MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Louvor e Adoração!

LOUVOR E ADORAÇÃO


1º - LOUVOR

 

a. LOUVANDO E BENDIZENDO AO SENHOR DEUS!

Palavra de Deus: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome". (Salmos 103,1).

Como é maravilhoso e é algo tremendo considerarmos que temos a capacidade de bendizer o nosso Criador, mas vez após vez nas Escrituras somos exortados a fazermos exatamente isto. Nós O bendizemos através do nosso louvor e adoração.

Vejamos o que diz no Salmos 34,1-3: “Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome”.

 

b. SOBRE O LOUVOR A DEUS!

O verdadeiro louvor é uma expressão de admiração e apreciação. Quando elogiamos uma pessoa, estamos lhe dizendo que a consideramos como uma pessoa tremendamente maravilhosa, ou que as suas realizações são realmente grandiosas. É a mesma coisa com o Senhor. O louvor tem a ver com o reconhecimento do caráter e do poder de Deus.

Conforme é mencionado pelo salmista a seguinte mensagem: “Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão. Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos" (Salmos 63,3,4).

 

c. SAIBA PORQUE DEVEMOS LOUVAR A DEUS?

Tudo o que fazemos na Obra de Deus é por causa do que o Senhor nos representa: “Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvo­ res com inteligência" (Salmos 47,6,7).

Mas devido a isso, Ele nos faz compreender a Sua Palavra. “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem en­che a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia" (Salmos 103,1-5).

 

d. MAS QUEM DEVE LOUVAR AO SENHOR?

Como e a quem se deve louvar e de como devemos buscar a Deus através do louvor: Veja o que diz a Palavra de Deus: “Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente” (Salmos 22,26).

Uma das expressões da vida que Deus nos deu, tem esta mensagem maravilhosa que diz, que tudo o que tem fôlego: “Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao Senhor!" (Salmos 150,6).


e. O ACONTECE QUANDO LOUVAMOS?

As Escrituras Sagradas nos ensinam que devemos louvar em todo o tempo: “Louvarei ao ENHOR em todo o tempo; o seu louvor es­tará continuamente na minha boca" (Salmos 34,1).

Mas quem serve a Deus, serve em todas as circunstâncias que lhe for apresentada: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicences 5,16-18).


f. QUAL LOCAL SE DEVE LOUVAR?

Quando se adora e se louva no meio do povo de Deus, vejam o que diz as Escrituras Sagradas: “[Jesus] dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação" (Hebreus 2,12).

Mas o louvor e a adorar deve acontecer no mundo inteiro, entre todas as nações: “Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; cantar-te-ei entre as nações" (Salmos 57,9).

Mesmo quando estamos deitados nas nossas camas devemos orar e louvar ao Seu nome: “Assim, eu te bendirei enquanto viver... a minha boca te louvará com alegres lábios, quando me lembrar de ti na minha cama e meditar em ti nas vigílias da noite" (Salmos 63,4-6).

 

2º - ADORAÇÃO

,

a. VERDADEIRA ADORAÇÃO

Consoante a adoração a Deus, assim como o louvor é uma expressão de admiração e apreciação. Pois a adoração é uma expressão de amor e de veneração ao Criador. Mas é possível admirarmos alguém e apreciarmos o que esta pessoa faz sem estarmos apaixonados por ela. Mas semelhantemente, a adoração tem a ver com o nosso amor pelo Senhor e por isso o louvamos. A adoração pode ser expressa somente com a entrega de todo o nosso coração e vida ao nosso Criador.

A Palavra de Deus nos ensina sobre adoração: “... e que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios" (Marcos 12,33).

Como conhecemos pelas Santas Escrituras, muitos dos rituais e cerimoniais religiosos do podo de Israel, no Antigo Testamento, tornaram-se detestáveis ao Senhor porque o coração deles estava longe d’Ele, conforme encontramos na seguinte passagem bíblica: “¹⁰ Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. ¹¹ De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. ¹² Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? ¹³ Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. ¹⁴ As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. ¹⁵ Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue(Isaías 1,10-15). Sodoma e Gomorra foram o exemplo da verdadeira abominação e desrespeitos com os ensinamentos do Senhor.

Outra passagem das Santas Escrituras que relatam a desobediência e o desrespeito para com as coisas do Senhor e de Seus ensinamentos: “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” (Isaías 29,13).

