NOSSA MISSÃO

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Palmeira das Missões Ministério de Madureira, tem a missão de fazer a diferença no Reino de Deus em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países do mundo. Pois nossos objetivos nos levam a sermos uma igreja alicerçada na Palavra de Deus primando pela salvação das almas, levando o evangelho a toda a criatura fazendo sempre a vontade de Deus, reconhecendo que o Senhor Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de todos nós, para que os homens sejam servos obedientes e bons dispenseiros da multiforme graça do Senhor. Ministério de Madureira Uma Igreja Feliz! Contatos: 55.99998.3905.

IEADEMMAD

IEADEMMAD
IEADEMMAD

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

CONAMAD NO BRASIL - CONEMAD NO RIO GRANDE DO SUL - CAMPO DE PALMEIRA DAS MISSÕES

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Oficinas de Educação 2015

MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJÚ 

- Cidade: Frederico Westphalen - 
Realização: de 19 à 21-03-2015 


Objetivos: 

ENTRE OS PROBLEMAS MAIS RECORRENTES NA ESCOLA ESTÃO A VIOLÊNCIA E A DIFICULDADE DE ESTABELECER UM TRABALHO CONJUNTO ENTRE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, A FAMÍLIA E A SOCIEDADE EM GERAL. A PRESENÇA DESSES PROBLEMAS LEVA MUITAS VEZES AO ABANDONO ESCOLAR E À REPROVAÇÃO, O QUE ACABA POR MARGINALIZAR UM GRANDE NÚMERO DE ESTUDANTES, SOBRETUDO DAS CAMADAS MENOS PRIVILEGIADAS DA SOCIEDADE. O “MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJU” PROPÕE MOBILIZAR DIVERSOS ATORES SOCIAIS PARA QUE JUNTOS DESENVOLVAM AÇÕES COM VISTAS AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA E DA EXCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO E DA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ. 

O PROJETO CONTA COM A ADESÃO DE PESSOAS INTERESSADAS EM INTERAGIR COM AS COMUNIDADES ESCOLARES TENDO COMO FOCO A PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ. 

PROGRAMAÇÃO 

Dia 19-03-2015 – quinta-feira:

07h15min - Café da Manhã com Empresários: 
Participantes: Roberto Bandeira Pereira, Procurador de Justiça, e Antônio Carlos de Avelar Bastos, Procurador de Fundações, ambos do Ministério Público do RS; Fernando Lorenz de Azevedo e Adonis Osellame, empresários; e Lorenzo Rebuelta Neves, advogado. 
Público-alvo: Empresários de Frederico Westphalen 
Local: Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen 

9h – Workshop “Direitos Humanos e Espiritualidade na Saúde” 
Palestrantes: Mauro Luís Silva de Souza, Promotor de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público do RS; e César Geremia, Médico Endocrinologista pediátrico, Mestre em medicina pela UFRGS, médico do Hospital da Criança Conceição. 
Público-alvo: Estudantes e profissionais nas áreas da saúde, do Direito e da Gestão Pública; Religiosos e comunidade em geral. 
Local: Auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI .

14h – Workshop - “Construindo uma Nova Cidadania: Sustentabilidade e Bem Estar Coletivo” .
Palestrante: Roseli Panta de Vargas, integrante do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul S/A. 
Público-alvo: Lideranças dos setores público e privado, do terceiro setor e de Universidades. 
Local: Auditório da Promotoria de Justiça de Frederico Westphalen 
14h - Workshop: “Os Princípios Fundamentais da Educação da Vida e a Ética da Libertação do Ser Humano”.
Palestrante: Ruy Pedro Baratz Ribeiro, Administrador, Professor, Conselheiro Federal dos Administradores e Preletor da Seicho-No-Ie do Brasil.

15h30min - Workshop: “Vivendo Valores na Educação” 
Palestrante: Patrícia Costa da Silva, Psicóloga e Voluntária da Brahma Kumaris. 
Público-alvo: Autoridades municipais e estaduais da região; Educadores, Orientadores educacionais e dirigentes de escolas. 
Local: Auditório da Escola Estadual Cardeal Roncalli 

17h30min – Atividade de Abertura - Harmonização e integração 
Apresentação dos Oficineiros; Propósito e História do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju - Anahy Fagundes Dias Fonseca; e Harmonização – Patrícia Costa da Silva .
Público-alvo: Oficineiros do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju.
Local: Auditório da Escola Estadual Cardeal Roncalli.

