MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

domingo, 15 de outubro de 2023

A Simplicidade de Jesus!

 

A SIMPLICIDADE DE JESUS!

 

Senhores leitores vamos falar sobre a simplicidade de um homem que veio ao mundo para fazer diferente todas as coisa, inclusive nós mesmos. Pois quando JESUS CRISTO veio ao mundo através de sua mãe MARIA, foi criado como um carpinteiro, aprendiz e aos cuidados de seu pai adotivo JOSÉ. JESUS como homem não imaginou por todos os sacrifícios que haveria de passar nos anos vindouros de Sua vida. O Senhor JESUS quando criança brincava com seus amigos, aprendendo aos pés de Seu pai JOSÉ, todos os ensinamentos da Torá porque era assim que os meninos eram ensinados por seus pais, aos pés da Palavra de Deus na Sua época.

O Senhor JESUS ao oitavo dia de sua existência terrena, despertou a comoção quando foi levado por MARIA e JOSÉ ao Templo em Jerusalém para ser apresentando ao Senhor, como é o costume dos judeus até o dia de hoje, para ser apresentado ao Criador, conforme a seguinte passagem bíblica: “Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido” (Lc 2,21). Na ocasião um profeta disse que já poderia morrer em paz, pois o Salvador havia chegado ao mundo, reconhecendo assim de que aquela criança era verdadeiramente o prometido de Israel, Yeshua HaMashia, Jesus Cristo o Messias, o Filho de Deus.

A Palavra de Deus, desde a Torá, Livros Históricos e Proféticos, narravam a vinda do Messias, por tal motivo fora reconhecido no Templo pelo Ancião Simeão: “Uma luz suave e divina iluminava o rosto de Jesus e Simeão, tomando-o nos braços, louvou a Deus dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o Teu servo, segundo a Tua palavra; porque os meus olhos já viram a Tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do Teu povo de Israel." (Luc. 2:29-32)Ana, uma profetisa, "chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém" (Lc 2,38).

A história do Filho de Deus relata de que quando JESUS tinha 12 anos de idade, era hábil com as letras e com a Palavra de Deus, ou seja, com as Santas Escrituras. Conta-se nos Evangelhos que ao se perder de seus pais, foi de encontro com os rabinos no Templo, local que foi interrogado acerca das Escrituras, sabendo responder a todos os questionamentos realizados pelos mestres na Palavra de Deus. Historicamente, em Israel, na época de JESUS, as crianças com 12 anos de idade eram hábeis no conhecimento da Torá, e eram passadas diante de seus mestres para demonstrarem conhecimento das Escrituras Sagradas.

No Evangelho de São Lucas, conhecemos a seguinte passagem em 2,41-52: “De ano em ano, seus pais costumavam ir a Jerusalém para a Festividade da Páscoa. E, quando ele tinha 12 anos de idade, subiram segundo o costume da festividade. Quando a festividade terminou e eles começaram a viagem de volta, o menino Jesus ficou em Jerusalém, mas seus pais não perceberam. Pensando que ele estivesse no grupo que viajava junto, percorreram a distância de um dia e então começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos.  Mas, visto que não o acharam, voltaram a Jerusalém e o procuraram cuidadosamente.  Pois bem, depois de três dias, eles o acharam no templo, sentado no meio dos instrutores, escutando-os e fazendo-lhes perguntas.  Mas todos os que o escutavam ficavam admirados com o seu entendimento e suas respostas. Assim, seus pais ficaram espantados quando o viram, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que você fez isso conosco”? Olhe, seu pai e eu estávamos desesperados procurando você. “Mas ele lhes disse: “Por que estavam procurando por mim? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?” No entanto, não compreenderam o que ele estava lhes dizendo”. Então ele desceu com eles e voltou a Nazaré, e continuou a estar sujeito* a eles. Também, sua mãe guardava cuidadosamente todas essas declarações no coração. E Jesus progredia em sabedoria e em desenvolvimento físico, e no favor de Deus e dos homens”.

Nesta passagem, JESUS dá a entender de que a missão dEle não era simplesmente terrena, mas de salvação e direção de todo aquele que Lhe deveria seguir. Pois o ministério terreno de JESUS de quando criança é um exemplo para todos nós e principalmente para os nossos filhos, pois retrata uma infância simples, mas completa de obediência e de preparo no conhecimento das coisas concernentes ao Todo Poderoso. A s Escrituras não relatam feitos espetaculares de JESUS na sua infância ou na adolescência, até porque são restritos os textos que narram sobre a infância e adolescência de nosso Senhor JESUS CRISTO.

O ministério de JESUS, desde o Seu nascimento até a Sua morte e ressurreição, relata períodos de Sua infância sadia, muito bem preparada por seus pais, nos levam a crer que JESUS foi ensinado com excelência quando criança, concernente ao caminho que deveria andar como o bom filho Filho de Deus (Pv 22,6).

Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que venham a engrandecer o Reino de Deus, para o qual sou um pequeno obreiro, semeador da Palavra de Deus, que recebeu o chamado dAquele que fez, conhece e sabe todas as coisas, Jesus de Nazaré, o nosso Senhor e Salvador! Deixe aqui, seu brilhante comentário!