O Senhor nosso Deus está sempre interessado na adoração genuína, sincera e verdadeira, a que flui de dentro de nossos corações, conforme relata a Palavra de Deus a seguir: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (João 4,23-24).

Também encontramos o seguinte relato sobre a verdadeira adoração e quem se deve adorar: “²⁵ A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. ²⁶ Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo” (João 4,25-26).

 

b. ADORAR EM ESPÍRITO

A Palavra de Deus nos ensina que o nosso espírito é chamado de “homem interior" (Efésios 3,16). Pois a verdadeira adoração acontece quando o homem interior, em resposta aos estímulos do Espírito de Deus, expressa seu amor e adoração a Deus. Porque isso pode assumir a forma de palavras verbalizadas, um cântico de amor ao Senhor, ou uma adoração silenciosa e em espírito.

No momento da verdadeira adoração, se requer a ação do Espírito Santo em nosso espírito a fim de que seja uma adoração pura e autentica. Sendo assim, somente os que “nasceram do Espírito ’’, através da fé em Jesus, podem de fato adorar a Deus. Vejamos as Escrituras Sagradas referente a veracidade das Escrituras, conforme relata João 3,5-8: “⁵ Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. ⁶ O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. ⁷ Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. ⁸ O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

 

c. ADORAR EM VERDADE

Mas adorar a Deus em verdade significa adorá-Lo assim como a Bíblia diz sobre as pessoas bíblicas de Nadabe e Abiú, filhos do Sumo Sacerdote, que ofereceram fogo estranho diante do altar Senhor e morreram por desobediência e reverencias: “Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Arão, seu pai” (Números 3,4).

Também se relata no mesmo Livro Sagrado, a desobediência ao Senhor: “Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo estranho perante o Senhor” (Números 26:61). Aqui Deus demonstrou a Sua ira contra os desobedientes sacerdotes, os quais tinham o conhecimento das coisas sagradas, mas não levaram isso a sério e o preço foi pago com a própria vida. Nessa admoestação solene ilustra a necessidade de estudarmos o plano de Deus e de obedece-lo.

 

d. O TABERNÁCULO MINISTÉRIO SACERDOTAL

Na administração de Moisés, conforme a Lei, haviam um sacrifícios, mas um sacrifício de purificação, unção e uso de vestimentas adequadas antes da adoração, conforme a relatos de Êxodo 30,17-38.

No Livro de Apocalipse 1,5-6 diz o seguinte: E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele seja glória e poder para todo o sempre. Amém”.

Relata a história de que um apóstolo e mestre dos Estados Unidos, quando  estava treinando vários líderes sobre como curar os enfermos e realizar milagres, uma profetiza lhe disse o seguinte: “O Senhor lhe diz: ‘Como você ousa ensinar os que estão impuros a fazerem as Minhas obras? Pare com isto!’”. Havia muita preparação dos sacerdotes antes que pudessem entrar no Lugar Santo para adorarem ao Senhor. A negligência dos passos delineados era perigosa. Precisamos adorar em verdade da maneira bíblica. No entanto, nos deparamos com muitas seitas e segmentos religiosos deturpando a Palavra de Deus e a verdadeira doutrina das Santas Escrituras. Nem tudo que se diz ser de Deus, esta sendo para honra  e glória de Seu nome. É preciso analisar casa caso pelas Escrituras Sagradas.

 

e. AS EXPRESSÕES DE LOUVOR E ADORAÇÃO BÍBLICAS

  1. ADORANDO COM A BOCA:

  • a. LOUVANDO - Salmos 9:2,11: Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. -Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos”.
  • b. CANTANDO - Salmos 103,1: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome”.
  • c. BRADANDO – Salmos 47,1: “Batei palmas, todos os povos;   aclamai a Deus com voz de triunfo”.


2. ADORANDO COM AS MÃOS:

  • a. LEVANTANDO-AS - Salmos 63,4: “Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos”
  • b. COM INSTRUMENTOS MUSICAISSalmos 150,4: “Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos”.