19h15min – Movimento pela Paz Sepé Tiaraju em Frederico Westphalen – “Os desafios da PAZ no cotidiano”. 
Palestrante: Rodrigo Brito, Engenheiro de Produção (USP), formação em Propaganda (ESPM), voluntário da Brahma Kumaris em SP. 

20h15min – Painel “A paz e suas facetas: Direitos Humanos, Educação, Qualidade de Vida e Bem Estar Coletivo”.
Coordenação: Dra. Anahy Fagundes Dias Fonseca, Médica psiquiatra, com Cesar Faccioli, Secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos; Anamaria Colla, Doutora em Educação, integrante do GEPAZ/PUC; e Roseli Panta de Vargas, Administradora, assessora no Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul/S.A. 
Público-alvo: Educadores, universitários e público em geral.
Local: Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI.

Dia 20/03/2015 – Sexta-Feira: 
09h – Oficinas simultâneas (veja quadro)

09h – Workshop: “Educação para Paz” 
Palestrantes: Prof. Cícero Marcos Teixeira, Doutor em Educação pela UFRGS, voluntário da Soc. Beneficente Espírita Bezerra de Menezes e do Instituto Francisco Valdomiro Lorenz; e Dra. Anahy Fagundes Dias Fonseca, Médica Psiquiatra, Vice-presidente da Associação Médico-Espírita do RS – AMERGS. 
Público-Alvo: estudantes do ensino médio e universitários 
Local: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/CESNORS.

14h30min – Painel do Movimento Sepé Tiaraju- “Os desafios da educação na atualidade: a busca do herói interior e seus valores”.
Painelistas: Dra. Anahy Fagundes Dias Fonseca, Médica psiquiatra; Dra. Rosângela Corrêa da Rosa, Promotora de Justiça Regional da Educação de Santa Maria; Dr. João Paulo Bittencourt Cardozo; Promotor de Justiça de Palmeira das Missões; e Dr. Rogério Fava Santos, Promotor de Justiça de Frederico Westphalen. 
Público-alvo: Oficineiros, participantes das oficinas e público em geral.
Local: Auditório da Escola Estadual Cardeal Roncalli.

Dia 21-03-2015 – sábado - manhã:
9h – Atividades na Praça: 
. Jogo “Trilha da Calma” – Brahma Kumaris 
. Conte Mais – Federação Espírita do RS - FERGS 
. Teatro de bonecos – Seicho-No-Ie do Brasil 
. Exposição de livros e CDs – AMERGS, Brahma Kumaris, FERGS e Seicho-No-Ie do Brasil.
. Diálogo com o Professor Cícero Marcos Teixeira 
. Feira de Empreendedorismo Banrisul 
. Brinquedos do SESC.

10h – Confecção Colar Sepé Tiaraju 
Coordenação: Anahy Fagundes Dias Fonseca e Cleci Marchioro 
Local: Praça da Matriz 
OBS: Em caso de mau tempo, as atividades serão realizadas no Ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora .


INSTITUIÇÕES PARCEIRAS:

126º/RS Grupo Escoteiro Cacique Sepé Tiaraju de Palmeira das Missões, 15ª Coordenadoria Regional da Saúde – CRS, APAE/FW, Associação Comercial e Industrial – ACI, Associação Cultural Atena, Associação Frederiquense de Proteção do Menor – PROMENOR, Associação Médico-Espírita do RS – AMERGS, Associação Melhores Amigos dos Animais – AMAA, Banrisul, Brahma Kumaris, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Câmara Municipal de Vereadores de Frederico Westphalen, CEDEDICA de Palmeira das Missões, Central Única das Favelas – CUFA/FW, Clube de Desbravadores e Igreja Adventista do 7º Dia de Palmeira das Missões, Comissão OAB vai à Escola, Escola Edgar Marques de Mattos, Escola Estadual Técnica José Cañellas, Escola Irmã Odila Lehnen, Escola Maria Falcon, Escola Nossa Senhora de Fátima, Fazenda Senhor Cristo Rei, Federação Espírita do RS – FERGS, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha / NH, GEPAZ/PUC-RS, Gestão Socioambiental - Banrisul, Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira de Palmeira das Missões, Instituto Autismo e Vida, Instituto Francisco Valdomiro Lorenz, Interact Club, ions Clube de Palmeira das Missões, OVNI Audiodescrição, Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, Presídio Estadual de Frederico Westphalen, Programa AABB Comunidade, Rotaract Club, Rotary Clube Barril, Secretaria Municipal de 
Coordenação e Planejamento de Frederico Westphalen – SEPLAN, Secretaria Municipal de Assistência Social de Frederico Westphalen, Secretaria Municipal de Educação de Frederico Westphalen, Secretaria Municipal de Educação de Palmeira das Missões, Seicho-No-Ie do Brasil, Serviço Social do Comércio – SESC, Sociedade Espírita Allan Kardec, Sociedade Espírita Luz e Caridade de Palmeira das Missões, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CESNORS, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. 

