MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Uma Fé Inabalável!

 

FÉ INABALÁVEL!

Queridos leitores, parece que hoje em dia impera um determinado senso comum entre nós de que a fé e o conhecimento são coisas opostas. Se você tem conhecimento então não tem fé e se tem fé não tem o conhecimento. Mas para contrariar essa noção, uma afirmação muito contundente acerca da relação desses dois princípios, pode se fazer, porque aquele que tem fé ganha também o conhecimento. Pela Palavra de Deus vamos compreender o significado de tudo isso: “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10,17). Significa que a fé é algo dado por Deus para a melhor compreensão de tudo que o criador tem dado ao homem. Mas o conhecimento como adquirir: “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável” (Provérbios 24,3-4). Aqui há uma alusão de uma casa, na qual é ocupado os seus cômodos por móveis, na vida humana, somos casas espirituais que devemos ser preenchidas pela presença do Espírito Santo.

Vamos compreender o que é o conhecimento bíblico? “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1,17). Entendemos que é algo que evidencia quaisquer dúvidas ou desconfianças com relação àquilo que está se mostrando com tanta clareza. Porém, enquanto escrevemos este texto, com certeza ocorre uma enormidade de conhecimentos de palavras que estão sendo realmente escritas com conhecimento dos fatos. Mas o que concede a veracidade de que esses fatos estão de acordo, é simplesmente porque os tem relação de plena confiança e fé, pois é ensinamento bíblico.

Sabemos que a fé tem seus meios válidos de conhecimento que faz com que possamos interagir com o mundo de uma forma razoavelmente grande. Existem muitas pessoas no mundo com transtorno de fé chamado Transtorno Obsessivo-Compulsivo - TOC. Pois existem muitos graus de manifestação desse transtorno em muitas pessoas. Um exemplo, ficam lavando as mãos por horas, acreditando que elas estejam sujas. Também de lavar os olhos e as narinas para mostrar que ainda não estão limpas. Infelizmente é uma realidade na vida de muitas pessoas. Nesses casos existe uma condição para o alcance do conhecimento que não está sendo cumprida e que não tem nada em consonância com os meios de conhecimento envolvidos, pois o transtorno TOC descrito está funcionando perfeitamente bem.

Mas sem fé é possível obter muitas informações do que as palavras estão dizendo. Pois é possível se tornar um especialista em palestras, mas a fé e o conhecimento divinos que são os instrumentos de Deus para todo aquele que crê e que busca fazer a vontade de Deus na pregação do Evangelho do Reino dadas por Jesus, podem não estar presentes. Olha o que a Palavra de Deus esta nos ensinando: “Será que quem fez o ouvido não ouve? Será que quem formou o olho não vê? Aquele que disciplina as nações os deixará sem castigo? Não tem sabedoria aquele que dá ao homem conhecimento? O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis” (Salmos 94,9-11).  O Senhor Jesus sabe quando estamos fazendo a Sua vontade e também quando fazemos somente a nossa. Essa é a realidade nua e crua que o Sr humano enfrenta quando esta se enganando e achando que engana a Deus.

Pois a definição do conhecimento se dá por causa da presença do Deus Todo Poderoso, sem Ele não existe qualquer possibilidade de conhecimento e nem de fé das coisas sagradas. Pois o conhecimento é dado por Deus ao homem, como um dos dons do Espírito Santo em 1ª Coríntios 12, assim como a fé inabalável. Conhecimento e fé pelo Espírito de Deus faz com que o homem tenha o conhecimento da verdade e da veracidade dos fatos narrados nas Escrituras Sagradas pelo Espírito de Deus.

Mas o que é uma fé inabalável? As Escrituras Sagradas dizem que não importa como Deus pode operar, e independentemente do tipo de ambiente em que esteja, tem que ser capaz de buscar a vida e de buscar a também a verdade, do conhecimento da Obra de Deus. De buscas um entendimento das Suas ações, porque há de ser capaz de agir de acordo com a verdade. Pois fazendo tudo isso é que a fé verdadeira demonstra que não perdeu de ter fé em Deus. Pois poderá ter a fé verdadeira em Deus se for capaz também de persistir em buscar a verdade por meio do refinamento da Palavra, com verdadeiro amor a Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que venham a engrandecer o Reino de Deus, para o qual sou um pequeno obreiro, semeador da Palavra de Deus, que recebeu o chamado dAquele que fez, conhece e sabe todas as coisas, Jesus de Nazaré, o nosso Senhor e Salvador! Deixe aqui, seu brilhante comentário!