MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

terça-feira, 27 de junho de 2023

Uma Nova Vida Em Cristo!

 

VIVER EM NOVIDADE DE VIDA

 Vamos falar sobre conhecer um novo modelo de vida que transforma o ser humano interiormente, pois externamente continuará o mesmo, porém com novas atitudes de vida. A Palavra de Deus diz o seguinte na Primeira Carta do Apóstolo Paulo ao Coríntios em 5,17: “As coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo”.  Isso se refere que aqueles que estão em Cristo não enxergam mais o mundo num mesmo contexto do que anteriormente. Como novos convertidos a Jesus, os cristãos não encaram mais a vida como anteriormente. Agora fazem parte de uma nova vida, pois passaram a possuir uma nova orientação a respeito das cosas de Jesus Cristo, assim como das pessoas a seu redor.

Nesse versículo que diz: “as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo”, é a compreensão que quando consideramos o contexto em que ela aparece, entende-se que as cosas mudaram interiormente. Isso demonstra que quem escreveu essas palavras respondeu aos ataques de falsos mestres que estavam tentando se introduzir na igreja de Corinto uma liturgia anticristã. Basicamente essas pessoas mal intencionadas queriam destruir a reputação ministerial do Apóstolo Paulo dizendo que seu ministério não era verdadeiro, que sua mensagem era falsa e que suas motivações eram erradas.

O Apóstolo Paulo respondeu esses ataques falando aos crentes de Corínto que seu ministério era motivado pelo temor ao Senhor e pelo amor de Cristo que o constrangia. Esse amor o inseriu numa nova criatura e que mudou completamente o seu entendimento a respeito de Cristo, das pessoas e do principalmente das coisas do mundo. Assim o Apóstolo ensina que aqueles que foram alcançados pelo amor de Jesus Cristo não vivem mais de forma egoísta, mas vivem para o Senhor (2 Coríntios 5:15). Eles não consideram mais ninguém do ponto de vista humano, mas do ponto de vista do amor de Cristo (2 Coríntios 5:16). O próprio Paulo outrora havia considerado Cristo do ponto de vista humano. Ele enxergava a Jesus Cristo como um impostor cuja mensagem deveria ser silenciada, mas antes de sua conversão Paulo dedicou seus esforços a perseguir os seguidores do Senhor Jesus.

Porém a história conta que foi unido ao Senhor Jesus Cristo pela fé e de como teve seu amor constrangido pelo seu amor sacrifical a Jesus. A contar desse momento, Paulo se tornou participante da nova criação, a viver em novidade de vida de modo que “as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17), conforme afirmado nesse versículo.

A mensagem que diz a frase: “as coisas velhas se passaram”, esta se referindo ao antigo modo de que os crentes tinham de enxergar ao Senhor Jesus Cristo e o mundo antes de sua conversão. Todas as coisas eram vistas sob a perspectiva humana, sob o entendimento de uma mente sem a presença do Espírito Santo, mesmo tendo bom conhecimento da Lei de Deus.

A história relata que antes da conversão, os crentes viviam de acordo com a sua natureza caída e pecaminosa. Cada um andava conforme a antiga criação que caiu em condenação por causa da desobediência de Adão. Mas estando em Cristo, os crentes fazem parte da nova criação formada pela obediência de Cristo e passaram a viver de acordo com o seu novo padrão de retidão. Agora as suas antigas crenças, motivações, planos, prioridades e valores são coisas que ficaram no passado. O centro de sua nova vida mudou e, portanto, agora ela passa a enxergar tudo de uma nova perspectiva de vida.

Assim como as coisas velhas já passaram, os crentes sinceramente podem dizer: “Eis que tudo se fez novo”. Isso quer dizer que quem olha para o Senhor Jesus de uma maneira diferente, passou a ter uma nova vida. A transformação que Cristo opera na vida do crente o transporta da velha realidade para a nova realidade; da antiga criação para a nova criação; das coisas passadas para as coisas novas. Ele passa a enxergar tudo de uma maneira diferente. Em primeiro lugar, ele passa a enxergar a Jesus como o Salvador de sua vida. Paulo não mais olhou para Cristo como um falso profeta, mas olhou para Cristo como seu Salvador e Senhor; Em segundo lugar, o crente que esta em Cristo olha para as pessoas ao seu redor de uma maneira diferente. Ele enxerga aqueles que não conhecem a Cristo como pessoas pecadoras que precisam de um Salvador; como ovelhas que precisam de um pastor. E como o amor de Jesus o constrange, o crente é impelido a proclamar esse amor aos outros. Ele também enxerga os demais cristãos como seus irmãos na fé que participam, juntamente com ele, da família de Deus.