OFICINA 
RESPONSÁVEL/INSTITUIÇÃO/PÚBLICO-ALVO/LOCAL 

1. Convivência pacífica com os animais 
Associação Melhores Amigos dos Animais – AMAA 
Caio Eduardo Messora Bagnolo 
Crianças de 6 a 10 anos de idade 
Escola Municipal Marechal Floriano (Prof. Claudete, 55-9105-9326).

2. Educação ambiental e urbana, uma busca para viverem em paz para o equilíbrio da vida. 
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.
Lucimery Dal, Medica, Alessandra Gobbi Santos.
Jovens de ensino médio 

3. Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira de Palmeira das Missões 
João Amilton de Anunciação, Pastor Presidente.
Demais informações, ver tabela. Famílias, jovens, crianças e casais.
(Transcrição de publicidade).

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Culto no Bairro Mutirão

 CULTO DA FAMÍLIA

Hoje, segunda-feira, dia 26 de fevereiro de 2018, às 19 30 horas, tivemos um ótimo Culto de Adoração ao Senhor, com a ministração da Palavra de Deus pelo Missionário JERÔNIMO PHOIA, da CEI da cidade de Panambi aqui na Congregação do Bairro Mutirão de Palmeira das Missões. Obrigado irmãos pelo carinho e pela ajuda de vocês. Obrigado também ao Pastor Darcilo Loebens e Pastora Clara Loebens, Casal presidente do Centro Evangelístico Integrado da cidade de Panambi. Que Deus os abençoe poderosamente e com certeza os recompensará por sua cooperação.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Retiro Jovem 2018!

RETIRO ESPIRITUAL

Teve chuva, teve sol, teve adoração e pessoas especiais! Agradeço a cada um que participou, que ajudou, que esteve nesses momentos conosco, obrigado! Tudo o que fizemos foi para vocês, e que com a permissão de Deus conseguimos mais um retiro maravilhoso! Vocês são especiais, escolhidos por Deus! Só tenho a agradecer! (Por ANGÉLICA MOREIRA DE ANUNCIAÇÃO, Líder Jovem).


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Retiro de Carnaval

RETIRO JOVEM 2018

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2018, foi realizado o Retiro de Carnaval do Grupo de Jovens Identidade Cristã da Assembléia de Deus ministério de Madureira de Palmeira das Missões, nas dependências do Balneário de IVES ZANDONÁ, na localidade de Passo Grande, município de São José das Missões com o acompanhamento e a supervisão do Pastor JOÃO AMILTON e da Pastora MARTHA VALÉRIA, que juntamente com o casal de Líderes dos Jovens, o Presbítero GUSTAVO CABREIRA DE ANUNCIAÇÃO e a Diaconisa ANGÉLICA MOREIRA DE ANUNCIAÇÃO, auxiliados pelo Evangelista ABEL MARTINS MATTOS,realizaram com êxito os trabalhos com todos os jovens que participaram, com belas gincanas e momentos especiais com Deus e também de lazer.

Foram montadas duas equipes para participarem das gincanas, a Equipe A, denominada de Salmo 23, foi a vencedora da gincana, com o grito de guerra: "O Senhor é o meu Pastor". Mas as brincadeiras, as disputas foram todas na serenidade do Espírito Santo, onde os demais irmãos que foram cooperar se sentiram abençoados por Deus de poder desfrutar de momentos especiais com Deus e com seus familiares. Que Deus os abençoe e que no próximo ano possamos estar juntos novamente e sempre contando com a graça de Deus!

