MATÉRIAS PUBLICADAS

Páginas

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Dinheiro é Bom!

 DEUS E O DINHEIRO! 

Meus queridos irmãos, vamos falar de um assunto importante que todo o cristão deveria compreender, de como lidar com o dinheiro. Não é difícil pensar que, se gerenciarmos bem o nosso dinheiro, de acordo com a liderança de Cristo, encontraremos bênção e paz, pois sentiremos satisfação em saber que estamos fazendo Sua vontade. Mas caso não tivermos a sabedoria dEle para lidarmos com o dinheiro, poderemos ter uma experiência não tão prazerosa. É possível acabarmos em dificuldades financeiras e em situações bem desconfortáveis. Poderemos acabar envergonhados e até falidos. Há a possibilidade de achar-nos sem as coisas que queremos ou que precisamos. Se desejamos viver longe dessas situações desagradáveis e próximos das bênçãos de Deus, precisamos entender como Ele quer que gerenciemos nossas finanças. Talvez o fato básico e mais importante que precisamos entender é quando recebemos a vida de Deus através de Jesus Cristo, uma mudança radical toma lugar em nossas vidas. Ainda que muitos não compreendam isso, ocorre em nós uma alteração dramática e verdadeira. Essa mudança consiste em não pertencermos mais a nós mesmos. Não somos mais nossos próprios senhores. A Bíblia nos ensina que fomos comprados por um preço. Vejamos que alguém nos comprou! Assim nos tornaremos servos deste, mas consequentemente, não devemos mais comandar as nossas próprias vidas e sim Cristo.

Mas antes de abrirmos nossas vidas para Deus, anteriormente pertencíamos a nós mesmos. Éramos livres para fazermos o que queríamos com nosso tempo e com nosso dinheiro. Mas agora não nos pertencemos a nós mesmo e sim a Deus. Em 1ª Coríntios, diz: “Vocês não são mais senhores de si mesmos porque vocês foram comprados por um alto preço...” e ainda, “Vocês foram comprados por um preço.” (1ª Coríntios 6,19-20 e 2,23). O mais alto preço não foi pago por nós e sim o Deus do universo sacrificou a vida de Seu próprio Filho para pagar o preço para nos comprar e resgatar de todas as nossas dívidas e pecados. Mas é exatamente nessa parte que muitos cristãos erram. Muito provavelmente, sem esse entendimento não compreendem a dimensão do amor de Cristo. Talvez tenham ido a Cristo por causa de alguma necessidade pessoal ou tiveram um vislumbre dEle. Mesmo que tais coisas sejam boas, a maioria não entende que ir ao encontro de Jesus significa abrir mão de seus direitos, seus próprios rumos, seus sonhos e até mesmo, suas próprias vidas. No entanto, se quisermos ter sucesso na nossa caminhada cristã e completo conhecimento de Cristo, é necessário conhecer melhor a Sua Palavra e Ensinamentos. Depois de decidirmos sobre quem comandará nossas vidas, facilmente veremos as Suas bênçãos sobre nossas finanças. Sem essa decisão tomada, é impossível acharmos contentamento e paz, financeiramente falando.

Porém quando decidimos ter Jesus como nosso Mestre, precisamos entender que o nosso dinheiro já não é mais nosso, mas também pertence a Deus, porque Ele dirige as nossas vidas. Assim não temos mais o direito de decidir o que fazer com ele, mas todos deveriam consultar a Deus quando de qualquer negócio. Isso se chama direção de Deus. Dirigido por Deus não vamos errar. A verdade é que a maior parte das dificuldades financeiras que os cristãos se encontram é o resultado de suas desobediências e agirem independentemente de Jesus. Coloque o Senhor em tudo e Ele fará o que deseja o teu coração (Salmos 37,4).

Frequentemente poderemos ter ideias brilhantes. Poderemos ter planos para vivermos da maneira que melhor queremos, também de como fazermos com o nosso dinheiro, de como investirmos da forma parta nos deixar mais ricos, mas como iremos fazer alguma obra maravilhosa sem a presença de Deus. Com a mesma frequência, parece que Deus não consegue entender essas coisas tão bem como nós entendemos. Ele parece que não consegue enxergar o quanto nossos planos e ideias são fantásticos. Ele aparenta não entender quanto sucesso poderia ter ou quanto dinheiro poderíamos ganhar se simplesmente tomássemos algumas medidas com o dinheiro que temos em mãos ou, até mesmo, com dinheiro de empréstimos. Mas Deus deixa isso acontecer. Porque Ele nos deu o direito da livre escolha. É impressionante quantos irmãos e irmãs sofrem com dificuldades financeiras, ano após ano cometendo os mesmos erros de novo e de novo. Confiam no próprio discernimento e habilidade. Parece que eles têm total certeza que, mais cedo ou mais tarde, encontrarão seu pote de ouro. É claro que, de longe, fica evidente que isso nunca dará certo! Deus não permitirá que isso ocorra. Enquanto Seus filhos estiverem agindo de maneira independente Dele em suas finanças, Ele permitirá que falhem. Ele faz assim para o nosso próprio bem. Seja dependente de Deus e Ele lhe abençoará e direcionará a sua vida em todos os teus caminhos. Mas a Palavra de Deus nos ensina que “não dever nada a ninguém, a não ser o amor” (Rm 13,8), Esta passagem não deve ser lida que o amor é a melhor dívida que devemos ter com nossos irmãos. 

Amém! 

Boa leitura.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Preocupações Ministeriais!

