MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Escolhas!

TEMPESTADES NA VIDA!

 Nos últimos dias fomos assolados por tempestades em quase todo o Estado do Rio Grande do Sul. Diante da fúria da natureza, ficamos vulneráveis e não há força humana, poder financeiro, cargo que se ocupa que possa impedir a ação de uma tempestade. O homem ao longo da história foi depredando a natureza com queimadas, secamentos de fontes de águas, derrubadas das árvores, tudo para produzir alguma coisa que lhe dê poder econômico, logicamente que a destruição da natureza, faz com que tudo o que venha acontecer seja o resultado de um processo destrutivo ao longo de anos. Além disso, com toda a tecnologia que dispomos estudos que são feitos e os avisos antecipados de catástrofes pelos meios de comunicação, ainda assim, não damos conta do que há de ruim que virá acontecer. Trazendo para a Palavra de Deus, podemos verificar os seguintes avisos nos dado por Deus: “Mas saiba que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de suportar” (2º Timóteo 3,1). Aqui se refere ao fim dos tempos, onde poucos estão preparados para suportar aquilo que esta por acontecer. Portanto, a subjugação e domínio da Terra, outorgados por Deus ao homem, na criação envolvem o cuidado e manutenção da mesma. Em Isaías 45,18, afirma-se que “Deus não criou a Terra para ser um caos”, assim compreendemos que a revolta da natureza ocorre por causa da imprudência e da ganância humana.

As tempestades que acontecem na esfera humana, geralmente são consequências de atitudes e projetos errados, de coisas impensadas que levam as pessoas ao desespero e muitos a cometer o pior ato humano, o suicídio. Isso ocorre quando se faz coisas impensadas, e isso trás consequências para toda a vida. Por exemplo, uma pessoa que decide roubar ao invés de trabalhar, sabe que as consequências disso é prisão e até um confronto com morte. Outro exemplo é que a pessoa que decide se casar com alguém que sabidamente não tem nada haver com o tipo de vida que leva e tem um histórico de vida ruim, a tendência é de que não Dará certo. Além disso, há muitas outras situações que vivemos e que nos afastam de pessoas e da principalmente, das verdades de Deus.

Vejamos a seguir alguns exemplos bíblicos. Deus é um Deus de ação e por isso Ele se alegra quando vê que damos passos de fé e estamos prontos a agir, pois a Palavra de Deus fala claramente contra a preguiça e o mal que ela pode causar nas nossas vidas: Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? (Provérbios 6,9). A fofoca é falar sobre aspetos da vida de uma ou mais pessoas sem o seu consentimento. Pode ser revelar segredos de alguém ou até mesmo inventar histórias sobre outras pessoas. Essa atitude normalmente causa discórdia e desunião entre as pessoas, e por isso é um pecado perante Deus. Por esse motivo, a Bíblia nos adverte a não fofocar: Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade” (2ª Timóteo 2,16). A inveja é uma das obras da carne que são descritas em Gálatas, o que significa que é um pecado e que devemos eliminar das nossas vidas se queremos viver perto de Deus: “E inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5,21).  A Bíblia é muito clara: “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1ª6,10). Algumas pessoas interpretam erradamente esta passagem bíblica, dizendo que “o dinheiro é a raiz de todos os males”. Mas ter dinheiro não é o problema. O dinheiro é algo neutro: pode ser usado para fazer coisas boas ou más, mas amá-lo é que é o grande problema.

Além disso, estamos pagando um preço caro por nossas desobediências, e inocentes pagam por pecadores. Bons sofrem juntos com os maus. Infelizmente não podemos separa um do outro. Mas a Palavra de Deus diz o seguinte sobre o final dos tempos, no Evangelho de São Mateus 13:24-46: A parábola do trigo e do joio – 24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; 25 mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? 29 Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”. Não criando uma ideia de julgamento, mas um alerta de que tudo o que fizermos trará resultados bons ou ruins. Também tudo o que plantarmos, teremos que colher um dia: Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). 

Boa leitura e que Jesus proteja a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que venham a engrandecer o Reino de Deus, para o qual sou um pequeno obreiro, semeador da Palavra de Deus, que recebeu o chamado dAquele que fez, conhece e sabe todas as coisas, Jesus de Nazaré, o nosso Senhor e Salvador! Deixe aqui, seu brilhante comentário!