MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

 Religiões Pelo Mundo!

VIDA NOVA E A RELIGIÃO 

Todos os anos as mais diversificadas religiões e suas crenças começam o ano fazendo rituais de diversas formas. Interessante de tudo isso é que há uma diversidade de entendimentos relacionados à pessoa de DEUS. Nas mais diversas religiões com certeza há também vários tipos de adoração a seu deus. O que espanta é que todos dizem estar fazendo uma adoração a seu verdadeiro deus. Mas qual é o verdadeiro deus? E qual é a verdadeira adoração para se chegar a esse deus? Pois bem, vamos entender que nas religiões nunca haverá uma concordância única, até porque todos dizem estar certos e infelizmente, a religião tem sido o ópio da sociedade. Nela, países mergulham num lamaçal de morte e de sangue. Guerras são travadas pelo simples fato de defenderem suas teses religiosas.

Na história da humanidade aprendemos que as religiões levaram a guerras sangrentas e de milhares de pessoas à morte, como a seguir veremos:

- As Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, com o objetivo de reconquistar a Terra Santa dos invasores muçulmanos e o Império Bizantino.

 As Guerras Religiosas Francesas, durante o século 16 entre os católicos e os protestantes huguenotes.

- A Guerra dos Trinta Anos, mais uma guerra entre católicos e protestantes durante o século 17 no território que é hoje a atual Alemanha.

- O Conflito da Irlanda do Norte, entre católicos e protestantes nos anos 70 e 80.
- No Islã, vemos o conceito de jihad, ou "guerra santa", pois a palavra jihad significa, literalmente, "luta".

- Os ataques pelo Talibã de 11 de setembro 2001 nos Estados Unidos foram vistos como uma jihad, uma luta contra o "Grande Satã" América aos olhos de radicais muçulmanos.

- Duas grandes guerras mundiais, que nada tinham a ver com a religião, o Holocausto judeu e as revoluções comunistas na Rússia, China, Sudeste da Ásia e Cuba, foram responsáveis por cerca de 50 a70 milhões de mortes (alguns estimam bem perto de 100 milhões). A única coisa que esses conflitos e genocídios têm em comum é o fato de que eram de natureza ideológica e não religiosa, mas os judeus foram alvos principais na maioria delas.

A religião e ideologia são as duas causas secundárias para a guerra, porém a principal causa para toda guerra é o pecado. Considere as seguintes passagens: “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:1-3). Continuando baseado na Palavra de Deus, vemos a seguinte argumentação bíblica: “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:19). Pois no coração do homem sempre haverá ambição e desculpas para uma vida nova, não importando que vidas sejam sacrificadas pelo egoísmo do homem: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

Mas como poderemos viver uma vida nova em Cristo Jesus se não deixarmos a religiosidade de lado e passarmos a viver pela orientação da Palavra do Criador e a de Salvação pele Filho de Deus, Jesus Cristo. Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gênesis 6:5). Nesta passagem de Gênesis podemos ver que a maldade e o espírito da desobediência estavam no homem desde o principio da criação e não é diferente nos dias atuais. Vamos ver as principais correntes religiosas a nível mundial:

- Cristianismo: possui aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos no mundo - essas pessoas são consideradas cristãs, que advém de Jesus Cristo. É a religião é monoteísta que adora um único Deus. Dentro do cristianismo ocorrem divisões, formando ramificações denominadas como o Catolicismo, que representa as pessoas que seguem a Igreja Católica Apostólica Romana, cuja autoridade máxima o papa. Os Ortodoxos, que é uma religião cristã oriunda de uma separação que aconteceu na Igreja Católica Romana no século XI e que se dispersou no oriente. As principais igrejas são a Católica Ortodoxa e Ortodoxa Russa. Os Protestantes: emergiu a partir de divergências de opiniões dentro da Igreja Católica no século XVI e daí o surgimento de ramificações ligadas à Reforma Protestante de Martinho Lutero.


- O Islamismo: é uma religião monoteísta que surgiu no século VII, foi criado por Maomé, seu principal líder, cujo livro sagrado é o Corão.


- O Budismo: é uma religião criada por Buda, um príncipe chamado Sidarta Gautama, que surgiu na Índia, no século VI a.C.

- O Hinduísmo é uma religião praticada fundamentalmente na Ásia, possui um conjunto de preceitos, doutrinas religiosas baseadas nas escrituras sagradas do Vedas.


- O Judaísmo que teve início na Palestina, ainda no século XVII a.C. É uma religião monoteísta, seu patriarca é Abraão. Atualmente são aproximadamente 14 milhões de seguidores no mundo e daí descende o Cristianismo.


Essas as cinco grandes religiões a nível mundial, segundo a historiologia teológica, englobam todas as outras seitas disseminadas pelo mundo. Vejam que aqui não estamos falando de denominações evangélicas. Segundo os estudos religiosos a nível mundial, o Catolicismo e o Protestantismo estão globalizados dentro do Cristianismo que é a maior religião entre todas. 


Boa semana e feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que venham a engrandecer o Reino de Deus, para o qual sou um pequeno obreiro, semeador da Palavra de Deus, que recebeu o chamado dAquele que fez, conhece e sabe todas as coisas, Jesus de Nazaré, o nosso Senhor e Salvador! Deixe aqui, seu brilhante comentário!