MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2025

A Cruz de Cristo!

A CRUZ DE CRISTO

 

Este estudo bíblico, refere-se de quando Jesus Cristo foi morto na Cruz do Calvário, porque foi pregado na cruz de madeira, por todos os homens malvados que pensaram que estavam simplesmente executando um homem que estava perturbando o seu estilo de vida e transgredindo as leis religiosas. Mas o que não perceberam é que a Cruz fora planejada por Deus desde o início do mundo, a fim de dar salvação para todos os homens.

 

1. COMO O SENHOR LIDA COM O PECADO

As Escrituras Sagradas narram que através da morte do Seu Filho na Cruz, o grande Deus Criador estava lidando com o pecado, com o sofrimento, e a com angústia e a tristeza de todos os seres humanos. O Senhor Jesus morreu no lugar de todos nós pobres indivíduos e simples mortais deste mundo. Porque a aceitação pessoal do que Ele fez na Cruz, traz a resposta a todas as nossas necessidades e questionamentos.

a. Deus revela o Seu poder através da cruz:

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (1ª Coríntios 1,18 - veja também Romanos 1,16).

b. Deus mostra o Seu amor na cruz:

“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5,8).

c. Deus removeu as nossas dores na cruz:

“Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido" (Isaias  53,4).

d. Jesus tomou a punição pelos nossos pecados na cruz:

“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele as iniquidades de nós todos" (Isaias 53,5-6 - veja também 1ª Pedro 2,24).

 

2. UM NOVO RELACIONAMENTO COM DEUS ATRAVÉS DA CRUZ

Pelo fato de Deus ser tão santo e reto, o pecado nos separa d’Ele. Ninguém que tenha pecado em seu coração é capaz de permanecerem Sua presença. Portanto, com a Sua morte na Cruz, Je­sus não somente sofreu pelos nossos peca­ dos em nosso lugar, mas também tornou possível que conhecêssemos a Deus pessoalmente e que experimentássemos o amor, a paz, e a alegria que a comunhão com Ele traz.

a. Tornamo-nos aceitáveis diante de Deus através da cruz:

“Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2ª Coríntios 5,21).

b. Recebemos o perdão através da cruz:

“Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos peca­ dos" (Colossenses 1,13-14 - veja também 1ª João 2,1-2.)

c. Tornamo-nos membros da família de Deus através da cruz:

“Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação" (Hebreus 2,11-12 - veja também João 1,12).

d. Barreiras raciais são quebradas através da cruz:

“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamen­tos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e, pela cruz, recon­ciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades" (Efésios 2,13­-16.)

 

3. LIBERDADE ATRAVÉS DA CRUZ

A morte de Jesus na Cruz foi uma gran­de vitória para nós. Pelo fato de Deus ter tratado com o nosso pecado na Cruz, isto significa também que toda a angústia e sofrimento, que são resultados do pecado, também foram tratados. Através da Cruz ganhamos uma grande liberdade!

a. Livres de Satanás:

“E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo" (Colossenses 2,15 - veja também Colossenses 1,13).

b. Livres dos pecados passados:

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres" (João 8,36 - veja também Colossenses 2,13).

d. Livres dos pecados presentes:

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça’’ (Romanos 6,14).

e. Livres das enfermidades:

“Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças" (Mateus 8,17).

f. Livres da maldição:

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" (Gálatas 3,13 - veja também Deuteronômio 28,15-68).

g. Livres do julgamento:

“Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para ani­quilar o pecado pelo sacrifício de si mes­mo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo" (Hebreus 9,26-27).

h. Livres da morte eterna:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3,16).

 

4. A JUSTIÇA SE ENCONTRA NA CRUZ

A Cruz é o lugar onde o amor e o justo julgamento de Deus se encontram. O Seu justo julgamento exigia a penalidade de mor­ te pelo pecado - o derramamento de san­gue. O Seu amor satisfez as Suas Próprias exigências, e Jesus, o Filho de Deus, morreu em nosso lugar.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação" (Romanos 5,8-11).

 

5. A CRUZ E A HISTÓRIA

A Cruz de Jesus Cristo é o ponto central da existência da humanidade na terra. Des­ de o momento em que o primeiro homem e a primeira mulher pecaram (veja Gênesis 3), já havia sido planejado de antemão por Deus que Jesus morreria na Cruz.

Daquela ocasião em diante, as pessoas olhavam adiante, em fé, para o que Deus havia prometido que faria para salvá-las. Hoje, olhamos para trás, e, crendo no que Jesus fez por nós na Cruz, recebemos o perdão e uma nova vida.

A cruz de Cristo é o símbolo mais conhecido do cristianismo, representando o instrumento da crucificação de Jesus. Ela é um símbolo de esperança, fé e salvação para os cristãos, lembrando-os do sacrifício de Jesus na cruz por eles.

a. Símbolo de salvação:
A cruz representa a morte e ressurreição de Jesus, que, para os cristãos, é o ponto central da salvação. Eles acreditam que, através do sacrifício de Jesus na cruz, os pecados da humanidade foram perdoados e a vida eterna é oferecida.

b. Símbolo de esperança e fé:
A cruz também representa a esperança na vida eterna e a fé em Deus. Os cristãos acreditam que a morte de Jesus na cruz não foi um fim, mas sim um meio para a ressurreição e a nova vida.

c. Cristo e o amor:
Para os cristãos, a cruz é um símbolo de amor, porque Jesus deu a sua vida por eles.

d. Formas da cruz:
A cruz cristã pode ter diferentes formas, como a cruz latina (com braços desiguais) e a cruz grega (com braços iguais). Além disso, existem inúmeras outras variantes.


6. COMPROMISSO COM DEUS

Meu Senhor e Criador de Tudo e de todas as coisas, coloco a minha total confiança no que o Senhor Deus estava fazendo por mim quando Jesus Cristo morreu na Cruz do Calvário. Pois creio que Ele levou a punição pelos meus pecados. Porque recebo o perdão que Deus está me oferecendo, e agradeço-Lhe pelo relacionamento que isso agora me proporciona com Ele. Por isso, tomo a decisão hoje de viver cada dia nesse relacionamento pes­soal com Deus e me comprometo a com­partilhar essa verdade com outros irmãos sempre que tiver oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que venham a engrandecer o Reino de Deus, para o qual sou um pequeno obreiro, semeador da Palavra de Deus, que recebeu o chamado dAquele que fez, conhece e sabe todas as coisas, Jesus de Nazaré, o nosso Senhor e Salvador! Deixe aqui, seu brilhante comentário!