Por fim, o crente que está em Jesus Cristo não vive mais para as coisas passageiras deste mundo, mas para as coisas da eternidade. O pecado não é mais algo que controla sua vida, pois ele possui os pensamentos de Jesus (1 Coríntios 2:16). As tentações fazem parte de sua realidade presente, mas fervorosamente ora a Deus para que não o deixe cair em tentação (Mateus 6:13). Assim esta vivendo a nova criação, de fato o crente pode dizer que as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo. Boa leitura a todos.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

As Lágrimas do Senhor!

AS LÁGRIMAS DE CRISTO JESUS! 

Nesta magnífica oportunidade vamos falar sobre as lágrimas do Senhor de Jesus Cristo. Agradecemos a Deus por mais uma grande vitória de Jesus em nossas vidas! É muito bom sentirmos a presença de Deus em nossas vidas, sabendo que Ele está sempre ao nosso lado nos amparando com as suas mãos divinas, mesmo quando nos sentimos sozinhos e perdidos o Senhor está conosco nos mostrando a direção para seguirmos pelo melhor caminho. Somos seres vitoriosos pelo simples fato de estarmos vivos, por ganharmos uma nova oportunidade todos os dias de conquistarmos algo novo e de procurarmos sermos melhores em todos os sentidos. Devemos ser gratos por todas as vitórias que já alcançamos em nossas vidas, desde as mais difíceis àquelas mais simples que conquistamos todos os dias. A cada vitória devemos nos sentir mais vivos, mais abençoados, mais amados e ainda, mais protegidos por Deus. A cada vitória temos mais certeza de que as próximas batalhas também serão vencidas, o medo já não mais será um obstáculo e por isso o nosso Deus nos deixará cada vez agradecidos. Nisso tudo seremos mais do que vencedores, pois vencer é preciso, vencer nos faz forte e nos faz nos sentirmos criaturas úteis e abençoadas pelo Criador. Venha vencer conosco, venha vencer em Jesus, venha para junto de JESUS: Em Romanos 8,37: Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.

Nas Escrituras Sagradas no Novo Testamento nos informa que Jesus chorou em três diferentes ocasiões. A primeira vez ele chorou junto ao túmulo do seu amigo Lázaro. Ele viu a dor das irmãs Marta e Maria. Ele refletiu sobre o salário do pecado e ele gemeu em seu espírito e chorou. Assim Jesus chorou em simpatia com o sofrimento familiar. Nós também podemos chorar quando vemos um parente ou um amigo morto,  E é por isso que Jesus também chorou. Nós podemos chorar no túmulo de todos aqueles a quem amamos, sem sermos culpados de incredulidade acerca da esperança da ressurreição, porque Jesus chorou e nos ensinou isso. "Onde o colocaram?", perguntou ele. "Vem e vê, Senhor", responderam eles. Jesus chorou. Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava!" (João 11, 34-36).

A Palavra de Deus narra em segundo lugar que Jesus chorou sobre a amada e impenitente cidade de Jerusalém. Assim Jesus demonstrou sua simpatia com os problemas nacionais. Ele sofreu com os problemas que adviriam aos seus compatriotas. Nós não deixamos de ser compatriotas quando nos tornamos cristãos. Jonas olhou para a cidade de Nínive e desejou que ela fosse destruída. Jesus chorou sobre Jerusalém, porque ela destruiu-se a si mesma. Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela 42e disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. 43Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, a rodearão e a cercarão de todos os lados. 44Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu a oportunidade que Deus concedeu" (Lucas 19,41-44).

Mas na terceira ocasião que o Senhor Jesus Cristo chorou está na Carta do Apóstolo  Paulo aos Hebreus em 5,7: “Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tento oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade”. O texto refere-se à agonia do Getsêmani, quando Jesus não apenas suou sangue, mas também orou com forte clamor e lágrimas. Jesus demonstrou um grande peso pela culpa humana. Isso nos ensina como deveríamos olhar para a situação das pessoas. Por outro lado, essas foram as lágrimas do nosso substituto.

Esta linda mensagem esta versando sobre os momentos de choro do Senhor Jesus Cristo sobre a linda cidade de Jerusalém. na concepção do Evangelista Lucas 19:41 relata-se que é mais do que chorar. Na palavra grega significa um choro com soluços e gemidos. o Senhor Jesus lamentou sobre a cidade. Ele sofreu uma profunda angústia, expressada por sinais de ais, gemidos e dor. Claro, não precisamos chorar para que o Senhor nos ouça. Mas, neste fragmento, fica transparente que Ele é sensível aos nossos “corações arrependidos”. Ele quer que nossas orações sejam uma expressão daquilo que somos em nossa profundidade, não superficialmente. Assim, a oração deve abranger todo o nosso ser e se alimentar de nossas emoções, permitindo que Deus penetre em todos os aspectos de nossas vidas.

