ANO NOVO!
FELIZ ANO NOVO!
Meus queridos, irmãos vamos falar nesta oportunidade sobre o que a Palavra de Deus A Bíblia diz o Ano Novo. Na verdade não esclarece de forma precisa como conhecemos hoje. Mas a ideia de confraternizar com as famílias e esperar pela contagem regressiva para a virada do novo ano faz parte do contexto histórico e cultural povos conforme narra a história. Contudo podemos confraternizar com nossos familiares nos reunirmos com a comunidade cristã local. Nessas oportunidades sempre oferecem momentos de reflexão sobre como estamos levando as nossas vidas diante do Criador.
Mas versando a respeito da virada de Ano Novo nos tempos bíblicos, há de se considerar em primeiro lugar, as formas de contagem de horas nos tempos antigos em relação à atualidade. No passado era feito de forma mais generalizada, não havendo a precisão que se tem na atualmente. No judaísmo, o dia útil começava e terminava com o nascer e com o pôr do sol. Assim não era possível uma contagem regressiva para marcar a passagem de um ano para o outro com muita precisão. Em segundo lugar, os povos tinham seus próprios calendários, fazendo com que as nações tinham passagens de Ano Novo em períodos diferentes, não existindo uma virada de ano universalizada.
Mas em terceiro lugar, o povo israelita não dava ênfase à virada de Ano Novo mais do que outras datas do calendário sagrado. Significa que embora houvesse algum cerimonial no primeiro dia do ano, também havia outras festas que tinham significados maiores. Na Palavra de Deus encontramos a festa da Páscoa (Pessah) (Levítico 23,5), A Festa das Primícias e ou Dia de Pentecostes (Levítico 23:10-16) e a Festa do Dia da Expiação (Yon Kippur) (Levítico 23,27). O Ano Novo civil dos judeus começava no dia primeiro do sétimo mês (Tisri), que em nosso calendário equivale entre os meses de Setembro e Outubro.
As Escrituras narram que o primeiro dia desse mês havia santa convocação, um cerimonial que incluía sons de trombetas com a apresentação de ofertas. Também era um dia de descanso (Levítico 23,24). No Novo Testamento ou Novo Pacto, não há indicação de como os cristãos da Igreja Primitiva faziam sua adoração nessa data, não havendo indícios de como realizavam cultos na celebração da passagem de ano novo.
Mas passagem de Ano Novo pode ser produtiva para nós, desde que não a encaremos da maneira errada. Podemos aproveitar esse momento para agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele nos concedeu no ano que terminou, e pedir que, por Sua misericórdia e graça, possamos desfrutar de mais bênçãos no próximo ano. Ainda podemos aproveitar para nos alegramos com nossos irmãos e amigos, pois tudo isso é dádiva de Deus. Muitos olham para o novo ano como o momento certo para fazer e acontecer, porém se há algo que possamos mudar ainda hoje, não faz qualquer sentido querer deixar isto para depois de o relógio marcar meia-noite.
A Palavra de Deus sempre apresenta o “hoje” como o tempo oportuno para o arrependimento, santificação, confissão de pecados, contrição e compromisso com Deus. A exortação bíblica nos diz que é para: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar” (Isaias 55,6); e não ao contrário. Além disso, devemos saber que no próximo ano poderá haver alegrias e sofrimentos, mas também devemos descansar no conforto de que tudo está debaixo da providência de Deus. Independentemente do que acontecer, a Palavra de Deus diz: “Que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; daqueles que são chamados segundo o seu decreto” (Romanos 8,28).
Para finalizar, não é errado sonhar e fazer planos para o próximo ano, desde que submetamos tudo isso à vontade do Senhor. São Tiago disse: “Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tiago 4,13-15). Então sabendo que o Senhor cuida de todos nós e que Sua vontade está acima das nossas vontades, provavelmente a pergunta mais apropriada que possamos fazer na passagem de Ano Novo é de como Deus poderá ser glorificado ainda mais, no próximo ano que se inicia através das nossas vidas? Ótima reflexão.
Feliz Ano Novo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário