homicídio. O primeiro homicídio relatado na Bíblia foi o de Abel, em Gn 4:8-10:  “Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.  Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão?  Respondeu ele: não sei; sou eu o guarda do meu irmão? E disse Deus: que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim deste a terra”.
 
4o. DEUS ABOMINA/DETESTA -  CORAÇÃO QUE MAQUINA PROJETOS INÍQUOS
No caso de Caim, o Senhor o advertiu de que seu coração estava contaminado pela maquinação do mal (“se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar” Gn 4:7).
Tiago explica o processo do pecado: Tg 1:13-15 “Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta.  (14) Cada um, porém, pé tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupscência; (15) então a concupscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado sendo consumado, gera a morte”.
Em Pv 6:12 a 15, a Palavra de Deus descreve o “homem vil e iníquo”: “anda com a perversidade na boca, (13) pisca os olhos, faz sinais com os pés, e acena com os dedos; (14) perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas. (15) Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado sem que haja cura”.
Pv 11:20 “Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite”.
 
5o. DEUS ABOMINA/DETESTA  - PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL
É preciso pedir a Deus, sempre, sabedoria.  Precipitações, impaciência, ingenuidade, fraqueza, tentações, ciladas do Maligno...  bem podem nos levar a “correr para o mal”.
A Bíblia tem um alerta para nós: Pv 19:2  “Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho”.
Por isso temos a necessidade dos conselheiros:  Pv 15:22 “Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem”.
 
6o. DEUS ABOMINA/DETESTA  - TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS
Em Atos 6 temos o relato de como Estevão teve que enfrentar acusações de falsas testemunhas: “e apresentaram falsas testemunhas que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras contra este santo lugar e contra a lei; porque nós o temos ouvido dizer que esse Jesus, o nazareno, há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos transmitiu” (At 6:13 e 14).
No julgamento de Jesus os judeus do Sinédrio usaram o mesmo precedente contra o Senhor (Mt 26:59ss).
Talvez o caso de falsas testemunhas mais escandaloso de todos os tempos se encontre em Mateus 28:11-15, no caso do suborno dos guardas do sepulcro de Jesus, para que testemunhassem uma versão mentirosa, do roubo do corpo enquanto eles dormiram.
Pv 19:5 “A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará” (no verso 9 esta palavra é repetida!).
 
7o. DEUS ABOMINA/DETESTA  - O QUE SEMEIA CONTENTA ENTRE IRMÃOS
O homem vil e perverso de Pv 16:27-30 : “O homem vil suscita o mal; e nos seus lábios há como que um fogo ardente. (28) O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos. (29) O homem violento alicia o seu vizinho e guia-o por um caminho que não é bom. (30) Quando fecha os olhos fá-lo para maquinar perversidades; quando morde os lábios, efetua o mal”.
Pv. 26:20 “Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo difamador, cessa a contenda. (21) Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. (25) Quando te suplicar com a voz suave, não o creias; porque sete abominações há no seu coração. (26) Ainda que o seu ódio se encubra com dissimulação, na congregação será revelada a sua malícia”.
Pv 17:9 “O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afasta amigos íntimos”.

Por fim, meus queridos irmãos e leitores, saliento de que todas as coisas citadas pelo nosso Deus, como detestáveis e abomináveis, não devem servir de parâmetro para as nossas vidas e sim como um alerta, para não incorrermos com tais erros, porque muitas vezes achamos que os outros são os que cometem tais pecados e não nós mesmos, isso é uma espécie de falta de presença e conhecimento de Deus em nossas vidas, portanto, devemos fugir desses maléficos efeitos de Satanás em nossas vidas, para podermos amar melhor a nossos irmãos e sermos exemplos para todos aqueles que seguem a Jesus Cristo e não a nós. Sempre digo que toda a hora e glória nunca é para o homen e sim, para o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Templo Sede

Templo Sede
Avenida Independência, 1999, Centro, Palmeira das Missões

Congregação Bairro Mutirão

Congregação Bairro Mutirão
Avenida José Firmino Vilande, 1935, Bairro Mutirão, Palmeira das Missões

Congregação Vila Batista

Congregação Vila Batista
Rua Pompilio Gonçalves, 474, Vila Batista, Palmeira das Missões

Congregação de Santo Augusto

Congregação de Santo Augusto
Rua Nonô Prates, 43, Bairro Santa Fé, Santo Augusto

Congregação de Novo Barreiro

Congregação de Novo Barreiro
Avenida São João Batista, 1084, centro, Novo Barreiro

DIRETORIA DO CAMPO - 2015

CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

DIRETORIA - PRESIDÊNCIA
Pastor JOÃO AMILTON DE ANUNCIAÇÃO;

VICE-PRESIDÊNCIA
Primeiro Vice-Presidente, Evangelista ADEMIR ROSA DOS SANTOS;
Segundo Vice-Presidente, Evangelista JORGE MOREIRA;

SECRETARIA
Primeira Secretária, Diaconisa LUMA OLIVEIRA DA ROCHA TEIXEIRA;
Segunda Secretária, Diaconisa ISABEL VILANTE SILVEIRA DE ANDRADES;

TESOURARIA
Primeiro Tesoureiro, Evangelista CRISTIANO RODRIGO DINIZ DE ANDRADES;
Segundo Tesoureiro, MATHEUS TEIXEIRA;

CONSELHEIROS FISCAIS
Pastora MARTHA VALÉRIA LOPES CABREIRA DE ANUNCIAÇÃO;
Presbítero GERVALINO DE MOURA;
Diácono SÉRGIO RONALDO DE FREITAS DA SILVA;
Diaconisa ROSIMARI OLIVEIRA DA ROCHA;
Diaconisa MÁRCIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA;

CONGREGAÇÕES - DIRIGENTES
Bairro Mutirão - Palmeira das Missões
Presbítero GERVALINO DE MOURA;

CONGREGAÇÃO DE SANTO AUGUSTO
Evangelista JORGE MOREIRA

CONGREGAÇÃO DE NOVO BARREIRO
Pastora MARTHA VALÉRIA LOPES CABREIRA DE ANUNCIAÇÃO;

CÍRCULO DE ORAÇÃO - SEDE
Dirigente, Diaconisa OLINTA ROZANI NIEDERAUER GUTLER;
Primeira Auxiliar, Diaconisa HELGA SCHOKAL LENCINA;
Segunda Auxiliar, Diaconisa CLEUSA DE OLIVEIRA DE MEDEIROS.

Pórtico de Palmeira das Missões

Pórtico de Palmeira das Missões