MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

sábado, 18 de agosto de 2018

O Libertador dos Hebreus!


MOISÉS O LIBERTADOR

“O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acam­pamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda” (Êxodo 33,11).

Quando o Libertador de Israel retornou de Midiã, voltou com a missão de tirar o povo da escravidão. Muitos hebreus não compreenderam e achavam que a libertação jamais iria acontecer. Enquanto uns se enchiam de fé e de esperança, outras desanimados e acostumados à escravidão, sem esperança continuavam como seus ancestrais que nasceram e morreram escravos.

Quando o Libertador retornou para junto de sua família hebreia, os encheu de alegria, pois lhes revelou o propósito de Deus e que era a hora de começar as tratativas de libertação do povo hebreu das mãos de faraó RAMSÉS. Deus não somente comissionou a MOISÉS como também seu irmão ARÃO. ANRÃO pai de MOISÉS, foi um homem cheio de fé e esperança mas foi mais um que nasceu e morreu na terra do cativeiro, porém sempre teve a certeza da libertação de seu povo. Também JOQUEBEDE, mãe de MOISÉS, que ao longo de sua vida sempre demonstrou esperança e fé de que um dia seu povo seria liberto da escravidão. JOQUEBEDE foi uma mulher exemplar em todos os aspectos, pois nunca perdeu a fé de que seu povo seria libertado do Egito pelo Poder e providencia de DEUS. Quando colocou MOISÉS ainda bebê num cesto de junco nas águas do Rio Nilo para que não fosse assassinado, assim como os demais bebes menores de dois anos de idade que foram mortos a espada e afogados no Rio Nilo por ordem do faraó ZETH, o qual havia decretado a morte do meninos devido ao crescimento do povo hebreu ser maior do que o dos egípcios, nunca perdeu sua fé. Podemos entender a mão de DEUS cuidando da vida de MOISÉS que foi liberto da morte, sendo achado pela princesa HENUTMIRE nas águas do Nilo.

MOISÉS foi criado como um príncipe juntamente com RAMSÉS e NEFERTARI, que se tornou Rainha e esposa de RAMSÉS. DEUS usou pessoas e os preparou para a libertação de Seu povo. MIRIÃ foi uma personagem importantíssima na preparação do povo para a libertação. Sendo irmã mais velha de ARÃO e MOISÉS, também foi fundamental na condução e orientação do povo do cativeiro ao deserto. 

DEUS depois de ter usado MOISÉS para as negociações com faraó RAMSÉS para libertação de Seu povo, os libertou e os fez passar pela abertura das águas do Mar Vermelho e não os deixou perecer de sede e fome no deserto durante os 40 anos de peregrinação até entrar na terra prometida, a Terra de Canaã. MOISÉS não foi somente o Libertador dos hebreus, como também o grande legislador orientado pessoalmente pelo CRIADOR sobre todas as normas, leis e mandamentos que a Toráh assim nos instrui até os dias atuais.

Falar de MOISÉS, também nos faz lembrar do homem que foi seu sucessor e preparado por DEUS, JOSUÉ, filho de NUM, o qual aprendeu com seu mestre todos os preceitos da obediência a DEUS e conduziu o povo até a terra prometida.

Muitos cristãos ignoram a importância da Toráh e de seus mandamentos, não sabendo discernir que a Toráh é a própria Palavra de Deus. MOISÉS não somente escreveu, como também ensinou o povo a colocar em prática e a obedecer aos preceitos de DEUS através da Toráh. A Toráh não é simplesmente a Lei de DEUS, mas é a base de toda a nossa fé. Pois não podemos ignorar que JESUS CRISTO é um descendente hebreu da Tribo de JUDÁ, e que nunca deixou de ser um hebreu, pois cumpriu a risca todos os preceitos e ensinamentos dados pela Toráh (Pastor JOÃO AMILTON).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que venham a engrandecer o Reino de Deus, para o qual sou um pequeno obreiro, semeador da Palavra de Deus, que recebeu o chamado dAquele que fez, conhece e sabe todas as coisas, Jesus de Nazaré, o nosso Senhor e Salvador! Deixe aqui, seu brilhante comentário!