  

3. ADORANDO COM O CORPO:

  • a. EM PÉ A NOITE INTEIRA - Salmos 134,1: “Eis aqui, bendizei ao Senhor todos vós, servos do Senhor, que assistis na casa do Senhor todas as noites”.
  • b. AJOELHANDO-SE, PROSTRANDO-SESalmos  95,6: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”.
  • cDANÇANDO E SALTANDO DE ALEGRIASalmos  30,11: "Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria, adoração e Louvor brotam de dentro de nossos corações". Palavra de Deus: Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?... Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou... " (Êxodo 15:11,21.)

 

f. MAS O QUE É O VERDADEIRO LOUVOR:

O verdadeiro louvor é uma expressão sincera e autêntica de adoração a Deus, onde se reconhece a sua grandeza, bondade e poder. É um ato que sai do coração, transmitindo palavras e sentimentos verdadeiros, e que não se limita apenas a canções, mas pode incluir diversas formas de expressão.

O verdadeiro louvor é centralizado em Deus (João 4.23). Não é centralizado em sentimentos, gostos pessoais ou em emoções e surge a partir de um contínuo andar com Deus. A obediência espiritual a Palavra de Deus é, sem dúvida, o fundamento da adoração verdadeira.

O verdadeiro louvor é aquele onde exaltamos os atributos de Deus, onde colocamos Cristo no centro e declaramos seu poder, sua bondade, sua santidade e majestade.


g. MAS O QUE É UMA VERDADEIRA ADORAÇÃO

A verdadeira adoração é uma expressão sincera de louvor, reconhecimento e reverência a Deus, que transcende a mera performance ritual. Ela se manifesta em um estilo de vida, onde a pessoa vive a glorificar Deus em todas as áreas de sua existência, não apenas em momentos de culto.

A verdadeira adoração é reconhecer e se alegrar em Deus pelo que Ele é, independentemente do que Ele faz por nós.

A adoração verdadeira, em essência, é o ato de reconhecer e louvar a Deus com todo o coração, alma, mente e força, colocando-O em primeiro lugar em nossas vidas. É uma expressão genuína de amor, reverência e submissão a Deus, que se manifesta em nosso modo de viver e de agir. 

 

h. NOSSOS COMPROMISSOS

Devemos compreender que as coisas mais importantes que sempre poderemos fazer em nossas vidas e na eternidade, é adorar a Deus em perfeição e em Cristo Jesus. Devemos de nos Determinar a sermos verdadeiros adoradores e a fazermos da adoração o supremo objetivo de nossas vidas, como também de ensinarmos aos outros mais este vital estilo de vida com Deus e de acordo com a Sua tão grande Palavra.

 

i. BOM LOUVARMOS A DEUS

Louvar a Deus significa expressar gratidão, amor e reconhecimento por Ele, exaltando-o através de palavras, músicas ou ações. É uma forma de demonstrar adoração e admiração por seu caráter, poder e bondade, reconhecendo-o como o ser supremo.
Em resumo, louvar a Deus é uma prática de adoração que visa exaltar e honrar o Criador, demonstrando gratidão e amor por Ele.
Um louvor a Deus é uma expressão de gratidão, alegria e admiração pela sua grandiosidade, bondade e amor. É uma forma de reconhecer e exaltar os seus atributos, obras e o seu caráter. O louvor pode ser expresso através de música, palavras, ações, e até mesmo através da vida como um todo, glorificando a Deus em tudo.


j. LOUVOR NA PALAVRA DE DEUS

O versículo bíblico que reflete "bom estarmos aqui louvando a Deus" é Mateus 17,4, onde Pedro diz a Jesus: "Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias".

Explicação: Este versículo é parte do evento da transfiguração de Jesus, onde Pedro expressou sua admiração e emoção por estar presente naquele momento de glória. Ele sente que é bom estar ali, louvando a Deus e contemplando a presença de Jesus. A expressão "bom é estarmos aqui" reflete a alegria e o desejo de permanecer naquele ambiente de comunhão com Deus.

Outros versículos que também podem se referir a louvor e gratidão a Deus:

Salmos 92,1: "Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo".

Salmos 34,1: "Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca".

Salmos 73,28: "Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos".

Amem!

(a) Pastor João Amilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que venham a engrandecer o Reino de Deus, para o qual sou um pequeno obreiro, semeador da Palavra de Deus, que recebeu o chamado dAquele que fez, conhece e sabe todas as coisas, Jesus de Nazaré, o nosso Senhor e Salvador! Deixe aqui, seu brilhante comentário!