MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2021

O Preço da Cruz!

 O PREÇO DA CRUZ

 Nesta semana vamos falar sobre fatos bíblicos históricos e o preço que pagaram para chegar ao Evangelho dos dias atuais. Sabemos que os cristãos primitivos e os Apóstolos cruzaram com muitas culturas e muitos deuses, todos os deuses guerreiros como Júpiter, deus romano, Zeus, deus grego, Odim, deus dos escandinavos e assim muitos outros. Mas o Deus que morreu na cruz que não carregava armas, que não era guerreiro e nem tirânico, era uma nova mensagem que ainda não era conhecido. Nem mesmo os judeus entendiam isso, porque o que Jesus pregava era um escândalo, totalmente diferente do que praticavam em termos religiosos. O Apóstolo Paulo falou sobre isso: “Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (1 Co 1: 22- 23).  O mesmo Apóstolo escrevendo para os Filipenses em 2:5-1, ensinou sobre como andar caminho de Jesus: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus…”. Pensemos no preço eterno que pago por Deus Pai para nos redimir a humanidade e de como podemos participar da história da redenção do mundo.

Com Deus é um relacionamento perfeito e eterno, pois é a causa criada que deu origem a todas as coisas. Quando decidiu criar o universo do caos, as criaturas celestes e o homem foram criados à sua imagem e sua semelhança. Nós o nomeamos Deus e lhe demos muitos nomes bíblicos e não bíblicos nas mais diversas culturas religiosas para Este Ser tão perfeito em toda as coisas. Por todos nós, Jesus pagou um preço eterno para a salvação do homem.

Na cruz, na ressurreição e na ascensão o Senhor Jesus Cristo colocou ordem o caos porque condenou toda sorte de dominação humana e derrotou toda sorte de opressão satânica, como o ódio, a violência, a injustiça e a morte, Jesus levou sobre o madeiro. Jesus disse a seguinte frase: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Jesus estava dizendo que toda a violência sofrida, todos os ataques morais, físicos e espirituais sofridos não eram meramente humanos, pois tudo o que sofreu foi realizado pelas forças do inimigo e indução do inimigo através dos homens. Isso demonstra que o mal usa pessoas, locais e fatos para realizar seus intentos. Embora o sofrimento de Jesus fosse profético, o inimigo usou pessoas.

Jesus levou sobre si as nossas enfermidades e as do mundo inteiro de todas as épocas e de todos os lugares. Na ressurreição venceu o nosso pior inimigo que é a morte e colocou fim ao domínio do inimigo nos assegurando a vida eterna. Jesus na ascensão foi aclamado como Senhor dos senhores, nos dando o direito de chegarmos a Deus através de Sua vida. Ele disse: “Eu Sou o Caminho e a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. Com tais afirmações nos deu a liberdade de buscarmos o verdadeiro caminho da salvação que somente encontramos nEle.

Devemos ter mesmo sentimento que houve em Jesus Cristo (Fl 2:1-5).  Todos somos exortados a termos os mesmos sentimentos e os mesmos pensamentos que houve em Jesus Cristo. Sentimentos de humildade, pois devemos considerar os outros superiores a nós mesmos. Esses sentimos somente podemos ter através dos ensinamentos de Jesus. Doutra sorte, não teríamos tais sentimentos, pois o ser humano, teus os seus sentimentos carnais que nos levam ao distanciamento das coisas de Deus. Jesus pagou um preço caro para nos resgatar das trevas e nos colocar na Sua maravilhosa luz. Esta luz é a Sua Palavra e os seus ensinamentos que nos levam para o verdadeiro caminho da redenção. Paulo escrevendo a segundo Carta aos Coríntios disse: “Ora, aquele que esta em Cristo Jesus, nova criatura é, as coisas velhas se passaram eis que tudo se fez novo” (2ª Co 5,15). O desejo de Deus em Cristo Jesus é de que todos os homens venham a conhecer a Deus e viver debaixo de Sua Eterna graça e misericórdia

Por fim, a nossa missão esta explícita na Palavra de Deus que diz: Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós” (João 20,21). Esta é a missão evangelizadora do Senhor Jesus. Evangelizar humanizando e humanizar evangelizando. Somos chamados a lavar os pés dos outros. Paulo diz em Colossenses 1:24: “Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho que resta das aflições de Cristo, que é a igreja”. O que o Apóstolo diz é que tem o mesmo sentimento de Cristo, e isso é o resgate da ética. É a busca do supremo bem comum de todos os que nEle crerem. Deus vos abençoe! (a) João Amilton. 


terça-feira, 2 de março de 2021

A Galeria das Asas Quebradas!