PREOCUPAÇÕES PASTORAIS

Todos os dias nos deparamos com diversos desafios, lutas, tristezas e alegrias que nos impulsionam a enfrentar as diferentes realidades no dia a dia na vida de um Pastor. Nesta vida cheia de diferentes situações, nos deparamos com momentos em que agimos como um psicólogo ouvindo, analisando e ajudando pessoas a se encontrarem consigo mesmas ou dando melhor compreensão do momento ou situações que está vivenciando. O Pastor também age como conselheiro familiar ouvindo problemas de relacionamentos de casais, país e filhos, sempre dentro da direção de Deus e na óptica da luz das Santas Escrituras. Com isso, os ouvintes relatam as suas angustias, frustrações, diferenças e no final acabam melhor se compreendendo e voltando suas vidas para uma nova fase, a da compreensão mútua e de um melhor relacionamento familiar.

O ministro da Palavra de Deus também age de conselheiro financeiro. Nestas situações, nada melhor como em todas as demais, é levar sempre na presença do SENHOR o qual dará a direção e a melhor compreensão naquilo que se desejar fazer ou investir. Não que o Pastor seja especialista nessas áreas, mas tem a noção e a direção de Deus para um melhor aconselhamento.

Mas há aquelas situações em que o Pastor é alvo das indiferenças, dos desrespeitos, das traições, intrigas e contendas. Quando isso ocorre, os interlocutores da desgraça causam um estrago enorme e isso atinge a moral, a saúde, a família e as relações pessoais de um ministro. Isso ocorrendo, os que estão do lado de fora, infelizmente dão créditos às fofocas, opiniões, muitas vezes contribuindo para o descrédito pastoral, na maioria das vezes sem o conhecimento da causa ou causas ocorridas.

Nessas circunstâncias o Pastor sempre sai perdendo, primeiro por não saber a proporção da maldade e também por não querer retribuir a infância na mesma moeda. Nestas situações, o melhor é ficar somente na oração e sozinho com Deus. Por causa disso, muitos pastores tiveram seus casamentos destruídos, famílias despedaçadas e o que fez com que alguns desistissem de seus ministérios. Além de tudo isso, alguns cometeram suicídio por causa da vergonha, da profunda tristeza e da completa solidão. Pois quando um Pastor é vítima de acusações, intrigas, divisões ou facções, geralmente ficam sozinhos, sem amigos, na maioria das vezes abandonado por aqueles que um dia depositou confiança, investiu em seus ministérios e ajudou-os de forma consistente.

Ademais, além dos problemas da caserna, seus líderes também o abandonam. Numa grande parte creio que sim. Pois pastores são alvos de críticas, calúnias, difamações dentro seus próprios ministérios. E para piorar, muitos companheiros de ministérios estão na fila da queda para ocuparem os seus lugares. Isso é uma realidade incontestável. Iniciar um ministério, um trabalho e dar crescimento ao mesmo, são uma tarefa árdua, principalmente quando não se tem apoio logístico, financeiro e de suas lideranças. Pois começar tudo do nada existente é uma tarefa que não é para qualquer um. Muitos começam seus ministros da fase "zero". Outros são herdeiros da coisa pronta. Essa é uma oportunidade que muitos recebem, mas não sabem administrar. Já outros são hábeis e o crescimento é inevitável, pois Deus está no negócio. Sabemos que quando Deus opera ninguém pode impedir, pois o crescimento e o amadurecimento da igreja é uma Obra dos céus, porque tudo que se faz dará sempre certo.

O que um Pastor precisa entender é que a Obra é do SENHOR JESUS, do Eterno Elohim de Israel movida por Seu Espírito Santo. Muitos líderes ainda não entenderam que a igreja não é de sua propriedade e sim do SENHOR JESUS. No meio pastoral brasileiro, vamos falar dos brasileiros, dos nossos e não nos de fora, há com absoluta certeza diferenças enormes na condução de seus ministros eclesiásticos e diferentes doutrinas ou maneiras doutrinarias de conduzir as suas Igrejas. Falo de ministérios e ministérios dentro de ministérios. E também de igrejas dentro das próprias Igrejas. Cada um conduz seus rebanhos com a visão que Deus lhes deu.

 A vida de um Pastor, seja líder de um departamento, de uma pequena congregação ou de uma grande igreja, ou mesmo de um ministério, não é tarefa fácil, pois os problemas não mudam mas tomam forma de acordo com o crescimento que está se vivenciando. Nesse interim, cada situação ou situações tem as suas características, mas em todas há de se entender que somente Deus pode dar a melhor e a mais correta resolução para cada situação.

Meus queridos, se você leu todo esse texto e compreendeu as argumentações de cada situação em que um Pastor vivência no dia a dia de seu ministério, levando em conta de que tudo que se referencia, não quer dizer que seja a opinião de todos os pastores, mas de muitos. Nos últimos tempos muitos líderes vivem uma vida de incertezas e de muitas preocupações, principalmente na área das finanças, pois as despesas corriqueiras e esporádicas levam às constantes preocupações e consequentemente, às orações ao Senhor JESUS para as soluções dos problemas, que em muitos casos, a membrasia esquece de que o problema não é do Pastor e sim de todos os membros, pois a igreja é de todos. 

Reflexão de ministro. Amém! Boa leitura.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Pra Martha Valéria

FELIZ ANIVERSÁRIO 🎂


No dia 08 de julho a Pastora Martha Valéria completou mais um ano de vida e foi comemorado com familiares e irmãos no Restaurante Chapão da Palmeira, com um delicioso jantar.
Agradecemos a todos os que compareceram e a Deus pela vida de nossa pastora, que tem sido uma mulher forte e um exemplo para todos nós.
Feliz aniversário e muitas felicidades e muitos anos de vida com muita saúde e paz e prosperidade. 
Lhe desejamos um feliz aniversário e as mais ricas bençãos de Deus. Parabéns!

Feliz Aniversário 🎂🎉🎂