Alguns momentos fotografados:

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Usos e Costumes nas ADs

Memórias das Assembleias de Deus 

Quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Usos e Costumes nas ADs

Usos e costumes nas Assembleias de Deus. Eis um assunto controverso e polêmico. Acreditou-se por muito tempo na preservação dos costumes por longo período. Segundo Isael de Araújo no Dicionário do Movimento Pentecostal os "usos e costumes estiveram profundamente arraigados à própria imagem que os pentecostais faziam de si mesmos". Para o autor "os usos e costumes formam [ou formavam] a identidade estética" dos pentecostais brasileiros.

As novas gerações de assembleianos desconhecem praticamente a lista de restrições dadas e cobradas dos crentes antigos. Alguns até fantasiam a igreja antiga como uma comunidade mais "santa", onde servir a Deus "era melhor". Mas antigamente as coisas eram melhores? Não há uma resposta exata. Cada geração de crentes experimenta coisas boas e ruins, vantagens e desvantagens em seu tempo. Mas vale lembrar que, a sociedade em si também era mais conservadora e despojada de luxos e consumismo. Ou seja, muitos dos costumes foram herdados da própria sociedade na qual estava inserida a igreja, e conservados na instituição enquanto o "mundo" exterior se transformava.


Crentes de Madureira em 1953: usos e costumes em alta 

Memórias das Assembleias de Deus selecionou alguns relatos sobre os costumes antigos. Lógico que os usos e costumes dependiam da região e ministério no qual o crente estava localizado. Mas vamos a uma pequena amostra das "doutrinas ferozes" como dizia o pastor Epaminondas.
Ela [a igreja] exigia, por exemplo que os homens usassem chapéu e as mulheres usassem meia. Eles colocavam um porteiro na porta: 'Dá licença, irmã'. Se a irmã não tivesse meia, podia voltar (...) Isso criou muito embaraço para a igreja". (Pastor Ducler de Oliveira em entrevista a Ricardo Mariano)

A Assembleia de Deus do Brás, por exemplo, na época tinham uma doutrina rigorosa. Tinham que usar chapéu, usar gravata. A mulher não podia andar de sapato aberto, tinha que usar fechado, manga no braço até embaixo... (Kalil Luta membro da AD do Belezinho e político em entrevista a Ricardo Mariano)

Algumas características acentuadas do Ministério de Madureira que divergiam das igrejas da Missão é que eles iam longe demais na questão de usos e costumes bem mais do que a Missão. Eles faziam restrições até absurdas como, por exemplo, não tomar banho de sabonete para não ficar cheirando perfume, que isso era vaidade, desodorante nem pensar. Você não podia usar roupa que tivesse qualquer traço vermelho ou gravata vermelha também. Era absurdo, porque estava brincando com o sangue de Jesus. (Pastor Valter Brunelli em entrevista a Ricardo Mariano)
Se algum crente bebesse guaraná ou qualquer outro refrigerante, eu o excluía. Para mim, as mulheres deveriam andar com as mangas dos vestidos fechadas até o punho, e as saias bem abaixo dos joelhos. Os cabelos até podiam ser trançados, mas sem qualquer enfeite. Sapatos, só de salto baixo, e não podiam usar cinto. Os homens deviam vir ao culto de terno e gravata. (Epaminondas José das Neves em entrevista ao jornal O Assembleiano - out/nov de 1991)
Ainda segundo o pastor Epaminondas, um dia na cidade paranaense de Ibiporã encontrou os pastores Artur Montanha, Satyro Loureiro e João Ungur tomando refrigerante num bar. Ficou escandalizado e pensou "Esses catarinas não são crentes, não têm doutrina".

Segundo depoimento de crentes do Rio de Janeiro, Paulo Macalão não permitia os membros de Madureira tomar refrigerante. Quando havia algum aniversário ou confraternização, os irmãos saboreavam suco de caju.

Por enquanto é só. Em outra postagem mais casos serão relembrados. Em determinados locais do Brasil alguns costumes prevalecem. E as polêmicas em torno deles também......

Fontes:
ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999. 
http://mariosergiohistoria.blogspot.com.br/2015/08/usos-e-costumes-nas-ads.html
Observação: Alterada a qualidade da grafia por Pastor João Amilton - Retransmissão de Matéria.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Culto em Santo Augusto

CULTO DE LIBERTAÇÃO

Grande Culto de Libertação na Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Santo Augusto, como a ministração do Missionário IGOR SILVA, da cidade de Santa Rosa. Culto maravilhoso. Abraços ao Pastor Jacob, Pastor Fábio Romero, demais irmãos abençoados de Santo Augusto.