 

 

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Uma Fé Inabalável!

 

FÉ INABALÁVEL!

Queridos leitores, parece que hoje em dia impera um determinado senso comum entre nós de que a fé e o conhecimento são coisas opostas. Se você tem conhecimento então não tem fé e se tem fé não tem o conhecimento. Mas para contrariar essa noção, uma afirmação muito contundente acerca da relação desses dois princípios, pode se fazer, porque aquele que tem fé ganha também o conhecimento. Pela Palavra de Deus vamos compreender o significado de tudo isso: “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Romanos 10,17). Significa que a fé é algo dado por Deus para a melhor compreensão de tudo que o criador tem dado ao homem. Mas o conhecimento como adquirir: “Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável” (Provérbios 24,3-4). Aqui há uma alusão de uma casa, na qual é ocupado os seus cômodos por móveis, na vida humana, somos casas espirituais que devemos ser preenchidas pela presença do Espírito Santo.

Vamos compreender o que é o conhecimento bíblico? “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1,17). Entendemos que é algo que evidencia quaisquer dúvidas ou desconfianças com relação àquilo que está se mostrando com tanta clareza. Porém, enquanto escrevemos este texto, com certeza ocorre uma enormidade de conhecimentos de palavras que estão sendo realmente escritas com conhecimento dos fatos. Mas o que concede a veracidade de que esses fatos estão de acordo, é simplesmente porque os tem relação de plena confiança e fé, pois é ensinamento bíblico.

Sabemos que a fé tem seus meios válidos de conhecimento que faz com que possamos interagir com o mundo de uma forma razoavelmente grande. Existem muitas pessoas no mundo com transtorno de fé chamado Transtorno Obsessivo-Compulsivo - TOC. Pois existem muitos graus de manifestação desse transtorno em muitas pessoas. Um exemplo, ficam lavando as mãos por horas, acreditando que elas estejam sujas. Também de lavar os olhos e as narinas para mostrar que ainda não estão limpas. Infelizmente é uma realidade na vida de muitas pessoas. Nesses casos existe uma condição para o alcance do conhecimento que não está sendo cumprida e que não tem nada em consonância com os meios de conhecimento envolvidos, pois o transtorno TOC descrito está funcionando perfeitamente bem.

Mas sem fé é possível obter muitas informações do que as palavras estão dizendo. Pois é possível se tornar um especialista em palestras, mas a fé e o conhecimento divinos que são os instrumentos de Deus para todo aquele que crê e que busca fazer a vontade de Deus na pregação do Evangelho do Reino dadas por Jesus, podem não estar presentes. Olha o que a Palavra de Deus esta nos ensinando: “Será que quem fez o ouvido não ouve? Será que quem formou o olho não vê? Aquele que disciplina as nações os deixará sem castigo? Não tem sabedoria aquele que dá ao homem conhecimento? O Senhor conhece os pensamentos do homem, e sabe como são fúteis” (Salmos 94,9-11).  O Senhor Jesus sabe quando estamos fazendo a Sua vontade e também quando fazemos somente a nossa. Essa é a realidade nua e crua que o Sr humano enfrenta quando esta se enganando e achando que engana a Deus.

Pois a definição do conhecimento se dá por causa da presença do Deus Todo Poderoso, sem Ele não existe qualquer possibilidade de conhecimento e nem de fé das coisas sagradas. Pois o conhecimento é dado por Deus ao homem, como um dos dons do Espírito Santo em 1ª Coríntios 12, assim como a fé inabalável. Conhecimento e fé pelo Espírito de Deus faz com que o homem tenha o conhecimento da verdade e da veracidade dos fatos narrados nas Escrituras Sagradas pelo Espírito de Deus.

Mas o que é uma fé inabalável? As Escrituras Sagradas dizem que não importa como Deus pode operar, e independentemente do tipo de ambiente em que esteja, tem que ser capaz de buscar a vida e de buscar a também a verdade, do conhecimento da Obra de Deus. De buscas um entendimento das Suas ações, porque há de ser capaz de agir de acordo com a verdade. Pois fazendo tudo isso é que a fé verdadeira demonstra que não perdeu de ter fé em Deus. Pois poderá ter a fé verdadeira em Deus se for capaz também de persistir em buscar a verdade por meio do refinamento da Palavra, com verdadeiro amor a Deus.