 A GALERIA DAS ASAS QUEBRADAS

 Meus queridos leitores, vamos falar hoje sobre uma frase um tanto quanto inusitada, mas cheia de verdades e de perfeições que é a Palavra de DEUS. Homens vêm e homens vão, mas a Palavra e as Verdade de DEUS nunca mudarão, são imutáveis. Em São Mateus 24,35, encontramos a mensagem divina nos ensinando: Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Existe um ditado que diz: "Um pássaro com asa quebrada nunca mais voará tão alto”, afinal o que se pode esperar de um pássaro com a asa quebrada? Não é verdade? Com certeza não voará mais!

Na Bíblia Sagrada descobrimos quão “falso é tal provérbio!” Se fôssemos dar outro nome à PALAVRA DE DEUS, dentre os muitos, poderíamos chamá-la de "A GALERIA DAS ASAS QUEBRADAS". Pois nela encontramos homens que caíram, falharam, feriram e também foram feridos, mas em DEUS encontraram a segunda, a terceira e inúmeras outras chances, sendo levantados a alturas incalculáveis por Deus!

É bem verdade, não tem como negarmos! Verdadeiramente o nosso Deus é o Deus de ABRAÃO. Não somente do super-homem ABRAÃO, mas daquele ABRAÃO que fracassou mentindo e mesmo assim encontrou graça em DEUS para posteriormente ser chamado “Amigo de DEUS”. Isso não é um incentivo, nem uma desculpa para o pecado e para a mentira, mas para entendermos que a graça manifesta de DEUS que têm o poder de levantar o caído.

ELE é também o DEUS de JACÓ, o trapaceiro, candidato extremo a casos perdidos, mas mesmo com todo esse "currículo do mal", DEUS o elevou de tal modo que o seu velho nome não pôde mais se conter de tanta glória e de JACÓ, passou a ser chamado por ISRAEL. Somente DEUS pode fazer isso!

Também há outros inúmeros personagens das Santas Escrituras como JONAS, SARA, DAVI e SANSÃO, todos esses grandes que cometeram erros e pecados, também se tornaram em os grandes HERÓIS DA FÉ. Vejamos a Palavra de Deus: “Aqueles que guardarem as Palavras desta Profecia serão chamados de bem aventurados: "Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1,3). Todos esses um dia também tiveram as suas ASAS QUEBRADAS pelos deslizes, pelos tombos e pelos fracassos diante do ETERNO de ISRAEL. DEUS os encontrou e Restaurou as suas asas quebradas e os fez voar como nunca haviam voado antes, ou mesmo haviam imaginado a possibilidade de ser o que realmente DEUS os fez ser.

O grande Profeta MOISÉS que um dia esteve triste devido a seu fracasso como libertador, ouviu do SENHOR a palavra que lhe trouxe duas verdades acerca do DEUS VIVO que ele mesmo não conhecia:

1ª Verdade: DEUS é o DEUS dos Homens que Fracassaram.  Quando DEUS disse a MOISÉS que ELE era o DEUS de ABRAÃO, ISAQUE e JACÓ, aparentemente parecia estarem listando os nomes dos primeiros superstars da Bíblia, mas estava apenas relatando homens que haviam sido transformados por Seu poder. Na verdade o que DEUS estava dizendo para MOISÉS quando cita os patriarcas, é que ELE é DEUS de Homens que fracassaram e que são transformados por ELE, que foram restaurados para a glória de Seu nome. Todos eles tiveram as asas quebradas e fracassaram em algum momento de suas vidas. Esses homens como muitos de nós, deram de cara no lodo da vida, foram imperfeitos, mas subiram às alturas porque souberam confiar no DEUS que usa os homens, mesmo quando estes fracassam.

2ª Verdade: DEUS é o DEUS da segunda chance.  A rigor, todo homem fracassa, mais cedo ou mais tarde, o fracasso vem, isso é inevitável. Uns percebem isso logo, já outros mais tarde, porém mesmo homens de DEUS que um dia vieram a fracassar, também puderam e tiveram a segunda chance para galgar seus nomes na galeria dos grandes heróis da fé, tudo porque o nosso DEUS é o DEUS da segunda chance, o DEUS da segunda oportunidade. Este é o DEUS que disposto a reescrever a sua e a minha história. Muitos já tiveram a segunda chance e precisam continuar tendo infinitas oportunidades de se transformarem a cada dia em alguém melhor. Somente quando for alcançada a Graça do SENHOR, o que todos precisamos, então assim todo homem alcançará e conhecerá a GRAÇA de DEUS! Talvez hoje seja o dia de alguém conhecer essa graça. Saiba que DEUS pode transformar pessoas em apenas um segundo. Mas antes de pensar em desistir por causa dos momentâneos fracassos de sua vida ou da vida de alguém, pense nisso com todo o carinho: DEUS não desistiu de ninguém! A Bíblia não é o livro dos homens perfeitos, mas é o Livro dos homens restaurados pela graça e pelo SANGUE de JESUS. Por Pastora Vasti Ferreira. Adaptação Pastor João Amilton.