Fotos: 

Jornal Expressão Regional

Edição do Jornal Expressão Regional de Palmeira das Missões, RS, do dia 01 de fevereiro de 2018, na coluna Reflexão Com Deus, do Pastor João Amilton, Presidente da Assembleia de Deus Ministério de Madureira.

Templo Sede

Templo Sede
Avenida José Firmino Vilande, 274, Bairro Mutirão, Palmeira das Missões

Congregação de Santo Augusto

Congregação de Santo Augusto
Rua Nonô Prates, 43, Bairro Santa Fé, Santo Augusto

Congregação Frederico Westphalen

Congregação Frederico Westphalen
Rua 137, sn, Bairro Distrito Industrial, Frederico Westphalen, RS

Congregação Irai

Congregação Irai
Rua Felisberto Reis, 323, Bairro Militar, Irai, RS

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026

MESA DIRETORIA DA CONEMAD-RS - PERÍODO 2022-2026
CONVENÇÃO ESTADUAL DOS MINISTROS EVANGÉLICOS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA NO ESTADO DO RIO GRANDE DOS SUL CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS

JUNTA CONCILIADORA - CONEMAD-RS
Presidência, Relatoria e Membrasia da Junta Conciliadora da Convenção das Igrejas Evangélicas das Assembleias de Deus Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul - CONEMAD-RS.

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CIBE-RS - CONFEDERAÇÃO DAS IRMÃS BENEFICENTES EVANGÉLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
O que é CIBE? Fundada em 1968 pela saudosa Missionária ZÉLIA BRITO MACALÃO, a Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas - CIBE, foi criada pela Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira - CONAMAD, com a finalidade de ser um braço da igreja na ação social. Sua atuação baseia-se nos princípios fundamentais das Sagradas Escrituras e em conformidade com a legislação vigente. Cabe à CIBE desenvolver ações voltadas ao atendimento, amparo e acolhimento de necessitados e desamparados. Atualmente nossas Igrejas participam de apoio a asilos, orfanatos, abrigos, atuando na arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios, remédios, agasalhos, cobertores, calçados e roupas. Palavra de Deus: "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas" (Isaías 1.17). Venha fazer parte da CIBE você também!

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026

SEMMAD-RS - SECRETARIA DE MISSÕES 2022-2026
Qual é o papel de uma Secretaria de missões? A Secretaria de Missões tem a obrigação de manter a igreja sempre bem informada a respeito de seus missionários e também da obra missionária de maneira geral e abrangente.

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira

UMARDERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira
Composição da Diretoria da UMADERSUL - União da Mocidade do Ministério de Madureira do Estado do Rio Grande do Sul para o quadriênio de 2023 a 2026.

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES

DIRETORIA DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES
ANO 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024

OBREIROS DO CAMPO PALMEIRA DAS MISSÕES EM 2024
ANO 2024

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA PALMEIRA DAS MISSÕES
Fotografia tirada no dia 24 de janeiro de 2004, por ocasião da Congregação Palmeira das Missões pertencente ao Campo de Cruz Alta, pela presidente da época do Pastor ANTÔNIO CARLOS RODRIGUES DOS SANTOS CAMPOS.inistério de Madureira em Palmeira das Missões

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES

PÓRTICO NORTE DA ENTRADA DE PALMEIRA DAS MISSÕES
A cidade de Palmeira das Missões, esta localizada na Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Erva Mate. Entre os episódios ocorridos no antigo município de Palmeira das Missões durante a Revolução Federalista de 1893, tem particular interesse o morticínio do Distrito de Boi Preto, um dos maiores da luta que, só encontra paralelo no genocídio da Mangueira de Pedra (Rio Negro, Bagé), que o precedeu e, segundo voz corrente, foi ainda maior. Afirma-se que naquela cidade da Fronteira Sul, os sacrificados por Adão de La Torre (e outros) somaram 410, enquanto na hecatombe serrana , conforme telegrama do comandante do massacre Firmino de Paula ao Presidente Júlio de Castilhos, atingiram 370. Formação Administrativa do município de Palmeira das Missões, cuja sede pertencia ao antigo 3.º Distrito do município de Cruz Alta, foi criado por força da Lei Provincial nº 928, de 6 de maio de 1874, com território desmembrado dos municípios de Cruz Alta e de Passo Fundo, se instalando definitivamente no 7 de abril do ano seguinte.